Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES BACHARÉIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM DIÁLOGO ENTRE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E REFLEXIVIDADE

Autor(es):
FLORÊNCIO, THAÍS DE SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:

A crescente inserção de profissionais bacharéis na área de ensino e as novas demandas de qualificação profissional requerem análises acerca da formação docente no campo pedagógico. Por meio deste estudo, teve-se como objetivo compreender como os professores do ensino superior sem formação pedagógica formal constroem sua formação pedagógica no contexto de uma universidade pública cearense, mediante a incorporação dos níveis de reflexividade durante o percurso formativo. Para responder à questão de pesquisa, a investigação trabalhou no âmbito teórico, as categorias formação docente, profissionalidade, e reflexividade. O aporte teórico baseia-se nas formulações de Sacristán (1999), que estabelece uma teoria a sobre os níveis de reflexibilidade. Delineamos, também, as concepções de Zabalza (2004), Cunha (2010), Masetto (2003), Pimenta (2002), Anastasiou (2002), Almeida (2012), entre outros entre outros, buscando compreender como os professores constituem sua profissionalidade e estabelecem suas trajetórias na docência. Destacamos as contribuições de Cavalcante (2014), Pimenta e Almeida (2009) buscando compreender como a pesquisa situa- se no campo da Pedagogia Universitária. Valendo-se da metodologia qualitativa de caráter descritivo, esse trabalho assumiu o estudo de caso do tipo único como método de pesquisa, no qual foram utilizados para a coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário e análise documental. O grupo pesquisado é composto por professores bacharéis que são engenheiros civis, os quais mantêm vínculos de permanência efetiva na universidade, os quais totalizaram sete docentes. Para a interpretação dos dados coletados, foi utilizada a técnica denominada de análise de conteúdo temática (MINAYO, 2004). As categorias de análise construídas para o estudo foram: sinfonia 1-Formação inicial e início da docência; Sinfonia 2- docência universitária e prática docente e sinfonia 3- ações institucionais. Os resultados revelaram a partir das sinfonias que os professores engenheiros em sua maioria iniciam a docência ainda durante a formação inicial através de programas de monitoria, demonstrando referência ao primeiro nível de reflexibilidade, caracterizado pela atitude de cunho pessoal e interesse em disciplinas específicas bem como no âmbito das relações interpessoais. Os docentes reconhecem a importância do estágio de docência realizado no mestrado como percurso formativo e início da prática em sala de aula, configurando a chegada ao segundo nível de reflexibilidade. Os desafios elencados pelos docentes refletem a ausência da formação pedagógica promovida pela universidade, demonstrando a necessidade e relevância de uma pedagogia universitária, aqui chegamos ao terceiro nível de reflexibilidade onde os docentes reconhecem as fragilidades advindas do âmbito pedagógico e seus impactos no fazer docente. Conclui-se que oportunidades de formação desses docentes precisam considerar a incorporação de ações institucionais, valorizando a experiência e os espaços onde se engendram as práticas, oferecendo possibilidades de partilha, encontros de colaboração, socialização das vivências de sala de aula, acompanhamento e assessoria com profissionais especializados, programas de investimentos e de valorização das práticas de ensino.

Palavras-chave: Formação. Docência Universitária. Docente bacharel. Reflexividade. UVA.



Abstract:

With the increasing participation of professionals and students in the field of education, and the changing needs of the professional qualifications require that the analyses about the teacher training in the educational field. For this study, it was necessary as the goal is to understand how teachers without training in teaching methodology in formal build on their pedagogical education in the context of a public university in the state of Ceará in Brazil, by means of the incorporation of the levels of reflection, during the course of training. The answer to the research question, the research has worked within the framework of the theoretical, and the categories of teacher training, the knowledge, reflexivity and skills. The theoretical is based on the formulation of Sacristán (1999), which sets forth a theory of the levels of reflectivity. We have outlined the concepts of Zabalza (2004), Cunha (2010), Masetto (2003), and Pepper (2002), Anastasiou (2002), Almeida (2012), among others, in the attempt to understand how teachers represent their knowledge, and to establish their careers in the teaching profession. We will highlight the contributions of the Chan (2014), black Pepper, and Almeida (2009) in the attempt to understand how research is situated within the field of Pedagogy of the University. Taking advantage of the methodology  is qualitative in  nature and descriptive in this work has been the study of the case where only one method of research in which they have been used for data collection: semi-structured interviews, questionnaire and document analysis. The cohort is comprised of teachers with bachelor's degrees who are the civil engineers, all of whom retain ties to the stay of the effective in the university, all of which amounted to seven faculty members. For the interpretation of the data collected, we used a technique called content analysis, thematic (MINAYO, 2004). The analysis categories constructed for the study were: - the symphony-1-in the initial Training and the beginning of the teaching activity; the Symphony 2 - university teaching, and teaching practice, and the symphony on the 3 - institutional actions. The results also showed from the third the teachers, the engineers, in their majority, they start teaching while they were at the initial training programmes, m & e, demonstrating that the reference to the first level of the reflectivity, which is characterized by an attitude of personal touch and interest in specific subjects as well as in the context of interpersonal relationships. The academic staff recognise the importance of the level of teaching carried out at the master's degree as a path of training, and the beginning of the practice, in the classroom, setting up for the arrival of the second level of reflectivity. The challenges presented by the teachers reflected the lack of training in teaching methodology promoted by the university, thus demonstrating the need for, and relevance of the training college, here we come to the third level of reflectivity, where the teachers are to recognize the vulnerabilities that come from the context of teaching and its impact on teaching. It is concluded that the training of these teachers need to take into account the merger of shares, institutional, and value the experience, and the sites where they emerge in the practices of offering and sharing opportunities, meetings, and collaboration, the pooling of experiences in the classroom, follow-up and advisory services, with professionals, the programs for investment and enhancement of teaching practice.

Keywords: Graduation. Teaching Activities Of The University. Professor bachelor's degree. Reflection.UVA,


Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FLORÊNCIO, THAÍS DE SOUSA. A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES BACHARÉIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM DIÁLOGO ENTRE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E REFLEXIVIDADE. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1