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Repositório Institucional - UECE
Título:
OS DESAFIOS NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ABORDAGEM SOBRE AS PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA EDUCAÇÃO

Autor(es):
SOUZA, CRISTIANE VILHENA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Este estudo tem como proposta investigar o funcionamento de uma política pública voltada para a resolução de conflitos nas escolas, desenvolvido a partir de um projeto do Poder Judiciário do Estado do Amapá, neste caso a implementação de Núcleos de Práticas Restaurativas e como elas afetam a vida da comunidade escolar. Baseada em uma metodologia qualitativa e na técnica do estudo de caso, foi analisada a criação do NPR na Escola Estadual José Ribamar Pestana, localizada em uma zona periférica do município de Santana/AP, que atende 1090 alunos de mais de cinco bairros localizados em seu entorno e que apresentam diferentes níveis de risco social que se refletem no ambiente a partir de ações violentas que vão desde a depredação do patrimônio público até agressões físicas com ferimento grave. O NPR foi criado em 2016, objetivando promover a cultura de paz, através da mediação de conflitos e da realização de atividades preventivas, como forma de enfrentamento a indisciplina e a violência escolar. E composto por uma equipe técnica capacitada que desenvolvem práticas restaurativas de acordo com as demandas apresentadas pelas Instituições de Ensino. Sua atuação é direcionada a realizar mediações de conflitos, utilizando a metodologia do Círculo Restaurativo de Comunicação Não-Violenta; realizar Formação Continuada de Profissionais da Educação em Cultura de Paz e Práticas Restaurativa e de promover atividades de fomento a ambiência restaurativa e a cultura de paz nas escolas, como vistas a reduzir, de forma gradativa, os graves números da violência na escola e, possivelmente, promover uma transformação social nos bairros atendidos pela escola. A pesquisa concluiu que, apesar de recém-implantado, o NPR vem provocando mudanças significativas nas relações entre os membros da comunidade escolar e reduziu o número de casos de violência no ambiente escolar.
Palavras–chave: Conflitos e Violência na escola. Práticas Restaurativas. Políticas Públicas. Criança e adolescente. Educação.

Abstract:
His study aims to investigate the operation of a public policy aimed at conflict resolution in schools, developed from a project of the Judicial Power of the State of Amapá, in this case the implementation of Nuclei of Restorative Practices and how they affect life of the school community. Based on a qualitative methodology and case study technique, the creation of the NPR at the José Ribamar Pestana State School, located in a peripheral zone of the municipality of Santana / AP, was analyzed, which attends 1090 students from more than five neighborhoods located in its environment and that present different levels of social risk that are reflected in the environment from violent actions ranging from the depredation of the public patrimony to physical aggressions with serious injury. The NPR was created in 2016, aiming to promote a culture of peace, through the mediation of conflicts and the implementation of preventive activities, as a way of coping with indiscipline and school violence. It is composed of a qualified technical team that develop restorative practices according to the demands presented by the Teaching Institutions. Its action is directed to carry out mediations of conflicts, using the methodology of the Restorative Circle of Non-Violent Communication; to carry out Continuing Education for Education Professionals in Culture of Peace and Restorative Practices and to promote activities to foster the restorative environment and the culture of peace in schools, with a view to gradually reducing the serious numbers of violence in the school and possibly , to promote a social transformation in the districts served by the school. The research concluded that, despite being recently implemented, NPR has caused significant changes in the relationships among members of the school community and reduced the number of cases of violence in the school environment.
Keywords: Conflict and Violence in school. Restorative Practices. Public policy. Child and teenager. Education

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUZA, CRISTIANE VILHENA DE. OS DESAFIOS NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ABORDAGEM SOBRE AS PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA EDUCAÇÃO. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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