Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ANÁLISE DA RELAÇÃO TRABALHO-PRAZER-SOFRIMENTO NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO PSICO ORGANIZACIONAL

Autor(es):
TAVARES, LUCIANA DE SOUSA LIMA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O presente trabalho traz à discussão o tema: “análise da relação trabalho-prazer-sofrimento no cotidiano do docente, portanto, investiga como as relações interpessoais e intrapessoais convergem e atuam no bem-estar do professor e no exercício desta profissão. Investigamos a luz da literatura, em especial na teoria da “Psicodinâmica do Trabalho” as questões relacionadas ao sofrimento e prazer no cotidiano docente, aprofundando a compreensão das causas do surgimento desses sentimentos no oficio desses profissionais, destacando-se o sofrimento psíquico como um gerador de adoecimento físico e mental. A importância do tema deve ser ressaltada por possibilitar uma reflexão sobre as características do cotidiano e das atribuições docentes pois quando estas variáveis são adequadamente administradas podem produzir ressignificação criativa de vivências de sofrimento em satisfação pessoal. Assim a pesquisa tem caráter qualitativo e caracterizou-se como uma revisão bibliográfica, trazendo como referencias teóricos principais os seguintes autores Dejours (1992), Freire (1969), Freud (1969), Codo (2006), Arendt (1997) para fundamentar e analisar a trajetória desse profissional indispensável a nação.
Palavras-chave: Trabalho docente. Prazer. Sofrimento.

Abstract:
The present work brings to the discussion the theme: "analysis of the relationship work-pleasure-suffering in the daily life of the teacher, therefore, it investigates how the interpersonal and intrapersonal relations converge and act on the welfare of the teacher and the exercise of this profession. In the light of literature, especially in the theory of "Work Psychodynamics", the questions related to suffering and pleasure in daily teaching, deepening the understanding of the causes of suffering and pleasure in the work of these professionals, highlighting the psychic suffering as a generator of physical and mental illness. The importance of the theme should be emphasized because it allows a necessary reflection on the characteristics of the daily life and the teaching assignments, since when these variables are properly administered they can produce creative re-signification of experiences of limitation. Thus the research has a qualitative character and was characterized as a bibliographical revision, bringing as main theoretical references the following authors Dejours (1992), Freire (1969), Freud (1969), Codo (2006), Arendt (1997) to base and to analyze the trajectory of this indispensable professional to the nation. Keywords: Teacher's work. Pleasure. Suffering.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
TAVARES, LUCIANA DE SOUSA LIMA. ANÁLISE DA RELAÇÃO TRABALHO-PRAZER-SOFRIMENTO NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO PSICO ORGANIZACIONAL. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1