Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: ANÁLISE DO SISTEMA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL (SMAEF), NO MUNICÍPIO DE RUSSAS - CEARÁ

Autor(es):
SOUSA, DEVANIO FERNANDES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Na atualidade da educação brasileira, impulsionada pelo desenvolvimento da globalização, pautado por intensas transformações na sociedade, tendo a educação com um dos papeis de destaque no seio dessas mudanças e crescimento, percebe-se que tais preceitos vêm provocando preocupações discussões com o desenvolvimento de uma educação de qualidade. A avalição nesse contexto desempenha um fator de grande centralidade como política pública capaz de conduzir todo o processo em busca da qualidade na aprendizagem. Influenciados por essas discussões vários países, estados e municípios vêm desenvolvendo ações institucionais de avaliação, que promovem o gerenciamento e a busca de resultados como política pública educacional, a exemplo do Estado do Ceará em 2007, com a implementação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e no município de Russas em 2010 com o desenvolvimento do Sistema Municipal de Avaliação do Ensino Fundamental (SMAEF). O desenvolvimento desta pesquisa teve o objetivo de analisar o Sistema Municipal de Avaliação do Ensino Fundamental (SMAEF), como uma política educacional de avaliação da aprendizagem, sua relevância e/ou implicações no processo de ensino-aprendizagem para a comunidade escolar Russana, no período de 2016 a 2018, a partir das percepções dos diretores e professores da rede pública municipal. Com base nesse contexto, fez-se necessário a realização de uma pesquisa quanti-qualitativa, que assegurou as reflexões e norteou os caminhos a serem seguidos, apontando as correções pertinentes. Como aprofundamento bibliográfico que teve a pretensão de investigar minunciosamente a compreensão dos conteúdos exclusivos, imanentes a temática, fez-se uso de fontes como: publicações, artigos, dissertações, livros de referências e de leituras correntes, na percepção de alguns autores como Afonso (2009), Bresser-Pereira (2016), Castro (2007), Brook (2012), Freitas (2011), Junior (2017), Machado (2003), Peroni (2016), Ravitch (2011), Vianna (2005), Bezerra (2010) entre tantos outros que serviram de enriquecimento nesta pesquisa. Foi utilizada como estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica e documental, acompanhada de Pesquisa de Campo, aplicado o uso da técnica de entrevistas, que se desenvolveram em duas escolas municipais. No entanto, foi possível compreender o real sentido do conceito de avaliação e suas transformações no cenário educacional como política de aprendizagem, sem
11
considerar apenas a qualidade da educação por meio de resultados, no entanto, perceber que é possível sentir uma aprendizagem que seja realmente significativa e emancipatória na formação do cidadão, sem vislumbrar apenas os resultados para a meritocracia, mas sim, por meio dos aspectos subjetivos ocultos em meio aos processos avaliativos no chão da sala de aula.
Palavras-chave: Políticas Educacionais de Avaliação. Gestão por Resultados (accountability). Transformações na Aprendizagem.

Abstract:
In today's Brazilian education, driven by the development of globalization, characterized by intense transformations in society, with education having one of the prominent roles in these changes and growth, it is perceived that such precepts are provoking discussions about the development of a quality education. The assessment in this context plays a central role as public policy capable of conducting the whole process in search of quality in learning. Influenced by these discussions, several countries, states and cities have been developing institutional However, it was possible to understand the real meaning of the concept of assessment and its transformations in the educational scenario as a learning policy, not only considering the quality of education through results, however, realize that it is possible to feel a learning that is really meaningful and emancipatory in the formation of the citizen, without glimpsing only the results for meritocracy, but rather through the subjective aspects concealed in the middle of the assessment processes on the floor of the classroom.actions that promote the management of results as public educational policy, such as the State of Ceará, with the implementation of the Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPACE) and in the Russas town in 2010 with the development of the Sistema Municipal de Avaliação do Ensino Fundamental (SMAEF). The development of this research had the objective to analyze the Sistema Municipal de Avaliação do Ensino Fundamental (SMAEF), as an educational policy of assessment of learning, its relevance and / or implications in the teaching-learning process from Russas Town school community, in the period from 2016 to 2018, based on the perceptions of the principals and teachers of the municipal public school network. As a bibliographical deepening that had the intention to investigate in detail the understanding of the exclusive contents, immanent thematic, it was made use of sources like: publications, articles, dissertations, reference books and current readings, in the perception of some authors like Afonso (2009), Bresser-Pereira (2016), Castro (2007), Brook (2012), Freitas (2011), Junior (2017), Machado (2003), Peroni (2016), Ravitch (2011), Vianna (2005), Bezerra (2010) among many others that served as enrichment in this research. Bibliographical and documentary research were used as methodological strategy, followed by field research, with the use of interviews technique, which were developed in two municipal schools. However, it was possible to understand the real
13
meaning of the concept of assessment and its transformations in the educational scenario as a learning policy, not only considering the quality of education through results, however, realize that it is possible to feel a learning that is really meaningful and emancipatory in the formation of the citizen, not glimpsing only the results for meritocracy, but rather through the subjective aspects concealed in the middle of the assessment processes on the classroom in itself.
Keywords: Educational Assessment Policies. Accountability. Transformations in Learning.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUSA, DEVANIO FERNANDES DE. A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: ANÁLISE DO SISTEMA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL (SMAEF), NO MUNICÍPIO DE RUSSAS - CEARÁ. 2019. 211 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1