Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A RELAÇÃO ENTRE MATURIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (TRL) E MECANISMOS DE APRENDIZAGEM, COLABORAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA EM PROJETOS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Autor(es):
ANTENOR, GISELE APARECIDA CHAVES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A transformação dos resultados de pesquisa científicas e tecnológicas em novos produtos, processos e serviços das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) para o mercado é hoje pauta do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). A partir da regulamentação do Marco Legal Brasileiro de Inovação foram estabelecidos mecanismos pelas quais as ICTs possam viabilizar transferências tecnológicas e as interações com o setor produtivo. Apesar dessas relações na teoria serem imprescindíveis, na prática, enfrentam obstáculos como a falta de conexão entre as ofertas tecnológicas das ICTS e as demandas do mercado. Uma lacuna emerge sobre o grau de maturidade científica e tecnológica das ICTs para o mercado e suas possíveis relações com mecanismos aprendizagem, colaboração e de transferência tecnológica, o que estimulou a questão de partida desse estudo. Para elucidar a questão realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e natureza aplicada, cujo objetivo foi descritivo, com procedimentos de pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo com triangulação das evidências empíricas e comparação dos resultados foi aplicada para compreensão das percepções dos pesquisadores entrevistados. Foram analisados dezessete projetos, sendo três da UFC, seis do IFCE, três da UNIFOR e cinco da UECE. Os resultados demonstram que há indícios de relações entre o nível de TRL com os mecanismos propostos. Verificou-se que os grupos de pesquisa com TRL mais maduras na escala também são aqueles em que os grupos demonstraram maior experiência, com a característica acumulativa do aprendizado. Identificou-se que os grupos utilizam com frequência os mecanismos de colaboração, seja técnica, científica, dentro da sua instituição ou com outras, apesar de não ter sido possível identificar um padrão que possa estabelecer uma relação direta. Quanto aos mecanismos de transferência de tecnologia, percebeu-se a busca contínua dos pesquisadores para a transferência de seus inventos para o mercado, principalmente na forma de spin-offs e projetos de desenvolvimento colaborativos com o setor produtivo. Todos os projetos pesquisados nasceram com a intenção aplicada, ou seja, de se tornar um produto. Há indícios ainda de que o apoio institucional dos NITs e demais instrumentos da organização para apoiar os pesquisadores pode afetar positiva ou negativamente na evolução da maturidade tecnológica. O estudo contribui para a elucidação da questão de partida e sugere que outras relações e fatores envolvidos sejam analisados em estudos futuros.
Palavras-chave: Maturidade Tecnológica. Colaboração. Aprendizagem. Transferência de Tecnologia. Projetos Científicos e Tecnológicos.

Abstract:
The transformation of scientific and technological research results into new products, processes and services from Institutions of Science, Technology and Innovation (ICTs) to the market is agenda, nowadays, to the National System of Science, Technology and Innovation (SNCTI). Based on the regulation of the Brazilian Legal Framework for Innovation, mechanisms were established through which ICTs could make technological transfers and interactions with the productive sector possible. Despite these relationships in theory are essential, in the real world, they face obstacles such as the lack of connection between the technological offerings of ICTS and the demands of the market. A gap emerges from the degree of scientific and technological maturity of ICTs for the market and their possible relations with learning, collaboration and technology transfer mechanisms, which stimulated the starting point of this study. In order to elucidate the question, a qualitative and applied research was carried out, through a descriptive goal, based on field research procedures, and semi-structured interviews. Content analysis with triangulation of empirical evidence and comparison of results was applied to understand the perceptions of the interviewed researchers. Seventeen projects were analyzed, three from the Federal University of Ceará (UFC), six from the Federal Institute of Ceará (IFCE), three from Fortaleza University (UNIFOR) and five from the State University of Ceará (UECE). The results show that there are clues of possible relations between the level of TRL and the proposed mechanisms as colaboration, learning and technological transfer. The study seems to indicate that how much more mature TRL research groups in the scale are also those in which the groups demonstrated greater experience, with the cumulative learning characteristic. It has been identified that mature groups often use more collaborative mechanisms, whether technical or scientific, within their institution or with others, although it has not been possible to identify a pattern that can establish a direct relationship. From the study still emerges that the researchers continued to search for the transfer of their inventions to the market, mainly in the form of spin-offs and collaborative development projects with the productive sector, through technological transfer mechanisms. Another important finding is that all the researched projects were born with the intention applied, that is, reach the market as a product. There is also evidence that the institutional support of Technological Transfer Offices (TTOs) and other tools of the organization to support researchers can positively or negatively affect the evolution of technological maturity. The study contributes to the elucidation of the starting point and suggests that other relationships and factors involved be analyzed in future studies.
Keywords: Technology Readiness Level (TRL). Learning. Collaboration. Technology Transfer Mechanisms. Scientific and Technological Projects.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ANTENOR, GISELE APARECIDA CHAVES. A RELAÇÃO ENTRE MATURIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (TRL) E MECANISMOS DE APRENDIZAGEM, COLABORAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA EM PROJETOS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1