A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES BACHARÉIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM DIÁLOGO ENTRE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E REFLEXIVIDADE
Autor(es):
FLORÊNCIO, THAÍS DE SOUSA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
A crescente inserção de profissionais bacharéis na área de ensino e as
novas demandas de qualificação profissional requerem análises acerca da
formação docente no campo pedagógico. Por meio deste estudo, teve-se como
objetivo compreender como os professores do ensino superior sem formação
pedagógica formal constroem sua formação pedagógica no contexto de uma
universidade pública cearense, mediante a incorporação dos níveis de
reflexividade durante o percurso formativo. Para responder à questão de pesquisa,
a investigação trabalhou no âmbito teórico, as categorias formação docente,
profissionalidade, e reflexividade. O aporte teórico baseia-se nas formulações
de Sacristán (1999), que estabelece uma teoria a sobre os níveis de
reflexibilidade. Delineamos, também, as concepções de Zabalza (2004), Cunha
(2010), Masetto (2003), Pimenta (2002), Anastasiou (2002), Almeida (2012),
entre outros entre outros, buscando compreender como os professores constituem
sua profissionalidade e estabelecem suas trajetórias na docência. Destacamos as
contribuições de Cavalcante (2014), Pimenta e Almeida (2009) buscando
compreender como a pesquisa situa- se no campo da Pedagogia Universitária.
Valendo-se da metodologia qualitativa de caráter descritivo, esse trabalho
assumiu o estudo de caso do tipo único como método de pesquisa, no qual foram
utilizados para a coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário e
análise documental. O grupo pesquisado é composto por professores bacharéis que
são engenheiros civis, os quais mantêm vínculos de permanência efetiva na
universidade, os quais totalizaram sete docentes. Para a interpretação dos
dados coletados, foi utilizada a técnica denominada de análise de conteúdo
temática (MINAYO, 2004). As categorias de análise construídas para o estudo
foram: sinfonia 1-Formação inicial e início da docência; Sinfonia 2- docência
universitária e prática docente e sinfonia 3- ações institucionais. Os
resultados revelaram a partir das sinfonias que os professores engenheiros em
sua maioria iniciam a docência ainda durante a formação inicial através de
programas de monitoria, demonstrando referência ao primeiro nível de
reflexibilidade, caracterizado pela atitude de cunho pessoal e interesse em
disciplinas específicas bem como no âmbito das relações interpessoais. Os
docentes reconhecem a importância do estágio de docência realizado no mestrado
comopercurso formativo e início da
prática em sala de aula, configurando a chegada ao segundo nível de
reflexibilidade. Os desafios elencados pelos docentes refletem a ausência da
formação pedagógica promovida pela universidade, demonstrando a necessidade e relevância
de uma pedagogia universitária, aqui chegamos ao terceiro nível de
reflexibilidade onde os docentes reconhecem as fragilidades advindas do âmbito
pedagógico e seus impactos no fazer docente. Conclui-se que oportunidades de
formação desses docentes precisam considerar a incorporação de ações
institucionais, valorizando a
experiência e os espaços onde se engendram as práticas, oferecendo
possibilidades de partilha, encontros de colaboração, socialização das
vivências de sala de aula, acompanhamento e assessoria com profissionais
especializados, programas de investimentos e de valorização das práticas deensino.
With the increasing
participation of professionals and students in the field of education, and the
changing needs of the professional qualifications require that the analyses
about the teacher training in the educational field. For this study, it was necessary
as the goal is to understand how teachers without training in teaching
methodology in formal build on their pedagogical education in the context of a
public university in the state of Ceará in Brazil, by means of the
incorporation of the levels of reflection, during the course of training. The
answer to the research question, the research has worked within the framework
of the theoretical, and the categories of teacher training, the knowledge,
reflexivity and skills. The theoretical is based on the formulation of
Sacristán (1999), which sets forth a theory of the levels of reflectivity. We
have outlined the concepts of Zabalza (2004), Cunha (2010), Masetto (2003), and
Pepper (2002), Anastasiou (2002), Almeida (2012), among others, in the attempt
to understand how teachers represent their knowledge, and to establish their
careers in the teaching profession. We will highlight the contributions of the
Chan (2014), black Pepper, and Almeida (2009) in the attempt to understand how
research is situated within the field of Pedagogy of the University. Taking
advantage of the methodologyis
qualitative innature and descriptive in
this work has been the study of the case where only one method of research in
which they have been used for data collection: semi-structured interviews,
questionnaire and document analysis. The cohort is comprised of teachers with
bachelor's degrees who are the civil engineers, all of whom retain ties to the
stay of the effective in the university, all of which amounted to seven faculty
members. For the interpretation of the data collected, we used a technique
called content analysis, thematic (MINAYO, 2004). The analysis categories
constructed for the study were: - the symphony-1-in the initial Training and
the beginning of the teaching activity; the Symphony 2 - university teaching,
and teaching practice, and the symphony on the 3 - institutional actions. The
results also showed from the third the teachers, the engineers, in their
majority, they start teaching while they were at the initial training
programmes, m & e, demonstrating that the reference to the first level of
the reflectivity, which is characterized by an attitude of personal touch and
interest in specific subjects as well as in the context of interpersonal
relationships. The academic staff recognise the importance of the level of
teaching carried out at the master's degree as a path of training, and the beginning of the practice, in the
classroom, setting up for the arrival of the second level of reflectivity. The
challenges presented by the teachers reflected the lack of training in teaching
methodology promoted by the university, thus demonstrating the need for, and
relevance of the training college, here we come to the third level of
reflectivity, where the teachers are to recognize the vulnerabilities that come
from the context of teaching and its impact on teaching. It is concluded that
the training of these teachers need to take into account the merger of shares,
institutional, and value the experience, and the sites where they emerge in the
practices of offering and sharing opportunities, meetings, and collaboration,
the pooling of experiences in the classroom, follow-up and advisory services,
with professionals, the programs for investment and enhancement of teachingpractice.
Keywords:
Graduation. Teaching Activities Of The University. Professor bachelor's degree.
Reflection.UVA,
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
FLORÊNCIO, THAÍS DE SOUSA. A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES BACHARÉIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM DIÁLOGO ENTRE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E REFLEXIVIDADE. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1