Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO CURRÍCULO DE LICENCIATURA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES FORMADORES DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autor(es):
Medeiros, Jeanne Barros Leal de Pontes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Este trabalho parte da tese de que a reforma na estrutura curricular das Licenciaturas como resposta à legislação vigente para a formação de professores no Brasil, desencadeou posturas e sentimentos diversificados, (re)significando o currículo do Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde mantido pela Universidade Estadual do Ceará. A pesquisa se desenvolveu por meio de um Estudo de Caso e teve como base o referencial epistemológico relacionado às teorias críticas de currículo. Objetivou conhecer as concepções dos docentes com relação ao currículo de Licenciatura, captar suas ideologias subjacentes, identificar as forças que interferem na sua prática pedagógica e compreender como têm se relacionado à construção identitária sobre a docência. A coleta de dados partiu de análise documental; do levantamento estruturado; de entrevistas e de uma roda de conversa. A análise do projeto pedagógico mostra que esse documento foi elaborado para atender aos ditames legais pertinentes à formação de professores da educação básica, tendo como principal alteração apenas a inclusão das Práticas Curriculares. O Levantamento Estruturado informa que os pesquisados compreendem a reestruturação curricular como um momento difícil, que impactou a realidade do Curso de Ciências Biológicas, significando mudanças na estrutura formativa entendida como ideal para a formação do Biólogo e o enfretamento solitário de desafios relacionados à formação de professores. No entanto, esses docentes consideram ter sido a reforma curricular um avanço, pois essa nova realidade produziu conhecimentos e propiciou o surgimento de novas posturas relativas à prática docente no curso de Ciências Biológicas. As entrevistas apontam um forte vínculo afetivo desses professores com o curso investigado e demonstram que há, considerável esforço no sentido de superar obstáculos do currículo. Mostram também que os professores que se dispuseram a enfrentar os desafios da Licenciatura, tornaram-se mais sensíveis às questões do fazer docente e passaram a buscar criativamente novas alternativas de ensinar e de aprender. A investigação revela que é preciso superar a ideia tradicional que os professores têm sobre o significado do termo currículo e avançar nas questões que envolvem a formação do Biólogo licenciado.
Palavras-chave: Currículo de Licenciatura. Ciências Biológicas. Identidade Docente.

Abstract:
This thesis is raised by the curriculum structure reformation of the Degree courses as a result of the current legislation for teachers’ formation in Brazil. The reformation generated diverse feelings and attitudes, giving a new meaning for the curriculum of the Degree in Biological Sciences of the Health Sciences Center, part of the State University of Ceará. The work reports the case study on the curriculum of the Degree in Biological Sciences, based on the epistemological background related to critical theories of the curriculum. It aimed to understand the teacher’s conception about the Degree curriculum and their underlying ideologies, as well as to identify the agents that might interfere in their pedagogical practice, and to perceive the way they experience the identity construction. The data collection considered: a document analysis, a structured survey, interviews, and a round of conversation. The pedagogical project analysis reveals that the curriculum was developed to meet the regulation pertinent to the formation of teachers of basic education. Thus, the main amendments on the Degree course curriculum concern the inclusion of the Curricular Practices (represented by the Practices as Curricular Element, by the Supervised Academic Training and by the Complementary Activities) as a compulsory part of the Sciences and Biology teacher’s formation. The structured survey shows that teachers involved in this study perceive the curricular reform as a difficult moment. This implied the rupture of a formative construction ideal for the formation of a Biologist and for the lonely confrontation with the challenges related to teacher’s formation. Yet, the teachers consider the curricular reform as a progress, as the new reality produced knowledge and fostered the development of new attitudes regarding the teaching practice in the Biological Sciences Course. The interviews point out a strong emotional connection between teachers and the course under investigation. Besides, it shows that there is a substantial effort from them to overcome the constraints of the curriculum. Moreover, it demonstrates that the teachers who committed to face the challenges of a Degree course managed to rework their attitudes and to improve their relationship with the students. Therefore, they became more sensible to the teaching issues and creatively searched for alternatives to teach and learn. This research showed that it is needed to overcome the conventional idea of the teachers about the meaning of the term curriculum and to move forward into issues related to the assignments of a graduate Biologist.
Keywords: Degree Course Curriculum. Biological Sciences. Teacher Identity.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Medeiros, Jeanne Barros Leal de Pontes. SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO CURRÍCULO DE LICENCIATURA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES FORMADORES DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2017. 290 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1