O presente trabalho traz uma investigação em estudos sobre a formação docente,
as contribuições e os desafios encontrados em implementar as tecnologias digitais
em sala, e como esta demanda ocorre. É certo que os professores em sua maioria
são imigrantes digitais, pois não nasceram nesta explosão de tecnologias digitais
espalhadas em aparelhos com alta inteligência. E os alunos nativos desta
tecnologia, já que crescem arrodeados de engenharias eletrônicas, e por esta razão
sentem se amigáveis com esta, uma vez que têm uma grande habilidade com estas
tecnologias, sabem manuseá-las, e lidam com muita naturalidade. Este trabalho tem
por objetivo evidenciar a importância das tecnologias digitais para a formação
docente, e a partir disto possa utilizar estes recursos digitais em sala de aula como
forma de melhorar os índices de aprendizagem. A metodologia aplicada a esta
produção foi a pesquisa bibliográfica, realizada em sites acadêmicos via internet. Os
resultados deste trabalho consiste na percepção da grande importância da utilização
das TICs em sala de aula, diagnosticando os maiores desafios desta mais nova
metodologia de ensino mediada pelos aparelhos e programas tecnológicos. Mas, o
que impulsiona o educador a transformar sua metodologiaé o empenho em saber
que pode trazer grandes resultados positivos ao aprendizado dos alunos.
Palavras-chave: Formação Docente. Tecnologias Digitais. Desafios e Contrinuições