Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autor(es):
SILVA, DANIELLE FREIRES DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente trabalho traz uma investigação em estudos sobre a formação docente,
as contribuições e os desafios encontrados em implementar as tecnologias digitais
em sala, e como esta demanda ocorre. É certo que os professores em sua maioria
são imigrantes digitais, pois não nasceram nesta explosão de tecnologias digitais
espalhadas em aparelhos com alta inteligência. E os alunos nativos desta
tecnologia, já que crescem arrodeados de engenharias eletrônicas, e por esta razão
sentem se amigáveis com esta, uma vez que têm uma grande habilidade com estas
tecnologias, sabem manuseá-las, e lidam com muita naturalidade. Este trabalho tem
por objetivo evidenciar a importância das tecnologias digitais para a formação
docente, e a partir disto possa utilizar estes recursos digitais em sala de aula como
forma de melhorar os índices de aprendizagem. A metodologia aplicada a esta
produção foi a pesquisa bibliográfica, realizada em sites acadêmicos via internet. Os
resultados deste trabalho consiste na percepção da grande importância da utilização
das TICs em sala de aula, diagnosticando os maiores desafios desta mais nova
metodologia de ensino mediada pelos aparelhos e programas tecnológicos. Mas, o
que impulsiona o educador a transformar sua metodologiaé o empenho em saber
que pode trazer grandes resultados positivos ao aprendizado dos alunos.
Palavras-chave: Formação Docente. Tecnologias Digitais. Desafios e Contrinuições

Abstract:
The present work brings an investigation into studies about teacher education, the
contributions and challenges encountered in implementing the digital technologies in
the classroom, and how this demand occurs. It is true that teachers are mostly digital
immigrants, not born in this explosion of digital technologies scattered in devices with
high intelligence. And the migrant students of this technology, since they grow up
surrounded by electronic engineering, and for this reason feel friendly with it, since
they have a great ability with these technologies, they know how to handle them, and
they deal very naturally. This work aims to demonstrate the importance of digital
technologies for teacher education, and from this can use these digital resources in
the classroom as a way to improve learning rates. The methodology applied to this
production was the bibliographic research, carried out in academic sites via the
internet. The results of this work consist in the perception of the great importance of
the use of ICTs in the classroom, diagnosing the major challenges of this new
methodology of teaching mediated by the devices and technological programs. But
what drives the educator to transform his methodology is the commitment to know
that can bring great positive results to students' learning.
Keywords: Teacher Training. Digital Technologies. Challenges and Contrinations

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, DANIELLE FREIRES DA. CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1