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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
‘AOS TRANCOS E BARRANCOS’ - UMA AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA SOBRE A FORMAÇÃO NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE

Autor(es):
ARAÚJO FILHO, PEDRO ALVES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Norteados pelas concepções e preceitos metodológicos da Avaliação de Quarta Geração e do Método Paideia, realizou-se a incursão por um estudo avaliativo participativo com o objetivo de avaliar os caminhos, as estratégias e as ferramentas da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC), para a organização do processo de trabalho e produção do cuidado no contexto da Estratégia Saúde da Família, em um dos cenários de aprendizagem da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RISESP/ CE), mais especificamente, em um dos territórios da Saúde da Família do município de Horizonte, Ceará. Partiu-se da compreensão que o agir na saúde é consequência dos paradigmas hegemônicos, do ensino tradicional na saúde e o modelo biomédico de atenção à saúde, os quais foram socio-historicamente constituídos e são cotidianamente perpetuados em saber/fazer centrado na doença e seus desdobramentos curativistas. Metodologia: Tratou-se de um estudo com abordagem qualitativa e contou-se com 19 participantes dentre os grupos de interesse relacionados: residentes, preceptores, profissionais do serviço, gestores e coordenadores da Residência. Para produção dos dados utilizou-se uma questão geradora por meio da dinâmica de grupo focal e de entrevista aberta. Complementado por observação participante e análise documental. A análise dos dados seguiu o Método Comparativo Constante inerente a análise processual de re-construção e negociação que caracterizam o círculo hermenêutico-dialético. Análise e discussão dos resultados: As construções sínteses revelaram que o processo de formação no contexto da RMSFC é marcado por muitas fragilidades e desafios a serem enfrentados e superados ante os movimentos de conservação do modelo instituído e da necessidade de apoio financeiro e estrutural que garanta a sustentabilidade, continuidade e qualidade do Programa. Evidenciou-se, entretanto, que essa estratégia de formação em serviço tem se mostrado como um caminho para qualificação dos profissionais de saúde e para reorientação do processo de trabalho e produção do cuidado no contexto da Saúde da Família. As estratégias/ferramentas como caminho para qualificar o cuidado na perspectiva da integralidade, entretanto, não configuram uma reorientação do modelo de atenção à saúde hegemônico e do processo de trabalho instituído. O preceptor é destacado como um facilitador e motivador dos encontros de aprendizagem em serviço, estimulando a implicação e articulação dos residentes com a comunidade e com as ações e serviços setoriais e intersetoriais, além de gerenciador de conflitos. Porém, em virtude de desmotivação e falta de estímulo da gestão para exercer a função, mostrou-se muito fragilizada e contraditória, comprometendo o processo de formação proposto pela Residência. Considerações finais: A RMSFC da RIS-ESP/CE é um projeto grandioso e ambicioso em virtude da magnitude, capilaridade e descentralização do Programa, o que acarreta uma série de desafios e fragilidades a serem enfrentados para que a Residência consiga atingir a potência agenciadora da produção de uma subjetividade desviante, conformando outros sentidos e significados para organização do processo de trabalho e produção do cuidado nos territórios da Saúde da Família.
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família. Educação Permanente em Saúde. Residências em Saúde. Cuidado em Saúde. Avaliação de Quarta Geração.

Abstract:
Based on the conceptions and methodological precepts of the Fourth Generation Evaluation and the Paideia Method, a participatory evaluative study was carried out with the objective of evaluating the paths, strategies and tools of the Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC), for the organization of the work process and production of care in the context of the Family Health Strategy, in one of the learning scenarios of the Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE), in one of the territories of Family Health in the Municipality of Horizonte, Ceará. It was based on the understanding that acting in health is a consequence of hegemonic paradigms, traditional teaching in health and the biomedical model of health care, which have been socio-historically constituted and are daily perpetuated in disease-centered knowledge/unfolding curativists. Methodology: It was a study with a qualitative approach and was counted on 19 participants among the stakhouders: residents, preceptors, professionals of the service, managers and coordinators of the Residency. For the production of the data a generative question was used through the focus group dynamics and open interview. Complemented by participant observation and documentary analysis. The data analysis followed the Constant Comparative Method inherent in the process analysis of re-construction and negotiation that characterize the hermeneutic-dialectical circle. Analysis and discussion of the results: The synthesis constructions revealed that the training process in the context of the RMSFC is marked by many fragilities and challenges to be faced and overcome before the conservation movements of the established model and the need for financial and structural support to guarantee sustainability, continuity and quality of the Program. However, it has been shown that this strategy of inservice training has been shown as a way to qualify health professionals and to reorientation of the work process and production of care in the context of Family Health. Strategies/tools as a way to qualify care in the perspective of integrality, however, do not constitute a reorientation of the hegemonic health care model and the work process instituted. The preceptor is highlighted as a facilitator and motivator of the in-service learning meetings, stimulating the involvement and articulation of residents with the community and with sectoral and intersectoral actions and services, as well as conflict manager. However, due to the lack of motivation and lack of stimulation of the management to perform the function, it was very fragile and contradictory, compromising the training process proposed by the Residency. Final considerations: The RMSFC of RIS-ESP/CE is a grandiose and ambitious project due to the magnitude, capillarity and decentralization of the Program, which entails a series of challenges and fragilities to be faced in order for the Residency to reach the Production of a deviant subjectivity, conforming other meanings and meanings for organization of the work process and production of care in the territories of Family Health.
Keywords: Family Health Strategy. Continuing Education in Health. Health Residency. Health Care. Fourth Generation Evaluation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ARAÚJO FILHO, PEDRO ALVES DE. ‘AOS TRANCOS E BARRANCOS’ - UMA AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA SOBRE A FORMAÇÃO NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE. 2017. 217 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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