Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DOMUNICÍPIO DE JAGUARUANA – CE, APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08

Autor(es):
PEREIRA, MARIA MARCILENE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Artigo de pesquisadesenvolvido sobre as práticas pedagógicas nas escolas municipais da cidade de Jaguaruana, após a implementação da Lei 11.645/08, que tornou obrigatório o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Utilizando como meio para viabilização da mesma, os profissionais envolvidos no sistema educacional, mais especificamente professores e coordenadores pedagógicos, que ficaram incumbidos de colocar em prática a Lei. No entanto,sabe-se que a maioria desses profissionais não estavam preparados para tal desafio, em virtude de lacunas em suas formações acadêmicas e a falta de cursos de formação continuada que abordassem a temática em estudo. Sendo assim, surgiu então o desafio de ensinar aquilo que não se conhecia. Visando obter respostas sobre como esses profissionais se preparam para tal desafio, surgido das incertezas, dúvidas e receios quanto à temática, de como ensinariam algo que pouco se conhecia mediante às novas propostas de ensino.
Palavras-chave: Formação. Docente. Cultura. Afro-brasileira.

Abstract:
Research article developed on pedagogical practices in the municipal schools of the city of Jaguaruana, after the implementation of Law 11.645 / 08, which made compulsory the Teaching of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture. Using as a means to make it feasible, professionals involved in the educational system, more specifically teachers and pedagogical coordinators, who were tasked with putting into practice the Law. However, it is known that most of these professionals were not prepared for such a challenge, Due to gaps in their academic backgrounds and the lack of continuing education courses that addressed the subject under study. Thus, the challenge was to teach what was not known. In order to obtain answers on how these professionals prepare for such a challenge, arising from uncertainties, doubts and fears about the subject, how they would teach something little known through new teaching proposals.
KEYWORDS: Training. Teaching.Culture.Afro-brsi level.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
PEREIRA, MARIA MARCILENE. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DOMUNICÍPIO DE JAGUARUANA – CE, APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1