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Título:
A POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: REFLEXOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO CAMPUS SANTANA DA UNIFAP (2006 A 2016)

Autor(es):
SANTIAGO, FRANCISCO ORINALDO PINTO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo central compreender as políticas de expansão da Educação Superior nas universidades federais no contexto da mundialização da economia e da contrarreforma do Estado e seus reflexos sobre o trabalho docente no Campus Santana da UNIFAP, no período de 2006 a 2016. Para tanto, adotou-se o método de análise o materialismo histórico e dialético, iniciou-se com a revisão bibliográfica sobre o tema, a qual aponta que a política de expansão desse nível de ensino tem aumentado,utilizando-se como instrumentos de coleta de dados informações disponíveis no Censo da Educação Superior brasileira, constantes no site do INEP, bem como a aplicação de questionários a todos docentes que atuam no referido Campus. Contudo, esse crescimento tem sido maior no setor privado que no público. No caso da expansão do ensino superior do setor público, que é o centro desta investigação, tem sido implementada de forma desproporcional em todo o País. Ao comparar os dados da expansão na relação matrícula/docente entre as universidades federais no Brasil, na região norte e na UNIFAP, percebe-seque, por um lado, os dados desta última instituição superam em mais de 6 mil vezes aos dados do Brasil e mais de 500 vezes os da região Norte. Por outro lado, esses dados da pesquisa particularmente no Campus de Santana apontam para a intensificação do trabalho docente e a precarização das condições de trabalho, uma vez que a expansão do ensino não foi acompanhada de expansão e melhoria das estruturas necessárias para o bom desempenho do trabalho docente.Nota-se, que por um lado, a precarização do trabalho docente no campus Santana está associada a ausência de financiamento em projetos de pesquisa, às condições de infraestrutura dos laboratórios como instrumento pedagógico, realização das atividades de/em campo, salas de aula e condições do serviço de internet. Por outro lado, percebe-se a intensificação do trabalho docente no referido campus, sobretudo no que se refere ao quantitativo de horas para a realização das atividades de ensino, de pesquisa e extensão. Palavras-Chave: Expansão da educação superior federal. Trabalho docente. Precarização e intensificação.

Abstract:
The main objective of this dissertation is to understand the expansion policies of Higher Education in federal universities in the context of the globalization of the economy and the counterreformation of the State and its reflections on the teaching work at Campus Santana of UNIFAP, from 2006 to 2016. For that, the method of analysis was adopted historical and dialectical materialism, began with the bibliographic review on the subject points that the policy of expansion of this level of education has increased, using as instruments of data collection available information in the Brazilian Higher Education Census, listed on the INEP website, as well as the application of questionnaires to all teachers working on the Campus. However, this growth has been greater in the private sector than in the public sector. In the case of the expansion of public sector higher education is the center of this research - it has been disproportionately implemented throughout the country. When comparing the data on the expansion of the enrollment / teaching ratio between federal universities in Brazil, the northern region and UNIFAP, it can be seen that, on the one hand, data from this last institution surpassed Brazil's data by more than 6 thousand times and more than 500 times those of the North. On the other hand, these research data, particularly in the Santana Campus, point to the intensification of teaching work and the precariousness of working conditions, since the expansion of teaching was not accompanied by expansion and improvement of the structures necessary for the good performance of the teaching work. It is noted that, on the one hand, the precariousness of teaching work on the Santana campus is associated with the lack of funding in research projects, the infrastructure conditions of laboratories as a pedagogical instrument, the performance of field activities, classrooms and conditions of the internet service. On the other hand, one can notice the intensification of the teaching work in the mentioned campus, especially as far as the quantity of hours for the accomplishment of the activities of teaching, research and extension are concerned. Keywords: Expansion of federal higher education. Teaching work. Precariousness and intensification.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SANTIAGO, FRANCISCO ORINALDO PINTO. A POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: REFLEXOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO CAMPUS SANTANA DA UNIFAP (2006 A 2016). 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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