Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS IMPLICAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR: ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Autor(es):
FAVACHO, ALCIANE SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo analisar as implicações do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na atuação do professor no Estado do Amapá, a partir da experiência do percurso formativo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); O programa PARFOR é uma adesão de extrema importância para o Estado do Amapá, oportunizou as graduações em nível superior aos professores em exercício das escolas da rede pública das áreas urbanas e do interior em consonância com as exigências previstas pela LDB 9394/96; Entretanto, a execução do Programa no Amapá possibilitou a compreensão dessa formação como relevância educacional, social, política e econômica pelo reconhecimento e a valorização do educador, tendo uma categoria de professores qualificados com a aquisição de conhecimentos teóricos e científicos; Trata-se como procedimento técnico de pesquisa um estudo de caso na universidade Federal do Amapá; Optou-se por trabalhar com fonte de dados as análises documentais e entrevistas semiestruturadas, sendo alvo os sujeitos coordenadores do PARFOR da UNIFAP, docentes do programa, diretores e coordenadores pedagógicos e professores egressos; As análises do estudo refere-se a realidade das implicações da formação pelo programa nas escolas da rede pública de Macapá entre o período de novembro de 2009 até o segundo semestre de 2016. O trabalho discorre nos estudos sobre as políticas educacionais e o ensino superior no Brasil. Faz-se uma análise do aporte teórico da trajetória das reformas educacionais e os conceitos das políticas e o seu papel fundamental em programas específicos e pontuais, com ênfase nos principais programas educacionais pelas gestões de FHC e LULA. Também analisa a questão da Política de Formação de Professores no Brasil: Origem e trajetória nas últimas décadas de 1990 e 2000 aborda os processos de mudanças nas reformas educativas no sistema educacional brasileiro; Aponta as percepções do Programa de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR, os aspectos principais das transformações evolutiva no sistema educacional pela política de formação docente no país. Na perspectiva dos resultados, sobre as implicações do PARFOR no processo de formação inicial e continuada nas escolas da rede pública na cidade de Macapá refere-se às análises das vozes dos sujeitos no percurso de formação do programa PARFOR. Palavras-chave: Educação Básica. PARFOR (Política de formação). Formação docente.

Abstract:
It is a study that has the objective to analyze the implications of the National Program of Teacher’s Formation (PARFOR) in the teacher's performance stablished in the State of Amapá. The Federal University of Amapá (UNIFAP), since the adhesion, it implements groups in the extent of PARFOR offering courses in Higher Education for teachers who work in the stages of the education in the State. It is an emergent action program for the teachers’ formation in higher education, who are working in public schools. It is a qualitative format research, using a case study concerning to the experience of the Federal University of Amapá with the offer and submission of the courses. Documental data and with semistructured interviews were used, with the general coordinator of PARFOR at UNIFAP, the Coordinator of PARFOR of the Course of Pedagogy, four academic professors, three directors and three pedagogical coordinators and ten former students of the program. The first chapter called the studies on the education Policies and the higher education in Brazil is an analysis of the theoretical contribution of the path of the government reforms of the punctual educational programs during the governments of FHC and Lula, the implications specify in those education policies in the country. The second chapter entitled Policies of Teachers’ Formation in Brazil: Origin and route with emphasis in the last decades between 1990 and 2000, this enabled to understand the investment gap by the state in the education field intending to the academic and scientific formation of the teacher. The third chapter discusses the Teachers’ Formation Program of the Basic Education -PARFOR, in the aspects of the evolutionary transformations in the education system for the policies of educational formation in the country, in the historical context of the teachers' continuous formation in Brazil. The fourth chapter, on the impacts of PARFOR in the process of continuous formation in the public schools in the city of Macapá, it analyses the actors’ voices during the formation course from the PARFOR program, on the national policies for the formation of the Teaching Professionals of the primary and secondary education. Keywords: Basic education. PARFOR (Training policy). Teacher training.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FAVACHO, ALCIANE SANTOS. AS IMPLICAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR: ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1