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Repositório Institucional - UECE
Título:
A SISTEMATIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE NAS PRÁTICAS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DE UM HOSPITAL ONCOLÓGICO:RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(es):
NASCIMENTO, ISABEL REGIANE CARDOSO DO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
No mercado atual onde a competitividade é acentuada e o cenário econômico
encontra-se em crise, há uma grande imposição para obtenção de uma efetiva
assistência a saúde. A busca da excelência na prestação de serviços nessa
área é cada vez mais frequente e a adoção de sistemas de gestão da
qualidade tem sido uma decisão estratégica das organizações para elevar os
níveis de assistência prestados e garantir a sobrevivência no mercado.
Aassimilação das práticas gestionárias no campo da saúde é uma realidade
irrefutável e atinge o cotidiano de todas as categorias profissionais, inclusive da
Psicologia hospitalar. O objeto do estudo focalizaas práticas psicológicas
através da experiência sobre a sistematização das ferramentas de gestão da
qualidade vivenciada no serviço de psicologia em um hospital oncológico,
analisadas nos moldes preconizados por Donabedian. O cenário da pesquisa
foi o serviço de psicologia do Hospital Haroldo Juaçaba do Instituto do Câncer
do Ceará, localizado na cidade de Fortaleza-CE, entidade filantrópica de direito
privado. A amostra participante da pesquisa foi a equipe de psicologia,
composta de 13 psicólogos, sendo 4 profissionais titulares e 9 profissionais
residentes do serviço de Psicologia do referido hospital. Como recursos
metodológicos para coleta de dados foram utilizados a observação participante
e o registro posterior em diário de campo. Os principais resultados apontam a
necessidade da sistematização das rotinas, protocolos e a construção de
indicadores assistenciais para facilitar o processo de trabalho do psicólogo
hospitalar. Conclui-se que a dificuldade primária encontrada para o
estabelecimento de indicadores e metas éque não existem fórmulas definidas
especificamente para o serviço da psicologia, onde a avaliaçãode sua
qualidade é tradicionalmente qualitativa. No entanto, para que haja um eficaz
gerenciamentodos processos e resultados é imperativo que o sistema de
gestão da qualidade inclua todos os itens deestabelecimento de indicadores,
metas e avaliação crítica de desempenho, proporcionando amelhoria contínua
da atuação nessa especialidade.
Palavras-chave:Gestão da Qualidade. PsicologiaHospitalar.Acreditação.

Abstract:
In today's market where competition is sharp and the economic environment is
in crisis, there is a great imposition to obtain effective assistance to health. The
pursuit of excellence in the provision of services in this area is becoming more
frequent and the adoption of quality management systems have been a
strategic decision of organizations to raise provided assistance levels and
ensure survival in the market. Assimilation of gestionárias practices in the
health field is an irrefutable reality and affects the daily lives of all professional
categories, including hospital Psychology. The object of the study focuses on
the psychological practices through experience on the systematization of quality
management tools experienced in psychology service in an oncological
hospital, analyzed the lines recommended by Donabedian. The scenario of the
research was the psychology service Haroldo Hospital Juaçaba of Ceará
Cancer Institute, located in Fortaleza, philanthropic entity of private law. The
sample survey participant was the psychology team, composed of 13
psychologists, 4 professional members and 9 professional residents of the
Hospital Psychology service. As methodological resources for data collection
were used participant observation and the backlog in a field diary. The main
results show the need for systematization of routines, protocols, and the
construction of care indicators to facilitate the hospital psychologist working
process. We conclude that the primary difficulty encountered for the
establishment of indicators and targets is that there are no specifically defined
formulas for the service of psychology, where the assessment of its quality is
traditionally qualitative. However, so that there is effective management of
processes and results it is imperative that the quality management system
includes all items of establishing indicators, targets and critical evaluation of
performance, providing continuous improvement of performance in this
specialty.
Keywords: Quality Management. Health Psychology. Accreditation.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
NASCIMENTO, ISABEL REGIANE CARDOSO DO. A SISTEMATIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE NAS PRÁTICAS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DE UM HOSPITAL ONCOLÓGICO:RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

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