Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O GESTOR PEDAGÓGICO E O PLANEJAMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es):
BASTOS, ANA PATRÍCIA DE LIMA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O planejamento enquanto processo reflexivo conduz a questionamentos e a práxis
viabilizadora de aprendizagens e desenvolvimento da criança. O planejamento de ensino
necessita da orientação de um indivíduo formado e capacitado para guiar essa ação. O gestor
pedagógico, por ser responsável pelas questões pedagógicas na escola não poderia deixar de
ser o condutor desse momento, dessa viagem rumo ao conhecimento, interações e
experiências. Este trabalho se insere nessa temática na busca de analisar a atuação do gestor
pedagógico no planejamento de ensino na educação infantil. Para responder ao seguinte
questionamento: de que forma acorre a atuação do gestor pedagógico no planejamento de
ensino na Educação Infantil?  Elaborou-se como objetivo geral: analisar a atuação do gestor
pedagógico da educação infantil frente ao planejamento de ensino. E como objetivos
específicos: traçar as funções que vem sendo atribuídas ao gestor pedagógico ao longo da
história da educação brasileira; compreender a organização do planejamento de ensino na
educação infantil e a atuação do gestor pedagógico nesse processo; analisar as concepções dos
professores e gestor pedagógico sobre o planejamento de ensino na educação infantil e a
atuação do gestor pedagógico nesse processo. Para alcançar os objetivos propostos optou-se
pela pesquisa de campo, com viés qualitativo, utilizou-se como instrumentos de coletas de
dados observações, questionários, entrevista, análise documental e diário de campo. A análise
dos dados ocorreu de forma reflexiva, através da busca pela compreensão da realidade
estudada. Percebeu-se que a gestora pedagógica atua parcialmente nos processos que
envolvem o planejamento de ensino, e que muitos fatores relacionados a material, estrutura
física, prioridades das ações desenvolvidas, autonomia da escola e organização da hora-
atividade influenciam negativamente para a atuação pedagógica desse profissional. Como
conclusão obteve-se a confirmação da importância da atuação do gestor pedagógico na escola,
em especial, na elaboração, condução e acompanhamento do planejamento de ensino.
Constatou-se as seguintes necessidades: formação continuada para o gestor pedagógico,
continuidade das ações que envolvem o planejamento de ensino, desenvolver a autonomia da
escola, da arquitetura da instituição ser favorável às atividades desenvolvidas e do
conhecimento da educação infantil e de suas particularidades.  Assim como, da urgência do
conhecimento das funções do gestor pedagógico para que o mesmo posso desenvolver com
êxito sua atuação no que diz respeito aos processos que envolvem o planejamento de ensino.

 

Palavras-chave: Gestor pedagógico. Planejamento de ensino. Educação Infantil.

Abstract:
Planning as a reflexive process leads to questioning and the praxis that facilitates learning and
development of the child. Teaching planning requires the guidance of an individual trained
and able to guide this action. The pedagogical manager, being responsible for the pedagogical
issues in the school, could not fail to be the driver of this moment, of this journey towards
knowledge, interactions and experiences. This work is inserted in this theme in the search of
analyzing the performance of the pedagogical manager in the planning of teaching in the
infantile education. To answer the following question: in what form does the pedagogical
manager act in the planning of teaching in Early Childhood Education? It was elaborated like
general objective: to analyze the action of the pedagogical manager of the infantile education
in front of the planning of education. And as specific objectives: to outline the functions that
have been assigned to the pedagogical manager throughout the history of Brazilian education;
understand the organization of teaching planning in early childhood education and the role of
the pedagogical manager in this process; to analyze the conceptions of the teachers and
pedagogical manager on the planning of education in the infantile education and the action of
the pedagogic manager in that process. In order to reach the proposed objectives, we opted for
field research, with qualitative bias, observations, questionnaires, interviews, documentary
analysis and field diaries were used as instruments of data collection. The analysis of the data
occurred in a reflexive way, through the search for an understanding of the studied reality. It
was noticed that the pedagogical manager acts partially in the processes that involve the
planning of teaching, and that many factors related to material, physical structure, priorities of
the developed actions, autonomy of the school and organization of the hour-activity influence
negatively for the pedagogical performance of this professional. As a conclusion, the
importance of the pedagogical manager's role in the school was confirmed, especially in the
design, conduct and follow-up of teaching planning. The following needs were observed:
continuous training for the pedagogical manager, continuity of the actions that involve the
planning of teaching, development of school autonomy, architecture of the institution to be
favorable to the activities developed and knowledge of the children's education and its
particularities. As well as of the urgency of the knowledge of the functions of the pedagogic
manager so that the same one can develop successfully its action with respect to the processes
that involve the planning of teaching.

 

Keywords: Pedagogical manager. Teaching planning. Child Education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
BASTOS, ANA PATRÍCIA DE LIMA. O GESTOR PEDAGÓGICO E O PLANEJAMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL . 2018. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1