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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIAÇÕES EXTERNAS: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autor(es):
PINHEIRO, KÁTIA LAENE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O texto que aqui apresentamos constitui nosso trabalho de conclusão de curso - TCC intitulado: “Avaliações Externas: reflexões sobre o uso dos resultados nas práticas pedagógicas”. Discute as avaliações externas e como elas têm influenciado nas atividades pedagógicas no ensino médio da instituição de ensino X, escola de ensino integral técnico e médio, localizada na cidade de Pereiro - Ceará. A escola durante 03 (três) anos consecutivos apresentou os melhores resultados e aprovações em vestibulares em toda a região de Jaguaribe, sob jurisdição da CREDE 11. São fundamentais para este estudo, as avaliações externas: ENEM, SPAECE, Prova Brasil, bem como os vestibulares e olímpiadas. Dada à relevância que as avaliações externas vêm apresentando nas últimas décadas no Brasil, sua crescente importância para o cotidiano da escola e como elas têm gerado mudanças nas propostas e estudos de cunho pedagógico e administrativo na escola, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as repercussões das avaliações externas no processo de ensino aprendizagem do ensino médio na instituição, lócus da pesquisa. Destas, decorreram outras questões que nós buscaremos responder: em que medida as avaliações externas têm contribuído com as avaliações internas no contexto do ensino médio no tocante a proposta pedagógica da docência e da escola para o desenvolvimento do processo educativo de seus alunos. E como objetivos específicos: identificar as causas que interferem na aprendizagem dos alunos; analisar a proposta pedagógica da escola e dos professores voltadas para o ensino médio e técnico; identificar através das avaliações internas e externas, o rendimento escolar dos alunos nas disciplinas básicas do currículo do ensino fundamental. A abordagem da pesquisa é qualitativa e tem como método o Estudo de Caso. Insere-se no Paradigma Interpretativo com procedimento para análise dos dados. A técnica de coleta de dados é a aplicação de questionários. Os sujeitos são 2 (dois) alunos, 2 (dois) professores, um diretor e o coordenador pedagógico. A análise dos dados nos permitiu inferir pouca influência das avaliações externas no planejamento, na organização do material desses profissionais e no trabalho da escola. Mostra que as avaliações externas são decorrentes de um bom planejamento, visto que os conteúdos precisam ser trabalhados de forma específica para se obter resultados satisfatórios. A avaliação é um meio para alcançar fins e não um fim em si mesma. (Turra, C. M. G, 1982. P. 188).
Palavras-Chave: Avaliação Externa. Avaliação Interna. Resultados.

Abstract:
The text that we present here is our final project-TCC titled: "external evaluations: reflections on the use of the results in the pedagogical practices”. Discusses the external evaluations and how they have influenced pedagogical activities in high school in the educational institution X, full technical education school and high school, located in the town of Pereiro-Ceará. The school during 03 (three) consecutive years presented the best results and approvals in vestibular throughout the region of Jaguaribe, under the jurisdiction of BELIEVE 11. Are key to this study, the external evaluations: ENEM, SPAECE, Brazil, as well as Test the vestibular and Olympics. Given the relevance that the external evaluations have in recent decades in Brazil, its growing importance to the everyday life of the school and how they have generated changes in proposals and studies of pedagogical and administrative nature at school, this research had as its aim, general objective to analyze the impact of external evaluations in the teaching process learning of middle school in the institution, locus of research. Of these, other issues have taken place we will seek to respond: to what extent the external evaluations have contributed with internal assessments in the context of the high school for pedagogical proposal of teaching and the school for the development of the educational process of their students. And as specific objectives: identify the causes that interfere with the learning of the students; analyzing the pedagogical proposal from school and teachers aimed at high school and technical; identify through internal and external assessments, the academic achievement of students in basic disciplines of the curriculum of the elementary school. The approach is qualitative research method and the case study. Inserts in the Interpretative Paradigm with procedure for analysis of data. The data collection technique is the application of questionnaires. Guys are 2 (two) students, 2 (two) teachers, a principal and the pedagogic Coordinator. Data analysis allowed us to infer little influence of external evaluations in planning, in the Organization of the material of these professionals and the work of the school. Shows that the external evaluations are the result of good planning, since the contents must be processed in a specific way in order to obtain satisfactory results. The evaluation is a means for achieving purposes and an end in itself. (Turra, c. m. g., 1982. P. 188).
Keywords: External Evaluation. Internal Evaluation. Results.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
PINHEIRO, KÁTIA LAENE. AVALIAÇÕES EXTERNAS: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2016. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 20 de abril de 2024

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