Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O CASO DA ESCOLA REGULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL INCLUSIVA HILDEMAR MAIA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ

Autor(es):
SILVA, NELCIRA COSTA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esse estudo teve como escopo pesquisar como estão estruturadas e como estão funcionando as políticas municipais de inclusão de alunos com deficiência intelectual na Escola Regular de Ensino Fundamental Inclusiva Hildemar Maia, no municipio de Macapá. E como objetivos específicos norteadores dos capítulos da dissertação têm-se: identificar as políticas de inclusão para os alunos com deficiência intelectual; investigar qual a conjuntura que se deu a implementação da política de inclusão no município de Macapá, assim como a forma de elaboração das políticas de atendimento voltadas para os alunos com deficiência intelectual; averiguar a execução das políticas públicas para alunos com deficiência intelectual na cidade de Macapá; verificar os procedimentos estabelecidos na Escola, referentes à forma de identificação do aluno com D.I, qual o perfil do profissional que faz diagnóstico e qual a formação dos responsáveis pelo AEE. Utilizou-se no estudo algumas categorias de análise, como: políticas públicas, educação inclusiva, Deficiente intelectual que orientaram a compreensão da composição das políticas públicas do município de Macapá. O problema levantado para este trabalho consistiu em investigar como estão estruturadas e como estão funcionando as políticas municipais de inclusão de alunos com deficiência intelectual na Escola Regular de ensino fundamental inclusiva Hildemar Maia no municipio de Macapá? O marco temporal escolhido foi a partir da década de 90, momento de debate da educação inclusiva no contexto do documento das Nações Unidas denominado de Declaração de Salamanca. Foram realizadas entrevistas com 05 cinco professoras da Escola regular de ensino fundamental inclusiva Hildemar Maia no município de Macapá, uma (1) coordenadora pedagógica e também foram realizadas observações na sala de aula da professora do ensino fundamental, bem como entrevista com o gestor da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação- SEMED. As entrevistas e a observação foram realizadas com base nos conceitos apresentados pela fundamentação teórica por meio da coleta de informações com o aporte teórico dos seguintes autores Sassaki(1997), Ferreira & Glat (2003), Mantoan(2008), Mazzotta(1999), Perrenoud (1999), Saviani ( 1985), Secchi (2016) dentre outros referentes ao tema proposto. Os resultados demonstraram que as professoras interagem continuamente uma com a outra verificando a preocupação em compreender a importância de práticas pedagógicas acessíveis para a inclusão qualitativa dos alunos com deficiência intelectual, mas as políticas estabelecidas pela Diretriz Municipal de Educação Especial não se efetivam em sua integralidade, principalmente nas questões relativas à estrutura física e a formação de professores por tipologia das deficiências.
Palavras-chave: Deficiência intelectual. Políticas públicas educacionais. Ensino Fundamental.

Abstract:
The purpose of this study was to investigate how the municipal policies for the inclusion of students with intellectual disabilities in the Hildemar Maia regular primary school in the municipality of Macapá are structured and are working. And specific objectives for the chapters of the dissertation include: identifying inclusion policies for students with intellectual disabilities; to investigate the conjuncture of the implementation of the inclusion policy in the municipality of Macapá, as well as the way of elaborating the policies of assistance for students with intellectual disabilities; to verify the execution of public policies for students with intellectual disabilities in the city of Macapá; verify the procedures established in the School, regarding the form of identification of the student with D.I, what the profile of the professional that makes diagnosis and the training of those responsible for the ESA. It was used in the study some categories of analysis as: public policies, inclusive education, intellectual deficiency that guided the understanding of the composition of the public policies of the municipality of Macapá. The problem raised for this work was to investigate how are the municipal policies of inclusion of students with intellectual disabilities in the Hildemar Maia regular elementary school in the municipality of Macapá? The chosen time frame was from the 1990s, a time for debate on inclusive education in the context of the United Nations document known as the Declaration of Salamanca. Interviews were carried out with 05 five teachers from the Hildemar Maia regular school in the municipality of Macapá, one (1) pedagogical coordinator and also observations were made in the classroom of the elementary school teacher, as well as interviews with the Division manager of Special Education of the Municipal Department of Education – SEMED. The interviews and observation were based on the concepts presented by the theoretical foundation through the collection of information with the theoretical support of the following authors Sassaki (1997), Ferreira & Glat (2003), Mantoan (2008), Mazzotta (1999), Perrenoud 1999), Saviani (1985), Secchi (2016) and others related to the proposed theme .The results showed that the teachers interact continuously with each other, expressing the concern to understand the importance of accessible pedagogical practices for the qualitative inclusion of students with intellectual disabilities, but the policies established by the Municipal Education Special Directive are not effective in their entirety, mainly in the questions related to the physical structure and the formation of teachers by typology of the deficiencies.
Keywords: Intellectual disability. Public education policies. Elementary education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, NELCIRA COSTA DA. POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O CASO DA ESCOLA REGULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL INCLUSIVA HILDEMAR MAIA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1