Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO ORAL EM INGLÊS A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DA UFC VIRTUAL EM QUIXADÁ

Autor(es):
CARNEIRO, KAROLINE ZILAH SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Programas de  Educação a Distância são alternativas viáveis  para interiorizar a formação de
professores de  Inglês como língua estrangeira, mas um desafio permanece:  o uso de recursos
tecnológicos nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para  fomentar  interações orais
sincrônicas entre tutores e alunos. Para investigar esse problema, este trabalho levantou dados
junto a  alunos do Curso de  Licenciatura  Plena em Letras  –  Língua Inglesa e suas Literaturas,
na  modalidade  a  distância,  do  Instituto  Universidade  Virtual  (UFC  Virtual),  no  polo
Quixadá/CE.  Os  objetivos  foram  averiguar  os  desafios  e  possíveis  soluções  para  o
desenvolvimento  da  produção  oral  em  Língua  Inglesa  (speaking)  e  verificar  o  nível  de
satisfação dos discentes com o AVA Solar enquanto ferramenta para a aprendizagem dessa
habilidade. Para tais fins, a pesquisa teve os seguintes procedimentos como base: 1) observação
participante e descrição das atividades orais no Solar no decorrer da disciplina Língua Inglesa
3A –  Compreensão e Produção Oral, no semestre 2018.1; 2) observações participantes  e relatos
de  dois  encontros  presenciais;  3)  aplicação  de  questionário  semiaberto  a  dez  alunos
matriculados na disciplina. A análise da primeira etapa demonstrou que, a cada lição, as tarefas
consistiam no envio de dois áudios com gravações individuais e em duplas feitas pelos alunos.
A maioria afirmou que lia  textos  escritos  por eles em inglês,  simulando conversações. Já as
observações das aulas presenciais ocorreram em 22 de março e 9 de abril de 2018, no polo da
UFC  Virtual  em  Quixadá.  Na  ocasião,  os  alunos  se  engajaram  em  tarefas  de  speaking,
recebendo comentários imediatos do tutor.  Por fim, o  grupo respondeu um  questionário sobre
o processo de produção oral na disciplina a distância, tendo a maioria considerado a quantidade
de  encontros  presenciais  insuficiente  para  conversar  em  inglês  com  espontaneidade.  Os
resultados  obtidos  sugerem  que,  em  semanas  nas  quais  não  há  aula  no  polo,  os  alunos
necessitam de orientações sincrônicas mais frequentes, sejam elas por meio de webconferências
ou por outros canais de comunicação instantâneos, para superar suas dificuldades no momento
das interações orais.
Palavras-chave: Educação a Distância. Aprendizagem de Língua Inglesa. Desenvolvimento
de Oralidade.

Abstract:
Distance Learning Programs are practical options to decentralize and expand formal University
education  for English as Second Language  (ESL)  teachers in Brazil. However, one challenge
regarding Virtual Learning Environments (VLE) remains: the use of technological resources to
encourage synchronous oral interactions between students and tutors.  In order to investigate
this issue, this work collected  data from a group of English Language Licentiate students in a
distance education program offered by Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), in the  city
of Quixadá, Ceará. One  of the main goals was to understand  the challenges and  find  possible
solutions to develop  the speaking skill in  this context.  It  was  also  necessary to verify if the
students were satisfied with the VLE Solar as a  means  of  practicing  speaking. This  research
applied the following procedures: 1)  a participant observation and a description of oral tasks
required  at  Solar  during  the  third  term’s  English  Language  –  Oral  Production  and
Comprehension course, in the first semester of the year 2018; 2) a participant observation and
a report from  two face-to-face classes;  3)  a semi-structured  questionnaire survey, which  was
answered by ten students. The first stage analysis showed that the oral tasks asked the students
to  record  two  audio  files,  one  individual  and  another  in  pairs.  The  majority  of  the  learners
affirmed that they  have  read written texts in English pretending to be chatting. In a second
moment, the students participated in two face-to-face classes on Mach 22
nd
and April 9
th
2018,
at the UFC Virtual’s center in Quixadá. They practiced conversation skills and received instant
tutor’s  feedback.  Finally,  ten  students  replied  the  survey  about  the  learning  process  of  the
speaking skill in distance education. The majority of them considered that the amount of faceto-face lessons was insufficient to develop  English  conversations  spontaneously.  The results
suggest  that  the  students  need  more  frequent  synchronous  tutoring,  whether  they  are  web
conferenced or through other instant media, to overcome the problems during oral interactions.
Key-words: Distance Education. English Language Learning. Speaking Skill.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
CARNEIRO, KAROLINE ZILAH SANTOS. A APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO ORAL EM INGLÊS A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DA UFC VIRTUAL EM QUIXADÁ. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1