Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O USO TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS PARA SURDOS

Autor(es):
FREITAS, DIELLE ARAÚJO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Esse trabalho tem como meta verificar bibliografias sobre tecnologias disponíveis que podem ser utilizadas em aulas para alunos surdos. Com a grande utilização de recursos tecnológicos em aulas para alunos ouvintes, se faz necessário levar também esses recursos para alunos surdos, pois o mesmo interesse, ou falta dele, que existe pelos estudos com alunos ouvintes, existe também com alunos surdos. Segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE, 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva. Desses, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa, situação em que há uma perda entre 70 e 90 decibéis (dB). Desses, cerca de um milhão são jovens até 19 anos. Mesmo com um número tão elevado de surdos no Brasil, ainda temos poucos recursos destinados a esse público. A pesquisa foi feita a partir da análise das tecnologias digitais utilizadas em sala de aula e as que são possíveis de serem utilizadas em aulas para alunos surdos. Foram feitas diversas pesquisas em sites como google acadêmico, google, scielo para obter as informações necessárias. Foram encontradas diversas ferramentas tecnológicas que estão sendo utilizadas em sala de aula, e dentre tantas encontradas, foram selecionadas apenas 10, que foram analisadas e apresentadas como úteis para se utilizar com alunos surdos.
Palavras-chave: Tecnologias digitais. Inclusão. Surdo. Libras.

Abstract:
This work aims to verify the available bibliographies about technologies that can be used in classes for deaf students. With the great use of technological resources in classrooms for hearing students, it is necessary to take these resources also to deaf students, since the same interest, or lack thereof, which exists through studies in a listening student, also exists in deaf students. According to the 2010 IBGE Census, 9.7 million people are hearing impaired. Of these, 2,147,366 million have severe hearing loss, in which there is a loss between 70 and 90 decibels (dB). About one million are young people under the age of 19. Even with such a high number of deaf people in Brazil, we still have few resources for this audience. The research was based on the analysis of the technologies used in the classroom and those that are possible to be used in classes for deaf students. There have been several searches on websites such as google academic, google, scielo to obtain the necessary information. I found several technological tools that are being used in the classroom, and among so many found, only 10 were selected, which were analyzed and presented how useful to use in the classroom with deaf students.
Keywords: Digital technologies. Inclusion. Deaf. Libras.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
FREITAS, DIELLE ARAÚJO. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O USO TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS PARA SURDOS. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1