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Repositório Institucional - UECE
Título:
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA E PSICOSSOCIAL: MATRICIAMENTO COMO FERRAMENTA DO CUIDADO

Autor(es):
NOBRE, MARTA EMÍLIA DE OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
No Brasil, a reorientação do modelo assistencial em saúde mental foi fortemente
influenciada e se fundamenta na experiência italiana, impulsionado por movimentos
que emergem ao final da década de 70, no contexto da democratização do país
(AMARANTE, 2008). A saúde mental precisa ser reconhecida como um componente
integral da prática em atenção primária e secundária. Além disso, os trabalhadores
de cuidados primários de saúde precisam ser treinados no reconhecimento e
tratamento de transtornos mentais, mediante apoio e supervisão adequados
(PRINCE et al., 2007). O Apoio Matricial surgiu a partir da constatação de que a
reforma psiquiátrica não pode avançar se a atenção básica não for incorporada ao
processo. O estudo teve como objetivo Desenvolver uma cartilha para integração
das redes de atenção Básica e Psicossocial a partir do matriciamento e sua
validação. Trata-se de um estudo metodológico, de desenvolvimento tecnológico,
com abordagem qualitativa que busca a compreensão do matriciamento, por meio
de narrativas, através de roda de conversa e entrevistas. para dar destacar as
principais problemáticas utilizou-se o N-vivo10 como forma analisar as falas
encontradas. Na análise estatística, utilizou-se o índice de validade de conteúdo
(IVC) global da tecnologia educativa cartilha que foi de 0,85 para juízes especialistas
e 0,83 para juízes técnicos, ratificando sua validação de aparência e conteúdo.
Portanto, a cartilha educativa “Caminhos do matriciamento em saúde mental e a
equipe de referência” mostrou-se um material educativo válido e confiável para ser
utilizada a fim de promover a visibilidade do conteúdo do matriciamento, dando
condições de outros serviços fazerem sua aplicabilidade.  

 

Palavras-chaves: Matriciamento. Atenção Primária. Atenção Psicossocial.
Promoção de cuidado.

 

Abstract:
In Brazil, the reorientation of the mental health care model was strongly influenced
and based on the Italian experience, driven by movements that emerged at the end
of the 1970s, in the context of the democratization of the country (AMARANTE,
2008). Mental health needs to be recognized as an integral component of primary
and secondary care practice. In addition, primary health care workers need to be
trained in the recognition and treatment of mental disorders, through appropriate
support and supervision (PRINCE et al., 2007). The Matrix Support emerged from the
observation that the psychiatric reform can not advance if basic care is not
incorporated into the process. The objective of the study was to develop a primer for
the integration of Basic and Psychosocial care networks from the matriciation and its
validation. It is a methodological study, of technological development, with a
qualitative approach that seeks the understanding of matriciamento, through
narratives, through talk wheel and interviews. to highlight the main problems N-
vivo10 was used as a way to analyze the speeches found. In the statistical analysis,
we used the content validity index (IVC) of the educational technology primer that
was 0.85 for expert judges and 0.83 for technical judges, confirming its validation of
appearance and content. Therefore, the educational booklet "Pathways to Matricity in
Mental Health and the Reference Team" has proved to be a valid and reliable
educational material to be used in order to promote the visibility of the content of the
matriciamento, giving conditions of other services to make it applicable.

 

Keywords: Matriciamento. Primary attention. Psychosocial Attention. Care
promotion.

 

 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
NOBRE, MARTA EMÍLIA DE OLIVEIRA. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA E PSICOSSOCIAL: MATRICIAMENTO COMO FERRAMENTA DO CUIDADO. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 24 de abril de 2024

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