A SISTEMATIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE
NAS PRÁTICAS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DE UM HOSPITAL
ONCOLÓGICO:RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es):
NASCIMENTO, ISABEL REGIANE CARDOSO DO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
No mercado atual onde a competitividade é acentuada e o cenário econômico encontra-se em crise, há uma grande imposição para obtenção de uma efetiva assistência a saúde. A busca da excelência na prestação de serviços nessa área é cada vez mais frequente e a adoção de sistemas de gestão da qualidade tem sido uma decisão estratégica das organizações para elevar os níveis de assistência prestados e garantir a sobrevivência no mercado. Aassimilação das práticas gestionárias no campo da saúde é uma realidade irrefutável e atinge o cotidiano de todas as categorias profissionais, inclusive da Psicologia hospitalar. O objeto do estudo focalizaas práticas psicológicas através da experiência sobre a sistematização das ferramentas de gestão da qualidade vivenciada no serviço de psicologia em um hospital oncológico, analisadas nos moldes preconizados por Donabedian. O cenário da pesquisa foi o serviço de psicologia do Hospital Haroldo Juaçaba do Instituto do Câncer do Ceará, localizado na cidade de Fortaleza-CE, entidade filantrópica de direito privado. A amostra participante da pesquisa foi a equipe de psicologia, composta de 13 psicólogos, sendo 4 profissionais titulares e 9 profissionais residentes do serviço de Psicologia do referido hospital. Como recursos metodológicos para coleta de dados foram utilizados a observação participante e o registro posterior em diário de campo. Os principais resultados apontam a necessidade da sistematização das rotinas, protocolos e a construção de indicadores assistenciais para facilitar o processo de trabalho do psicólogo hospitalar. Conclui-se que a dificuldade primária encontrada para o estabelecimento de indicadores e metas éque não existem fórmulas definidas especificamente para o serviço da psicologia, onde a avaliaçãode sua qualidade é tradicionalmente qualitativa. No entanto, para que haja um eficaz gerenciamentodos processos e resultados é imperativo que o sistema de gestão da qualidade inclua todos os itens deestabelecimento de indicadores, metas e avaliação crítica de desempenho, proporcionando amelhoria contínua da atuação nessa especialidade. Palavras-chave:Gestão da Qualidade. PsicologiaHospitalar.Acreditação.
Abstract:
In today's market where competition is sharp and the economic environment is in crisis, there is a great imposition to obtain effective assistance to health. The pursuit of excellence in the provision of services in this area is becoming more frequent and the adoption of quality management systems have been a strategic decision of organizations to raise provided assistance levels and ensure survival in the market. Assimilation of gestionárias practices in the health field is an irrefutable reality and affects the daily lives of all professional categories, including hospital Psychology. The object of the study focuses on the psychological practices through experience on the systematization of quality management tools experienced in psychology service in an oncological hospital, analyzed the lines recommended by Donabedian. The scenario of the research was the psychology service Haroldo Hospital Juaçaba of Ceará Cancer Institute, located in Fortaleza, philanthropic entity of private law. The sample survey participant was the psychology team, composed of 13 psychologists, 4 professional members and 9 professional residents of the Hospital Psychology service. As methodological resources for data collection were used participant observation and the backlog in a field diary. The main results show the need for systematization of routines, protocols, and the construction of care indicators to facilitate the hospital psychologist working process. We conclude that the primary difficulty encountered for the establishment of indicators and targets is that there are no specifically defined formulas for the service of psychology, where the assessment of its quality is traditionally qualitative. However, so that there is effective management of processes and results it is imperative that the quality management system includes all items of establishing indicators, targets and critical evaluation of performance, providing continuous improvement of performance in this specialty. Keywords: Quality Management. Health Psychology. Accreditation.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
NASCIMENTO, ISABEL REGIANE CARDOSO DO. A SISTEMATIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE
NAS PRÁTICAS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DE UM HOSPITAL
ONCOLÓGICO:RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024
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