Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MÉTODO GLENN DOMAN E LEITURA PARA BEBÊS: SENSIBILIZAÇÃO AS MÃES CANGURU

Autor(es):
MOURA, MARIA SILVANIA MESQUITA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:

A literatura atual sobre recém-nascidos possibilita a compreensão do quanto esses bebês são capazes de responder a estímulos e de aprenderem com eficiência dados da realidade, mesmo nos primeiros meses de vida. A estimulação sensorial é determinante para que esse processo aconteça. Com o intuito de preparar crianças para um melhor desempenho na leitura no período pré-escolar, o estudioso Glenn Doman (1964) publica em seu livro um método chamado de Jogo de ensino da leitura que deve ser iniciado com crianças bem  pequenas, ainda bebês. Diante do conhecimento desse método, decidimos desenvolver um estudo com o objetivo de apresentar o método Glenn Doman para mães de bebês recém-nascidos em uma instituição de referência, no município de Fortaleza, e verificar a sua aceitação por parte dessas mães. O estudo foi fundamentado nos autores Barry, Bee, Berns, Ministério Da Saúde. Ciornai, Cunha, Doman, entre outros. Pesquisa de natureza qualitativa realizada de julho a agosto de 2011, na qual utilizou para coleta dos dados a observação participante e as entrevistas, além de oficinas psicopedagógicas como veículo para apresentação e preparação do material para o método da leitura. Estes foram os resultados evidenciados: para algumas mães, a leitura para bebês não trará nenhum benefício nem fará nenhuma diferença na sua experiência escolar. Já as mães que melhor aceitaram o método, compreenderam que o período para estimular os filhos é de fato no primeiro momento de vida, antes dos cincos anos de idade. Perceberam que eles aprendem mais, se estimulados desde cedo, tendo benefícios para sua aprendizagem geral.

 

Palavras-chave: Estimulação. Leitura. Bebês.


Abstract:

The current literature on newborns allow us to understand how babies are able, even in the first months of life, to respond to stimuli and learn information from reality efficiently. Sensory stimulation is essential for this process happen. In order to prepare children for better reading performance at preschool period, the scholar Glenn Doman (1964) published in his book, a method called: Reading instruction game that should be started with very young children, even babies. Facing the existence of this method, we decided to develop a study which aimed to introduce the Glenn Doman method for mothers of newborns in a reference institution in Fortaleza-Brazil, and check the mothers’ acceptance to this method. The study was based on the authors: Barry, Bee, Berns, Health Ministry. Ciornai, Cunha, Doman, among others. “Qualitative research” conducted from July to August of 2011, used participant observation and interviews for data collection, as well as psycho-pedagogical workshops for presenting and preparing materials for the reading method. These were the Highlighted results: for some mothers, reading for babies will bring no benefit or make any difference in their school experience. While the mothers who better accepted the method, understood that the period to stimulate children is in fact the first moment of life, before five years old. They realized that children learn more if stimulated from early ages, with benefits for their overall learning.

 

Keywords: Stimulation. Reading. Babies.


Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MOURA, MARIA SILVANIA MESQUITA. MÉTODO GLENN DOMAN E LEITURA PARA BEBÊS: SENSIBILIZAÇÃO AS MÃES CANGURU. 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1