Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS USANDO UMA ANTENA RURAL CONFECCIONADA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

Autor(es):
SILVA, NAILDO FIDELIS DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O objetivo do presente trabalho é avaliar uma Sequência Didática no estudo do conceito de ondas eletromagnéticas, como uma ferramenta didática facilitadora no Ensino de Física em uma turma do Nível Médio de uma escola pública estadual. A Sequência Didática acima supracitada foi desenvolvida para auxiliar no ensino desse tema, ponderado pela maioria dos alunos, como sendo de difícil entendimento, através do que se sabe a respeito das ondas eletromagnéticas. O trabalho é conduzido, principalmente, pela a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e à luz da metodologia baseada no Pesquisa-ação. Para atingir esse objetivo foi feita uma sequência de ensino, contendo 10 aulas, para ser aplicada aos alunos. Nessa ótica, espera-se que os discentes se tornem mais participadores e criativos. Como resultado, tivemos um retorno positivo, acarretando no educando um maior ganho cognitivo de conhecimentos, aferido no questionário pós-teste. Outro resultado alcançado foi a utilização da antena em uma comunidade rural, com possibilidade para replicação, sendo montada com materiais alternativos. Outrossim, fomentar a utilização dos materiais de baixo custo pelos professores nas suas aulas experimentais.
Palavras-chave: Ensino de Física. Sequência Didática. Aprendizagem.

Abstract:
This work aims to assess a Didactic Sequence in the study of the electromagnetic waves concept, as a didactic tool to facilit the Physics teaching in a class of public High School. The Didactic Sequence was developed to auxiliary in this teaching theme, because the most part of the students think it is hard to understand about the electromagnetic waves. The study is mainly conducted by the significant learning theory of David Ausubel and in the light of the methodology in action research. The methodology was based in the action-research, to achieve this aim it was did a sequence with 10 classes to apply with the students. This way, we hope that the students become more participative and creative. As result, we had a positive return, bringing to student a improvement of cognitive knowledges, assessed in the post-test questionnaire. The other result was achieved by the use of the antenna built with alternative materials, in a rural community, with the possibility to replication. Furthermore, is very important to instigate the use of low cost materials by teachers in your experimental classes.
Keywords: Physics Teaching. Didactic Sequence. Learning.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, NAILDO FIDELIS DA. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS USANDO UMA ANTENA RURAL CONFECCIONADA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1