Um olhar sobre a educação ambienta: possibilidades para a gestão pedagógica
Autor(es):
Matos, Fábio de Oliveira (Org.)
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
A problemática ambiental atual resulta de uma sinergia originada na inconformidade
das múltiplas interações socioambientais que compõe o ambiente global em função das
atividades humanas. Este trabalho transita por saberes diversos vinculados na relação da
gestão pedagógica com a dimensão ambiental, relacionando-os à importância da
conservação dos sistemas naturais na manutenção da boa qualidade ambiental global,
abordando a necessidade da Educação Ambiental (EA). Foi realizada uma pesquisa de
base bibliográfica, focada na tríade Educação-Meio Ambiente-Gestão Pedagógica,
tendo como fontes artigos em periódicos, dissertações e teses, bem como a legislação
pertinente a temática. Também foi realizada a aplicação de questionários junto a
professores da rede pública municipal e estadual sobre a importância da EA. A partir
dos dados da pesquisa, é possível concluir que o papel do gestor pedagógico é central na
disseminação da cultura da educação ambiental nas escolas, servindo de ponte de
interlocução entre os diversos atores do ambiente escolar. Porém, o incentivo ao
desenvolvimento de tais práticas ainda é limitado no cotidiano da gestão pública,
limitando a atuação dos gestores pedagógicos no desenvolvimento da EA.
Palavras-chaves: Gestão Pedagógica. Educação Ambiental. Meio Ambiente
Abstract:
The current environmental problems resulted from a synergy originating from the nonconformity of the multiple socio-environmental interactions that make up the global environment as a result of human activities. This work moves through diverse knowledge bound in respect of educational management with the environmental dimension, relating them to the importance of conserving natural systems in maintaining good overall environmental quality by addressing the need for environmental education (EE). A literature based research focused on Education-Environment-Management Pedagogical triad was made as a source journal articles, dissertations and theses, as well as the relevant legislation the theme. Also the questionnaires was conducted with teachers from the municipal and state public about the importance of EE. From the survey data, it concludes that the role of the educational manager is central in spreading the culture of environmental education in schools, serving as a bridge for dialogue between the various actors in the school environment. However, encouraging the development of such practices is still limited in the public administration daily, limiting the activities of educational managers in the development of EE. Keywords: Educational Management. Environmental education. Environment.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Matos, Fábio de Oliveira (Org.). Um olhar sobre a educação ambienta: possibilidades para a gestão pedagógica. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 26 de janeiro de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1