Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE ASPERGER – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(es):
ALBUQUERQUE, JOSEANA LOPES GOMES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
O presente estudo teve como objetivo, discorrer sobre a Síndrome de Asperger, dando enfoque aos fatores que interferem no processo de aprendizagem destes sujeitos, destacando a atuação do psicopedagogo como elemento importante no processo educacional frente a esses casos. Os avanços na ciência e nas pesquisas permitiram que muitos aspectos do universo da síndrome de Asperger fossem clarificados, traçando um paralelo entre as peculiaridades inerentes ao asperger e ao autista, de forma distinta. No que concerne ao psicopedagogo, dentre os muitos desafios encontrados, está à compreensão das intervenções que devem ser desenvolvidas com os alunos que apresentam a síndrome de Asperger, rompendo mitos, estigmas e, sobretudo, o preconceito em torno desses indivíduos que a primeira vista parecem estranhos, mas que se tornam fascinantes aos olhos daqueles que aprendem a lidar com este novo universo. Trata-se de um estudo qualitativo, embasado por teóricos que abordam a temática referente à Psicopedagogia e a síndrome de Asperger, dentre os quais Bossa (2000), Scotz (1994), Sampaio (2008), Gilbert (1998), Dumas (2003), entre outros. Dessa forma, a partir das premissas que nortearam essa pesquisa podemos concluir que o aluno com asperger precisa de um ambiente escolar que favoreça a sua aprendizagem levando em consideração as sutilezas inerente as suas dificuldades cognitivas que vão se acentuando as ao longo do desenvolvimento. Portanto fica implícito que psicopedagogo é a peça fundamental que irá proporcionar o apoio ao docente e a equipe escolar, criando estratégias de intervenção psicopedagógicas que contemple as reais necessidades do aluno com Asperger.

Abstract:
The present study aimed, expatiate about Asperger syndrome, giving emphasis to factors that interfere with the learning process of these subjects, highlighting the role of the counselor as important element in the educational process in front of these cases. Advances in science and research have allowed many aspects of the universe of Asperger syndrome were clarified by drawing a parallel between the peculiarities inherent to asperger's and autism, differently. When it comes to computers, among the many challenges encountered, is the understanding that interventions should be developed with students with Asperger syndrome, breaking myths, stigmas and, mainly, the prejudice around these individuals who at first glance seem quaint, but who become fascinating in the eyes of those who learn to cope with this new universe. This is a qualitative study, supported by theorists that discuss the theme concerning the Psycho-pedagogy and Asperger's syndrome, including Bossa (2000), Scotz (1994), Sa (2008), Gilbert (1998), Dumas (2003), among others. Thus, from the assumptions that guided this research we can conclude that the student with asperger's need of a school environment that promotes their learning taking into account the subtleties inherent in their cognitive difficulties that will accentuate the throughout the development. So it is implied that finance is the cornerstone that will provide support for teachers and school staff, creating intervention strategies psicopedagógicas with due allowance for the real needs of the student with Asperger's.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ALBUQUERQUE, JOSEANA LOPES GOMES. PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE ASPERGER – RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1