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Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDOR: COMO É AVALIADA A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

Autor(es):
SOUZA, DEUSENI OLIVEIRA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Este estudo busca verificar quais são as perspectivas e desafios da política de capacitação e desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Dessa forma, o objetivo geral é descrever e levantar a avaliação da Política de Capacitação e Desenvolvimento dos Servidores Técnico-Administrativos da UNIFAP, no período de 2013 a 2017. A pesquisa é caracterizada como descritiva, utilizando-se para a investigação a abordagem qualitativa. Para isso, a pesquisa teve um percurso metodológico constituído de três etapas: análise documental, grupo focal com os servidores e entrevista com gestores.Para efeito deste estudo, definiu-se como lócus, três Pró-Reitorias: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Pró-Reitoria de Planejamento e Pró-Reitoria de Graduação. Como resultados, obteve-se: identificação de diversas ações implementadas e um número expressivo de servidores beneficiados dentro do período investigado; fragilidades no processo de gestão das ações de capacitação, notadamente no levantamento das necessidades de capacitação; ausência do modelo de gestão da capacitação por competências. A carência de cursos específicos é um dos fatores que desmotivam os técnicos das Pró-Reitorias pesquisadas quanto à participação nas ações, bem como à capacitação continuada.Os resultados também mostraram que houve convergências entre a opinião dos servidores e dos gestores em relação aos impactos das ações no desempenho dos servidores capacitados, sendo evidenciado aspectos positivos como maior segurança, celeridade e mais efetividade nas atividades desenvolvidas. Contribuindo assim para melhoria dos serviços prestados à comunidade acadêmica. Sugere-senovas pesquisas a outras IFES, de modo a ampliar as discussões e a tornar as ações de capacitação mais efetivas.
Palavras-chave: Gestão de pessoas. Gestão por competências. Capacitação de pessoas.

Abstract:
This study aims at verifying perspectives and challenges concerning training and development policies of the technical-administrative servers of the Federal University of Amapá (UNIFAP). Therefore, the main goal is to describe and to do an assessment of the Training and Development Policy of the Technical-Administrative Servers of UNIFAP from 2013 to 2017. The research has a descriptive and qualitative approach. In this sense, the methodological course consisted of three stages: documentary analysis, servers focus group work and interview with managers. For the purpose of this study, three Pro-Rectorates were defined as a locus: Pro-Rectorate of People Management (PROGEP), Pro-Rector of Planning (PROPLAN) and Pro-Rector of Graduation (PROGRAD). The results obtained were: identification of several implemented actions and an expressive number of servers benefited within the investigated period; weaknesses in the process of management of training actions, especially in the survey of training needs; absence of the competence-based management model. The lack of specific courses is one of the factors that discourages the technicians of the Pro-Rectorates researched regarding participation in the actions, as well as the continuous training. The results also showed that there was convergence between servers and managers’ opinions regarding the impacts of the actions on the trained servers performance being evidenced some positive aspects such as more security, celerity and more effectiveness in the developed activities which contribute to improve the services provided to the academic community. Further research is suggested to other IFES in order to broaden the discussions and reach more effective training actions.
Keyword: People Management. Competence management. People development

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUZA, DEUSENI OLIVEIRA DE. POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDOR: COMO É AVALIADA A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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