Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIAÇÃO DO AUXÍLIO PARA DEFICIENTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS

Autor(es):
SAMPAIO, DAVI DE ARAÚJO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O programa nacional de assistência estudantil é uma ação governamental com o objetivo de combater a evasão e retenção dos alunos em condição de vulnerabilidade socioeconômica. O aluno portador de deficiência enfrenta diversas dificuldades na vida escolar, cabe ao Estado brasileiro combater por meio de políticas públicas a desigualdade. A Universidade Federal do Amapá na gestão da política de assistência estudantil criou o auxílio para deficientes visando garantir o direito ao acesso a educação para esses estudantes. Sob essa ótica, se faz necessário um estudo aprofundado acerca do impacto e alcance do auxílio para deficientes dentro da UNIFAP, desta forma pode-se ter uma visão quanto ao papel social exercido por ele na democratização das condições de permanência e na minimização dos efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior, bem como a relevância dessa contribuição para a promoção da inclusão pela educação dos deficientes. O objetivo da pesquisa é analisar a abrangência, materialização e resultados desse auxílio, avaliando na perspectiva dos alunos para propor ações de melhoria. Para isso, esse estudo partiu da pesquisa por meio de documentos, bancos de dados, formulários e questionários, que se mostraram adequados levando-se em consideração a natureza social da pesquisa. Os resultados da pesquisa permitem entender os impactos e efeitos do programa na vida dos estudantes deficientes. Palavras-chave: Assistência estudantil. PNAES. Deficientes.

Abstract:
The national student assistance program is a governmental action aimed at combating evasion and retention of students in conditions of socioeconomic vulnerability. The student with disabilities faces several difficulties in school life, it is up to the Brazilian State to combat inequality through public policies. The Federal University of Amapá in the management of the student assistance policy created the assistance for the disabled in order to guarantee the right of access to education for these students. From this perspective, it is necessary to carry out an in-depth study on the impact and scope of the assistance for the disabled within UNIFAP, in this way one can have a vision about the social role it exerts in the democratization of the conditions of permanence and in the minimization of the effects of the social and regional inequalities in the permanence and completion of higher education, as well as the relevance of this contribution to the promotion of inclusion by the education of the handicapped. The objective of the research is to analyze the scope, materialization and results of this aid, evaluating the students' perspective to propose improvement actions. To do so, this study started from the research through documents, databases, forms and questionnaires, which proved adequate considering the social nature of the research. The results of the research allow us to understand the impacts and effects of the program on the lives of disabled students. Keywords: Student Assistance. PNAES. Disabled

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SAMPAIO, DAVI DE ARAÚJO. AVALIAÇÃO DO AUXÍLIO PARA DEFICIENTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1