CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA E PSICOSSOCIAL: MATRICIAMENTO COMO FERRAMENTA DO CUIDADO
Autor(es):
NOBRE, MARTA EMÍLIA DE OLIVEIRA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
No Brasil, a reorientação do modelo assistencial em saúde mental foi fortemente influenciada e se fundamenta na experiência italiana, impulsionado por movimentos que emergem ao final da década de 70, no contexto da democratização do país (AMARANTE, 2008). A saúde mental precisa ser reconhecida como um componente integral da prática em atenção primária e secundária. Além disso, os trabalhadores de cuidados primários de saúde precisam ser treinados no reconhecimento e tratamento de transtornos mentais, mediante apoio e supervisão adequados (PRINCE et al., 2007). O Apoio Matricial surgiu a partir da constatação de que a reforma psiquiátrica não pode avançar se a atenção básica não for incorporada ao processo. O estudo teve como objetivo Desenvolver uma cartilha para integração das redes de atenção Básica e Psicossocial a partir do matriciamento e sua validação. Trata-se de um estudo metodológico, de desenvolvimento tecnológico, com abordagem qualitativa que busca a compreensão do matriciamento, por meio de narrativas, através de roda de conversa e entrevistas. para dar destacar as principais problemáticas utilizou-se o N-vivo10 como forma analisar as falas encontradas. Na análise estatística, utilizou-se o índice de validade de conteúdo (IVC) global da tecnologia educativa cartilha que foi de 0,85 para juízes especialistas e 0,83 para juízes técnicos, ratificando sua validação de aparência e conteúdo. Portanto, a cartilha educativa “Caminhos do matriciamento em saúde mental e a equipe de referência” mostrou-se um material educativo válido e confiável para ser utilizada a fim de promover a visibilidade do conteúdo do matriciamento, dando condições de outros serviços fazerem sua aplicabilidade.
Palavras-chaves: Matriciamento. Atenção Primária. Atenção Psicossocial. Promoção de cuidado.
Abstract:
In Brazil, the reorientation of the mental health care model was strongly influenced and based on the Italian experience, driven by movements that emerged at the end of the 1970s, in the context of the democratization of the country (AMARANTE, 2008). Mental health needs to be recognized as an integral component of primary and secondary care practice. In addition, primary health care workers need to be trained in the recognition and treatment of mental disorders, through appropriate support and supervision (PRINCE et al., 2007). The Matrix Support emerged from the observation that the psychiatric reform can not advance if basic care is not incorporated into the process. The objective of the study was to develop a primer for the integration of Basic and Psychosocial care networks from the matriciation and its validation. It is a methodological study, of technological development, with a qualitative approach that seeks the understanding of matriciamento, through narratives, through talk wheel and interviews. to highlight the main problems N- vivo10 was used as a way to analyze the speeches found. In the statistical analysis, we used the content validity index (IVC) of the educational technology primer that was 0.85 for expert judges and 0.83 for technical judges, confirming its validation of appearance and content. Therefore, the educational booklet "Pathways to Matricity in Mental Health and the Reference Team" has proved to be a valid and reliable educational material to be used in order to promote the visibility of the content of the matriciamento, giving conditions of other services to make it applicable.
Keywords: Matriciamento. Primary attention. Psychosocial Attention. Care promotion.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
NOBRE, MARTA EMÍLIA DE OLIVEIRA. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA E PSICOSSOCIAL: MATRICIAMENTO COMO FERRAMENTA DO CUIDADO. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 24 de abril de 2024
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