Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO: A PERSPECTIVA DOS DOCENTES SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autor(es):
ROCHA, FRANCISCO LUCAS SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Este versa sobre a Educação Física no Ensino Médio Noturno, foi uma pesquisa com enfoque qualitativo, em que foi desenvolvida uma entrevista semiestrurada com 07 professores de Educação Física pertencente à Rede Pública Estadual da 9ª Coordenadoria Regional da Desenvolvimento da Educação (9ª CREDE). A pesquisa possui relevância pelo fato da temática ainda ser pouco explorada nas pesquisas na área da Educação Física Escolar, este trabalho pode contribuir para desenvolvimento de outros que implementem os aspectos peculiares do ensino noturno.O presente estudo tem como objetivo geral identificar as percepções dos docentes acerca do ensino da Educação Física no período noturno, seguindo com os objetivos específicos analisar as principais dificuldades para o desenvolvimento das aulas de Educação Física no ensino noturno e desvelar distinções de ações metodológicas que o professores de Educação Física desenvolvem para o ensino noturno.A Educação Física no período noturno é fator essencial para o desenvolvimento dos alunos, seja no intelectual, social e principalmente física, muitos alunos trabalham durante o dia, e a noite chegam à escola desgastados pelo cansaço do trabalho. A Educação Física noturna tende a ser mais questionada, até mesmo a forma de ensino, tentar busca a própria visão dos alunos, como eles se sentem deixando os mesmos expressarem suas vontades, suas ideias, fazendo com que aprendam ter uma visão crítica do seu papel na sociedade, e com isso construído seu conhecimento.
Palavras-chave: Ensino Médio. Ensino Noturno. Educação Física Escolar.

Abstract:
This one is about Physical Education in High School, is a research with a qualitative approach, where a semi-structured interview was developed with 07 (seven) Physical Education teachers belonging to the State Public Network of the 9th Regional Coordination of Education Development (9th CREDE) . The research has relevance because the subject is still little explored in research in the area of Physical Education School, this work can contribute to the development of others that implement the peculiar aspects of night teaching. The present study has the general objective to identify the perceptions of teachers about the teaching of Physical Education in the night period, following with the specific objectives to analyze the main difficulties for the development of Physical Education classes in the night teaching and to reveal distinctions of methodological actions that Physical Education teachers develop for the nocturnal education. Physics at night is an essential factor for the development of students, whether intellectual, social and mainly physical, many students work during the day, and night come to school worn by work fatigue. Physical Education at night tends to be more questioned, even the form of teaching, to seek the students' own vision, how they feel letting them express their wishes, their ideas, causing them to learn to take a critical view of their role in society, and with that built his knowledge.
Keywords: High School. Night Education. School Physical Education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ROCHA, FRANCISCO LUCAS SILVA. EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO: A PERSPECTIVA DOS DOCENTES SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1