Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA ATRAVÉS DA EAD

Autor(es):
LIMA, JULIANA ANDRÉ

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
O presente trabalho propõe-se a analisar as contribuições pedagógicas de professores da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, os quais estão em formação continuada através da EaD. Busca-se perceber a maneira pela qual a Formação Continuada se faz presente na vida desses educadores e as mudanças de paradigmas dessa profissão diante da exigência da sociedade atual. Este é um fator preponderante na atualidade, tendo em vista a necessidade de o professor perceber que a sua prática docente deve estar em constante processo de aperfeiçoamento. Os cursos ofertados através da Educação a Distância tornaram-se uma forte ferramenta de possibilidade para essa capacitação. Esse olhar direcionado é percebido por diversos autores, dentre eles, Maria Elizabeth Bianconcini Almeida, a qual frisa a necessidade da formação docente on-line para que se possa ter condições de dominar as ferramentas tecnológicas as quais devem ser implementadas em sua prática profissional. Nessa perspectiva, e tendo em vista a consolidação da tecnologia no âmbito social, a escola não pode se desvincular, pois os jovens cada vez mais se veem imersos em aparatos que buscam uma ressignificação do ambiente escolar. Para essa quebra de paradigmas, faz-se necessária a análise de educadores que estão cotidianamente em contatos com esses jovens e incentivando-os na busca pelo conhecimento.
Palavras-chave: Contribuições pedagógicas. Educação a Distância. Formação continuada.

Abstract:
This paper proposes to examine the pedagogical contributions of teachers of the State School of Professional Education Maria Cavalcante Costa, who are in continuing education through distance education. Seeks to understand the way the Continuing Education is present in the lives of educators and the profession paradigm shifts on the demand of the present society. This is a major factor today, given the need for the teacher to realize that their teaching practice must be constantly improving process. The courses offered through Distance Education became a strong possibility of this training tool. This focus is perceived by many authors, including Mary Elizabeth Bianconcini Almeida, which stresses the need for online teacher training so that we can be able to master the technological tools which should be implemented in their professional practice. With this in mind and with a view to consolidation of technology in the social sphere, the school cannot untie, as young people increasingly find themselves immersed in devices seeking a redefinition of the school environment. For this shift in paradigm, it is necessary to analyze educators who are in daily contact with these young people and encouraging them in the quest for knowledge.
Keywords: Contributions pedagogical. Distance Education. Continuing Education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
LIMA, JULIANA ANDRÉ. CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA ATRAVÉS DA EAD. 2015. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1