VALIDAÇÃO POR PUÉRPERAS DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA UTILIZANDO O SELF-ASSESSMENT MANEQUIN (SAM)
Autor(es):
SABOIA, DAYANA MAIA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
O desenvolvimento de tecnologias educativas pode auxiliar a prática clínica ao contribuir na disseminação do conhecimento acerca da patologia, formas de prevenção e tratamento, bem como facilitar a adesão dos pacientes aos seus respectivos planos de cuidado. Nesse contexto construir tecnologias que abordem temáticas pouco conhecidas entre os pacientes pode facilitar a identificação da patologia e incentivar a busca por cuidados de saúde que promovam a prevenção ou mesmo o tratamento destas. A Incontinência Urinária (IU) é uma condição de saúde bastante frequente, mas pouco explorada entre as mulheres, fato este constatado pela crença, desse público, de ser a perda de urina um evento fisiológico e natural do pós-parto e processo de envelhecimento. No entanto, desenvolver essas tecnologias não é o bastante. Faz-se necessário a qualificação desse material por meio da avaliação do público-alvo a quem este se destina. Assim, objetivou-se validar a aparência de um aplicativo educativo para prevenção da IU em mulheres após o parto. Estudo de desenvolvimento tecnológico realizado com 22 puérperas captadas em uma maternidade pública de Fortaleza. Os critérios de inclusão foram estar no puerpério de parto vaginal a termo e possuir idade superior a 18 anos. Foram excluídas as mulheres que apresentavam aparente estado mental de saúde comprometido de modo a inviabilizar a avaliação do aplicativo. A coleta de dados se deu durante o mês de junho de 2017 através da aplicação do Self-Assessment Manequin (SAM) que avalia, através da utilização de pictogramas, a satisfação, motivação e sentimento de domínio do público-alvo em relação a sistemas computacionais. Cada dimensão avaliada possui uma escala que varia de um a nove, onde os escores de um a quatro relacionam-se com sentimentos negativos, os escores cinco e seis relacionam-se à sentimentos neutros e os de sete a nove, com sentimentos positivos em relação ao aplicativo. As participantes foram abordadas no período pós-parto, durante a internação. Um tablet contendo o aplicativo Continence App foi entregue as puérperas e após o manuseio do mesmo foi utilizado o instrumento avaliativo. Não foi estipulado tempo mínimo e máximo de uso do aplicativo. Para ser considerado válido quanto a aparência, foi adotado um mínimo de 75% de respostas positivas (escores 7 a 9 do SAM) para cada item avaliado. Os dados foram compilados e analisados por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em
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Pesquisa e aprovado com o CAAE 56539116.4.0000.5054. A idade média das participantes foi de 27 (± 5,42) anos, a maioria (86,4%) possuía parceiro e eram donas de casa (59,1%), a escolaridade média foi de 12 (± 2,85) anos de estudo. Quanto a validade de aparência do Continence App, todas as dimensões foram avaliadas de forma satisfatória pelo público-alvo. As dimensões satisfação e domínio obtiveram 100% de respostas positivas, enquanto a dimensão motivação, 95,5%. Conclui-se que o aplicativo em questão foi considerado válido quanto a aparência segundo avaliação do público-alvo.
Palavras-chaves: Aplicativos Móveis. Incontinência Urinária. Estudos de Validação. Enfermagem.
Abstract:
The development of educational technologies can help clinical practice by contributing to disseminate knowledge about pathology, prevention and treatment, as well as facilitating patients' adherence to their respective plans of care. In this context, constructing technologies that address little known issues among patients can facilitate pathology’s identification and encourage the search for health care that promote prevention or even treatment of these. Urinary Incontinence (UI) is a frequent health condition, but little explored among women, a fact confirmed by the belief in this public that urine loss is a physiological and natural event of the postpartum and aging process. However, developing these technologies is not enough. It is necessary to qualify this material by evaluating the target audience to whom it is intended. Therefore, we aimed to validate the appearance of an educational app for UI prevention in postpartum women. A technological development study was carried out with 22 postpartum women in a Brazilian public maternity hospital. The inclusion criteria were to be in the puerperium of full term vaginal delivery and to be older than 18 years. Women who presented an apparent compromised mental health status were excluded, since they could make the app’s evaluation unviable. Data collection took place during the month of June 2017 through the application of the Self-Assessment Manequin (SAM) that evaluates, using pictograms, the satisfaction, motivation and sense of domain of the target public in relation to computer systems. Each dimension assessed has a scale from one to nine, where scores from one to four relate to negative feelings, scores five and six relate to neutral feelings and those from seven to nine, with positive feelings about the app. Participants were approached in the postpartum period during hospitalization. A tablet containing the application Continence App was delivered to the women and after manipulating it, the evaluation instrument was used. No minimum and maximum usage time was set for the app. To be considered valid in appearance, a minimum of 75% of positive responses (SAM scores 7 to 9) were adopted for each item of the questionnaire. Data were compiled and analyzed through the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 22.0. The study was submitted to the Research Ethics Committee and approved with CAAE 56539116.4.0000.5054. The mean age of the participants was 27 (± 5.42) years, the majority (86.4%) had a partner and were housewives (59.1%) and mean educational
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level was 12 (± 2.85) years of study. As for the appearance validity of the Continence App, the target audience evaluated all dimensions satisfactorily. The satisfaction and domain dimensions obtained 100% positive responses, while the motivation dimension, 95.5%. We conclude that the app was considered valid for appearance according to the target audience’s evaluation.
Keywords: Mobile Applications. Urinary Incontinence. Validation Studies. Nursing.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
SABOIA, DAYANA MAIA. VALIDAÇÃO POR PUÉRPERAS DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA UTILIZANDO O SELF-ASSESSMENT MANEQUIN (SAM)
. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 22 de março de 2025
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