Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA: UMA VISÃO CONSTRUTIVISTA DOS DISCENTES DO CURSO DA ESPECIALIZAÇÃO EM TECNLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor(es):
CAVALCANTE, PETRÔNIO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta pesquisa intitulada “Formação Continuada à Distância: uma visão construtivista
dos alunos da especialização em Tecnologias Digitais para a Educação Básica tem
como objetivo compreender a concepção acerca das atividades desenvolvidas na
Especialização em Tecnologias Digitais para a Educação Básica da Universidade
Estadual do Ceará/ Maranguape no sentido de perceber como tais atividades
contribuíram para atender às necessidades formativas dos discentes no seu
exercício do magistério, entendendo por meio das discussões feitas o significado e a
relevância das atividades desenvolvidas na especialização para a modificação da
prática do discente. A pesquisa tem caráter qualitativo por interposto da modalidade
de estudo de caso. Para a obtenção dos dados, elaborou-se 2 (dois) questionários,
um direcionado a Coordenação da Especialização com a intenção de suprir algumas
necessidades de informação durante o desenvolvimento do procedimento
metodológico e outro, direcionado aos discentes da especialização que são nossos
principais sujeitos. Ambos foram divididos em dois momentos: perfil dos sujeitos e do
curso e perguntas sobre a problemática a fim de obter informações importantes para
este estudo. O material obtido foi estruturado, e analisado, a partir da colaboração
dos teóricos: Alves (2009); Anastasiou (2001); Barreto (2006); Ferreira (2009); Freire
(2000); Moran (1995); Morin (1996); Nóvoa (2002); Oliveira (2003); Rego (2013);
Silva (2017); Tardif (2012); Teixeira (2012), dentre outros. Os resultados mostraram
que a Pós-Graduação Lato Sensu Tecnologias Digitais para a Educação Básica
atendeu em maioria às perspectivas dos discentes nos aspectos pedagógicos,
metodológicos (teórico e prático) e pesquisa. Esclarecendo, dessa forma, que a
especialização aqui investigada corroborou com as necessidades formativas dos
discentes em seu exercício profissional e deixa por meio deste uma oportunidade de
conhecimento sobre a seriedade e desenvolvimento deste curso.

 

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Tecnologias Digitais para a
Educação. Educação à Distância. 

Abstract:
This research "Continuing Distance Learning for Teachers: a constructivist view of
the students of the Digital Technologies for Basic Education has as main objective:
To understand the conception about the activities developed in the Specialization in
Digital Technologies for Basic Education of the State University of Ceará /
Maranguape in the sense of perceiving how these activities contributed to attend to
the formative needs of the students in their exercise of teaching, trying to understand
through the discussions the meaning and relevance of the activities developed in the
specialization for the modification of the student 's practice. This work has a
qualitative character by means of the case study modality. To obtain the data, two (2)
questionnaires were developed, one directed to the Specialization Coordination with
the purpose of supplying some information needs during the development of this
work, and another, directed to the students of the specialization that are our main
subjects. Both were divided into two moments: subject and course profile and
questions about the problem in order to obtain important information for this study.
The material obtained was structured based on the questions, and the analysis of the
data had the collaboration of the theorists: Silva (2017); Tardif (2012); Teixeira
(2012); Rego (2013); Ferreira (2009); Alves (2009); Barreto (2006); Oliveira (2003);
Nóvoa (2002); Anastasiou (2001); Freire (2000); Morin (1996); Moran (1995) among
others. The results showed that the Post-Graduation Lato Sensu Digital
Technologies for Basic Education met the perspectives of the students of the
pedagogical, methodological, theoretical and practical aspects and also in the
research. Some guys answered that they attended in some aspects and others did
not, but the vast majority responded in which all the placed points were attended.
Therefore, the specialization corroborated with the formative needs of the students in
their professional practice. 
Key Words: Continuing Teacher Education. Digital Technologies for Education.
Distance Education. Action-reflection-action. Teaching

 

 

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
CAVALCANTE, PETRÔNIO. FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA: UMA VISÃO CONSTRUTIVISTA DOS DISCENTES DO CURSO DA ESPECIALIZAÇÃO EM TECNLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1