Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CARTILHA ILUSTRADA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM DA LEISHMANIOSE VISCERAL

Autor(es):
ARRUDA, MESSIAS RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A biologia, enquanto componente curricular do ensino médio, configura-se como uma disciplina de relevada importância, seja para uma melhor compreensão de fenômenos naturais, seja para a formação de uma visão crítica da realidade. Todavia, a forma como a disciplina se apresenta ao aluno depende muitas vezes das práticas pedagógicas utilizadas pelo professor. Nesse contexto, os recursos didáticos podem constituir ferramentas importantes para a prática docente, facilitando a compreensão de diversos conteúdos bem como tornando a disciplina mais próxima da realidade do educando e, portanto, mais convidativa durante o processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho teve por objetivo elaborar, como recurso didático a ser utilizado em sala de aula, uma cartilha informativa e ilustrada, utilizando o gênero de história em quadrinhos, para abordar de forma interdisciplinar o tema Leishmaniose Visceral, uma doença de relevada importância em saúde pública no estado do Ceará. Durante a prática docente sobre essa doença foi utilizada uma metodologia de natureza aplicada, do tipo descritivo, tendo como público-alvo 46 alunos de ensino médio de uma instituição pública de ensino do estado do Ceará. Com o intuito de verificar o recurso didático, foram aplicados aos discentes questionários avaliativos (testes), antes e após o uso da cartilha em sala de aula. Os dados obtidos foram analisados numa abordagem quali-quantitativa, sendo categorizados e consolidados segundo análise de conteúdo de Bardin. As observações do aumento do interesse dos alunos durante a leitura da história em quadrinhos presentes na cartilha e a análise dos resultados obtidos a partir dos testes avaliativos, sugeriram que, durante o processo de ensino-aprendizagem, a cartilha ilustrada facilitou a compreensão dos educandos sobre a Leishmaniose visceral e o seus aspectos socioambientais.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Cartilha ilustrada. História em quadrinhos

Abstract:
Biology, as a high school curricular component, is a discipline of outstanding importance, whether for a better understanding of natural phenomena or for the formation of a critical view of reality. However, the way the discipline presents itself to the student often depends on the pedagogical practices used by the teacher. In this context, didactic resources can be important tools for teaching practice, facilitating the understanding of diverse contents as well as making the discipline closer to the reality of the learner and therefore more inviting during the teaching-learning process. The objective of this work was to elaborate, as a didactic resource to be used in the classroom, an informative and illustrated booklet, using the genre of comic book, to approach the interdisciplinary form of the theme Visceral Leishmaniasis, a disease of relevance in public health in the state of Ceará. During the teaching practice on this disease, a descriptive methodology was applied, having as target audience 46 high school students from a public educational institution in the state of Ceará. In order to verify the didactic resource, students were given evaluative questionnaires (tests), before and after the use of the booklet in the classroom. The obtained data were analyzed in a qualitative and quantitative approach, being categorized and consolidated according to Bardin content analysis. Observations of the increased interest of students during the reading of the comic book present in the booklet and the analysis of the results obtained from the evaluative tests, suggested that, during the teaching-learning process, the illustrated booklet facilitated the understanding of the students about visceral leishmaniasis and its social and environmental aspects.
Keywords: Teaching-learning. Illustrated booklet. Comic book.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ARRUDA, MESSIAS RODRIGUES. CARTILHA ILUSTRADA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM DA LEISHMANIOSE VISCERAL. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 24 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1