FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA: UMA VISÃO CONSTRUTIVISTA DOS DISCENTES DO CURSO DA ESPECIALIZAÇÃO EM TECNLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es):
CAVALCANTE, PETRÔNIO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
Esta pesquisa intitulada “Formação Continuada à Distância: uma visão construtivista dos alunos da especialização em Tecnologias Digitais para a Educação Básica tem como objetivo compreender a concepção acerca das atividades desenvolvidas na Especialização em Tecnologias Digitais para a Educação Básica da Universidade Estadual do Ceará/ Maranguape no sentido de perceber como tais atividades contribuíram para atender às necessidades formativas dos discentes no seu exercício do magistério, entendendo por meio das discussões feitas o significado e a relevância das atividades desenvolvidas na especialização para a modificação da prática do discente. A pesquisa tem caráter qualitativo por interposto da modalidade de estudo de caso. Para a obtenção dos dados, elaborou-se 2 (dois) questionários, um direcionado a Coordenação da Especialização com a intenção de suprir algumas necessidades de informação durante o desenvolvimento do procedimento metodológico e outro, direcionado aos discentes da especialização que são nossos principais sujeitos. Ambos foram divididos em dois momentos: perfil dos sujeitos e do curso e perguntas sobre a problemática a fim de obter informações importantes para este estudo. O material obtido foi estruturado, e analisado, a partir da colaboração dos teóricos: Alves (2009); Anastasiou (2001); Barreto (2006); Ferreira (2009); Freire (2000); Moran (1995); Morin (1996); Nóvoa (2002); Oliveira (2003); Rego (2013); Silva (2017); Tardif (2012); Teixeira (2012), dentre outros. Os resultados mostraram que a Pós-Graduação Lato Sensu Tecnologias Digitais para a Educação Básica atendeu em maioria às perspectivas dos discentes nos aspectos pedagógicos, metodológicos (teórico e prático) e pesquisa. Esclarecendo, dessa forma, que a especialização aqui investigada corroborou com as necessidades formativas dos discentes em seu exercício profissional e deixa por meio deste uma oportunidade de conhecimento sobre a seriedade e desenvolvimento deste curso.
Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Tecnologias Digitais para a Educação. Educação à Distância.
Abstract:
This research "Continuing Distance Learning for Teachers: a constructivist view of the students of the Digital Technologies for Basic Education has as main objective: To understand the conception about the activities developed in the Specialization in Digital Technologies for Basic Education of the State University of Ceará / Maranguape in the sense of perceiving how these activities contributed to attend to the formative needs of the students in their exercise of teaching, trying to understand through the discussions the meaning and relevance of the activities developed in the specialization for the modification of the student 's practice. This work has a qualitative character by means of the case study modality. To obtain the data, two (2) questionnaires were developed, one directed to the Specialization Coordination with the purpose of supplying some information needs during the development of this work, and another, directed to the students of the specialization that are our main subjects. Both were divided into two moments: subject and course profile and questions about the problem in order to obtain important information for this study. The material obtained was structured based on the questions, and the analysis of the data had the collaboration of the theorists: Silva (2017); Tardif (2012); Teixeira (2012); Rego (2013); Ferreira (2009); Alves (2009); Barreto (2006); Oliveira (2003); Nóvoa (2002); Anastasiou (2001); Freire (2000); Morin (1996); Moran (1995) among others. The results showed that the Post-Graduation Lato Sensu Digital Technologies for Basic Education met the perspectives of the students of the pedagogical, methodological, theoretical and practical aspects and also in the research. Some guys answered that they attended in some aspects and others did not, but the vast majority responded in which all the placed points were attended. Therefore, the specialization corroborated with the formative needs of the students in their professional practice. Key Words: Continuing Teacher Education. Digital Technologies for Education. Distance Education. Action-reflection-action. Teaching
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
CAVALCANTE, PETRÔNIO. FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA: UMA VISÃO CONSTRUTIVISTA DOS DISCENTES DO CURSO DA ESPECIALIZAÇÃO EM TECNLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1