Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS

Autor(es):
LIMA, FRANCISCO ERASMO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
 

RESUMO

 

A formação inicial dos Professores de Matemática é uma questão que vem sendo
bastante discutida no cenário nacional nos últimos anos, haja vista a expansão dos
recursos tecnológicos que incorporou na educação brasileira a utilização das
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs, gerando mudanças
significativas nos diversos setores educacionais e, sobretudo, nas ações do
professor em sala de aula. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral
analisar como acontecem os processos de formação inicial dos docentes de
Matemática, na modalidade a distância, associados ao uso dos recursos
tecnológicos; e, como objetivos específicos: conhecer as principais diretrizes
nacionais que orientam os cursos de Licenciatura em Matemática para formação em
EaD e identificar as principais ferramentas midiáticas utilizadas para a mediação do
conteúdo no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. Para se alcançar
esses objetivos e obter resposta ao problema levantado, realizou-se uma pesquisa
qualitativa descritiva, através de uma revisão bibliográfica, embasada nos estudos
teóricos de Santos (2016), Moran (2003), Zabel e Almeida (2015), Alves (2009),
entre outros, e com o recolhimento de dados, verificação dos mesmos e análise dos
resultados, ancorada em estudiosos desta área e nos documentos oficiais do MEC.
Nessa perspectiva, a pesquisa mostrou que a prática pedagógica adotada nos
cursos de Licenciatura em Matemática a distância segue a orientação das DCN e
que os recursos tecnológicos utilizados nos processos de mediação se restringem
basicamente às ferramentas fórum, e-mail e questionário, disponibilizadas no
Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

 

Palavras-chave: Formação de professores de Matemática. Educação a Distância.
Recursos Tecnológicos.

Abstract:
The beginning of the formation of Mathematics Teachers is a question that has the
main theme in its last years, based on the expansion of the technological resources
that increase our education by using the Digital Technologies of Information and
Communication - TDICs, provoking changes in educational methodologies, and
above all , in the teacher's actions in the classroom. Therefore, the objective of this
work is to analyze the procedural events in the initial formation of Mathematics
teachers, in the distance teaching mode, associated with the use of technological
resources and their specific objectives: to know the main national norms that guide
the undergraduate courses in Mathematics , in the modality of distance education,
and to identify the main media tools used for the course approach. In order to reach
these objectives and to obtain a response to the problem, there was a descriptive
qualitative research, through a bibliographical review, based on the theoretical
studies of Santos (2016), Moran (2003), Zabel and Almeida (2015), Alves (2009),
among others, as well as the collection, verification and analysis of the data based on
scholars in this area and in the official documents of the MEC. In this view, the
research showed that the pedagogical practice adopted in Distance Mathematics
Undergraduate courses follows the orientation of the DCN and the technological
resources used in the mediation processes are basically restricted to the forum, e-
mail and questionnaire tools available in the Virtual Learning Environment.

 

Keywords: Teacher training in Mathematics. Distance Education. Technology
Resources.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
LIMA, FRANCISCO ERASMO DE. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1