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Repositório Institucional - UECE
Título:
A PESQUISA COMO POTENCIALIZADORA DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO PIDIB–UECE

Autor(es):
Menezes, Eunice Andrade de Oliveira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Pesquisa e reflexão têm ocupado a atenção de pesquisadores e formadores no debate sobre formação docente. Na proposta institucional do PIBID-UECE, campo empírico deste estudo, esses construtos se estabelecem como principal aporte teórico. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de entender se nas atividades formativas desenvolvidas na instituição mencionada, a pesquisa favorece a promoção da reflexão crítica sobre a prática docente. De modo específico, o estudo buscou: Conhecer as concepções de pesquisa que os coordenadores de área anunciam ao descreverem as atividades formativas do PIBID-UECE; Mapear práticas dessa proposta institucional que apontem para um processo de iniciação à docência consoante com a ideia de aprender e ensinar pela pesquisa; Verificar a existência de estratégias formativas trabalhadas no PIBID–UECE que favoreçam o pensamento reflexivo sobre a prática docente; Apresentar reflexões advindas dos dados da tese que indiquem um processo formativo fundamentado na pesquisa como geradora de reflexão crítica sobre a prática docente. Dessa forma, a pesquisa de campo teve como participantes 4 professores do Ensino Superior, 4 professores da Educação Básica e 4 estudantes de licenciatura que integram/integraram o PIBID-UECE. Tratou-se de uma investigação contornada pela abordagem qualitativa, com referencial teórico-metodológico no estudo de caso tipo etnográfico, e desenvolvida sob as técnicas do questionário e da entrevista semiestruturada, com o processo de análise sustentado em BARDIN (2016). Houve ainda o suporte de um software para pesquisa de métodos qualitativos e mistos, o N-VIVO 10. Constatamos que as concepções de pesquisa dos professores do Ensino Superior envolvidos no PIBID-UECE traduzem essa atividade como possibilidade de inovação do processo de ensino-aprendizagem; elemento indispensável para a superação de situações-limite tangíveis à prática docente; ferramenta promotora do diálogo crítico e atitude questionadora. Por meio do confronto de opiniões desses docentes, assim como dos professores da Educação Básica e dos alunos de licenciatura que integram/integraram o referido programa, foi possível compreender que nas atividades formativas que aqueles formadores desenvolvem no PIBID-UECE a pesquisa ocupa papel proeminente na construção do processo reflexivo dos futuros docentes, bem como dos professores que já atuam na profissão. Constatamos, além disso, que o referencial adotado na proposta do PIBID-UECE inspira esforços para o estreitamento da relação teoria-prática, fato que acena para a sugestão de que o processo formativo desenvolvido em tal proposta pode influenciar novas iniciativas que tornem a pesquisa uma fonte geradora de reflexão crítica sobre a formação e a
prática docente. 
Palavras-chave: Pesquisa. Reflexão crítica. Formação docente. Iniciação à docência. PIBID-UECE.

Abstract:
Research and reflection have occupied the attention of trainers and researchers in the debate about teacher education. In PIBID-UECE institutional proposal, empirical field of this study, these constructs are established as main theoretical contribution. Therefore, this study objective was to understand if in the training activities developed in the mentioned institution, the research favors the promotion of critical reflection on the teaching practice. Specifically, the study sought to: Know the research conceptions that coordinators of the field announce when describing PIBIDUECE formative activities; To map practices of this institutional proposal that point to a teaching initiation process according to the idea of learning and teaching by the research; To verify the existence of formative strategies worked in the PIBID-UECE that favors the reflexive thought about the teaching practice; To present reflections from the thesis’ data that indicate a research based formative process as generator of critical reflection on the teaching practice. Thus, the field research had as participants 4 Higher Education teachers, 4 Basic Education teachers and 4 undergraduate students that integrate/integrated PIBID-UECE. This was an investigation, based on the qualitative approach, with a theoretical-methodological reference in the ethnographic case study, and developed under questionnaire and semi-structured interview techniques, with the analysis process supported by BARDIN (2016). There was also software support for the research on qualitative and mixed methods: N-VIVO 10. We found that the research conceptions of PIBID-UECE involved Higher Education teachers translates this activity as a possibility of innovation in the teaching-learning process; an indispensable element for overcoming limiting situations tangible to the teaching practice; a tool that promotes critical dialogue and a questioning attitude. Through confrontation of opinions of these teachers, as well as the Basic Education teachers and the undergraduate students who integrate/integrated the referred program, it was possible to understand that in the formative activities that those trainers develop in PIBID-UECE the research occupies a prominent role in the construction of reflective process the of the future teachers, as well as of the teachers who already work in the profession. We also note that the referential adopted in PIBID-UECE proposal inspires efforts to narrow the theory-practice relationship, a fact that beckons to the suggestion that the formative process developed in such proposal may influence new initiatives to make the research a generating source of critical reflection on the formation and the teaching practice.
Keywords: Research. Critical reflection. Teacher training. Initiation to teaching. PIBID-UECE.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Menezes, Eunice Andrade de Oliveira. A PESQUISA COMO POTENCIALIZADORA DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO PIDIB–UECE. 2017. 287 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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