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Repositório Institucional - UECE
Título:
“TRAZENDO A ESCRITA PRO LUGAR”: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO EPROFISSIONALIZAÇÃO ENTRE MULHERES DO QUILOMBO DO CURIAÚ

Autor(es):
SILVA, CLARICE COSTA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta pesquisa trata das mulheres negras do Quilombo do Curiaú no que se refere à educação e à busca pela formação profissional para a valorização e reconhecimento na sociedade, sobretudo no Estado do Amapá. Uma vez que a educação deve ser oportunizada a todas/os, pretende-se entender o seu contexto histórico, antropológico e social que ora interferem ou não na atuação do povo negro, sobretudo das mulheres, numa dimensão étnica racial. Com base nesse contexto o objetivo central da dissertação está em investigar quais as situações da dimensão racial, que influenciam o processo da autovalorização desses sujeitos femininos. Sabe-se que o sistema escravista do passado, levou a polução negra a uma exclusão social sem visibilidade enquanto ser cidadão e membro de uma sociedade por seus direitos, principalmente quando o assunto se relaciona à cor ou gênero. A metodologia utilizada foi estudo de campo, numa abordagem qualitativa e quantitativa, através da aplicação de questionários para um grupo representativo de 30 mulheres (entre 22 a 45 anos) associado ao diálogo informal que permitiu o enriquecimento do tema proposto, e da realização de entrevista à presidente da Associação de Mulheres do Quilombo do Curiaú. Os resultados da pesquisa levaram ao entendimento de que as mulheres continuam sendo esquecidas ou menosprezadas, nos espaços educacionais e profissionais, nos quais são poucas as oportunidades para atuarem e serem valorizadas. Mas, o trabalho de campo, também fez uma outra reflexão em que, apesar das dificuldades e falta de compromisso do poder público e de algumas mulheres, muitas estão concluindo seus estudos e buscando nova formação tanto educacional quanto profissional. A análise dos dados revelou a importância da mulher valorizar-se a cada dia e buscar seus espaços de poderes dentro de uma identidade cultural e um comprometimento com as políticas públicas para a população negra de maneira a dar maior visibilidade e reconhecimento de suas práticas, numa visão freireana, da qual se faz necessário inserir-se num contexto de valorização do momento histórico, étnico e racial da época para uma presença atuante. A pesquisa foi desenvolvida durante o período de 2017 a 2019, sendo que o acesso à comunidade para a intervenção e concretização do trabalho de campo se deu durante o ano de 2019. Foi um momento importantíssimo para dar respaldo ao objeto de pesquisa, em que o quilombo do Curiaú concentra 100% das mulheres sendo negras pelo contexto
histórico que a comunidade é formada. A dissertação trata de enfatizar a mulher negra, para dar maior visibilidade de sua importância na sociedade e, sobretudo difundir suas experiências, anseios e dificuldades para atuar nos diversos contextos. Não se pretende esgotar aqui os estudos, ao contrário, deseja suscitar maiores interesses para novos pesquisadores numa perspectiva de autovalorização e reconhecimento de um grupo étnico racial tão importante quanto os demais.
Palavras Chave: Mulher Negra. Política Pública. Educação. Formação Profissional

Abstract:
This work, realized with black women from Quilombo do Curiaú, refers to their education and search for education looking for society’s appreciation and recognition, mostly on the brazilian state of Amapá. Education should be a real opportunity to everyone, so we intend to understand their historical, anthropological and social context, which sometimes interfere on black people acting, specially on women, on na ethnic racial dimension. Using this context as basis, this work’s main objective is to investigate which situations on the racial dimension influence the autovaluating process of those women. The slavery on the past leaded black people to social exclusion, without visibility as citizen and members of the society, specially when it relates to skin color and gender. The method was a case study on a qualitative approach and the research instrument was a questionnaire, applied with a group of 30 women with ages between 22 and 45 years old. Also was realized na interview with the presidente of Associação de Mulheres do Quilombo do Curiaú (portuguese for Curiaú Quilombo Women’s Association). The results show that those women are still forgotten and underestimated on the professional and educational spaces without opportunities and professional appreciation. The field research also leaded to a perception that, even on that situation, a relevant part of those women are concluding their studies and searching for educational and professional qualification. The data analysis revealed the relevance of self appreciation and search for empowerment to those women, looking for cultural identity and commitment with public policy to black population, which on a Freire’s perception tend to a need of insert themselves on a contexto of appreciation of historic, ethnic and racial moment. The research was developed between 2017 and 2019 and the access to the community occured in 2019. It was an important moment to back up the object of the research since Curiaú Quilombo concentrate almost 100% of black women. The emphasis of this work is the black women, their relevance on the society and, above all, to spread their experiences, yearnings and difficulties. It is not our intention to finish the theme on this work, instead we want to arouse the interesting of this theme on other researchers.
Keywords: Black women. Public policy. Education. Professional background.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, CLARICE COSTA DA. “TRAZENDO A ESCRITA PRO LUGAR”: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO EPROFISSIONALIZAÇÃO ENTRE MULHERES DO QUILOMBO DO CURIAÚ. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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