Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NO ÂMBITO DO PROGRAMA INCLUIR: A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Autor(es):
ALMEIDA, MYRYAN SYLVIA SOUSA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto do Programa de Acessibilidade para permanência de estudantes com deficiência na Universidade Federal do Amapá. Os dados do estudo foram obtidos através de pesquisa bibliográfica, como ainda pela aplicação de questionário virtual com estudantes com deficiência de cursos de graduação e entrevista semiestruturada realizada com servidoras que trabalharam no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI. O tema foi discutido com base no método qualitativo e quantitativo, com transcrição das entrevistas e organizados os dados em gráficos estatísticas e frequências relativas em relação às respostas. O resultado evidenciou as ações, projetos e serviços da política de acessibilidade. A satisfação dos estudantes com deficiência em relação ao Programa Incluir e para sua permanência na universidade e também apresentou os indicadores da política de acessibilidade do período de 2008 a 2017, como os indicadores de impacto, meta, processo, beneficiário, atendimento e acessibilidade institucional. A permanência dos estudantes com deficiência na educação superior não depende apenas do trabalho realizado pela equipe do NAI. Mas também do planejamento anual e acesso a recurso financeiro do governo federal para ampliação dos serviços, projetos e ações da política de acessibilidade na educação superior e colaboração e apoio dos diferentes atores sociais, o que envolve os gestores, professores, técnicos e estudantes universitários.
Palavras-chave: Educação Superior. Política de Acessibilidade. Programa Incluir. Permanência.

Abstract:
The aim of this research was to analyze the impact of the Accessibility Program for students with disabilities at the Federal University of Amapá. Data collected through bibliographic research, application of a virtual questionnaire with students with disabilities, and semi structured interviews conducted with servants who worked at the Nucleus for Accessibility and Inclusion. Subject was discussed based on the qualitative and quantitative method, with transcription of the interviews and organized the data in statistical graphs and relative frequencies in relation to the answers. Result evidenced by actions, projects, and services of the accessibility policy. The satisfaction of disabilities students about Include Program, and for your permanence at university, and it also presents accessibility policy indicators from 2008 to 2017, as the indicators of impact, goal, process, beneficiary, attendance and institutional accessibility. The permanence of students with disabilities in higher education does not depend only on the work done by the Nucleus for Accessibility and Inclusion team. However, also of the annual planning and access to financial resources of the federal government to expand the services, projects, and actions of accessibility policy in higher education and collaboration and support of different social actors, which involves managers, professors, technicians, and university students.
Keywords: Higher Education. Accessibility Policy. Include Program. Permanency.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ALMEIDA, MYRYAN SYLVIA SOUSA DE. POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NO ÂMBITO DO PROGRAMA INCLUIR: A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1