FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
Autor(es):
LIMA, FRANCISCO ERASMO DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
RESUMO
A formação inicial dos Professores de Matemática é uma questão que vem sendo bastante discutida no cenário nacional nos últimos anos, haja vista a expansão dos recursos tecnológicos que incorporou na educação brasileira a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs, gerando mudanças significativas nos diversos setores educacionais e, sobretudo, nas ações do professor em sala de aula. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral analisar como acontecem os processos de formação inicial dos docentes de Matemática, na modalidade a distância, associados ao uso dos recursos tecnológicos; e, como objetivos específicos: conhecer as principais diretrizes nacionais que orientam os cursos de Licenciatura em Matemática para formação em EaD e identificar as principais ferramentas midiáticas utilizadas para a mediação do conteúdo no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. Para se alcançar esses objetivos e obter resposta ao problema levantado, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva, através de uma revisão bibliográfica, embasada nos estudos teóricos de Santos (2016), Moran (2003), Zabel e Almeida (2015), Alves (2009), entre outros, e com o recolhimento de dados, verificação dos mesmos e análise dos resultados, ancorada em estudiosos desta área e nos documentos oficiais do MEC. Nessa perspectiva, a pesquisa mostrou que a prática pedagógica adotada nos cursos de Licenciatura em Matemática a distância segue a orientação das DCN e que os recursos tecnológicos utilizados nos processos de mediação se restringem basicamente às ferramentas fórum, e-mail e questionário, disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.
Palavras-chave: Formação de professores de Matemática. Educação a Distância. Recursos Tecnológicos.
Abstract:
The beginning of the formation of Mathematics Teachers is a question that has the main theme in its last years, based on the expansion of the technological resources that increase our education by using the Digital Technologies of Information and Communication - TDICs, provoking changes in educational methodologies, and above all , in the teacher's actions in the classroom. Therefore, the objective of this work is to analyze the procedural events in the initial formation of Mathematics teachers, in the distance teaching mode, associated with the use of technological resources and their specific objectives: to know the main national norms that guide the undergraduate courses in Mathematics , in the modality of distance education, and to identify the main media tools used for the course approach. In order to reach these objectives and to obtain a response to the problem, there was a descriptive qualitative research, through a bibliographical review, based on the theoretical studies of Santos (2016), Moran (2003), Zabel and Almeida (2015), Alves (2009), among others, as well as the collection, verification and analysis of the data based on scholars in this area and in the official documents of the MEC. In this view, the research showed that the pedagogical practice adopted in Distance Mathematics Undergraduate courses follows the orientation of the DCN and the technological resources used in the mediation processes are basically restricted to the forum, e- mail and questionnaire tools available in the Virtual Learning Environment.
Keywords: Teacher training in Mathematics. Distance Education. Technology Resources.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
LIMA, FRANCISCO ERASMO DE. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1