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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A UTILIZAÇÃO DO QR CODE NOS JOGOS MATEMÁTICOS: UMA METODOLOGIA PARA A ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE FRAÇÕES

Autor(es):
CAVALCANTE, JOSÉ ANDERSON DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Vivemos em uma sociedade onde a tecnologia se tornou uma ferramenta crucial
para as atividades cotidianas de uma pessoa e no gerenciamento de empresas. No
âmbito escolar, muito se é debatido sobre os benefícios e os problemas sobre a
utilização da tecnologia em sala de aula. Nessas vertentes, essa pesquisa tem como
objetivo investigar a inserção da tecnologia nos jogos matemáticos no ensinoaprendizagem
do conteúdo de frações. Nessa estratégia, procura-se enumerar as
principais dificuldades dos alunos na compreensão do conteúdo frações, a partir da
adaptação do jogo Dominó de Frações. Devido a versatilidade de método de
pesquisa e metodologia no processo de ensino-aprendizagem, selecionou-se a
Engenharia Didática. A fim de complementar a fase de Experimentação da
Engenharia Didática, construiu-se uma sequência didática baseada nas etapas da
sequência FEDATHI, sequência desenvolvida por professores, pesquisadores e
alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do
Ceará. Para a aplicação da sequência foi selecionada uma turma de 5º ano do
Ensino Fundamental de uma Escola situada em Limoeiro do Norte, Ceará, que
estivesse contemplando esse conteúdo em sala de aula, no período de vigência
dessa pesquisa. A sequência elaborada analisou os seguintes conteúdos: conceito,
leitura, representação geométrica e equivalência de frações. Durante a aplicação da
sequência surgiram dois obstáculos: um devido a pequena quantidade de
Smartphones, pois o ideal seria que cada aluno(a) ficasse com um e outro devido ao
pouco tempo que os alunos tiveram para jogar. Contudo as atividades planejadas e
aplicadas na sequência atingiram todas as suas metas. Pode-se através da
adaptação do Jogo Dominó de Frações aprimorar a compreensão e a capacidade de
fixação dos alunos referentes aos conteúdos estudados, que pode ser comprovado
com as palavras da professora na entrevista realizada na semana seguinte a
aplicação da sequência.
Palavras – chave: Tecnologia. Jogos. Frações. Sequência.

Abstract:
We live in a society where technology has become a crucial tool for a person's
everyday activities and business management. At school, much is debated about the
benefits and problems of using technology in the classroom. In these aspects, this
research aims to investigate the insertion of technology in mathematical games in the
teaching-learning of fractions content. In this strategy, we seek to enumerate the
main difficulties of students in understanding the content fractions, from the
adaptation of the game Fraction Dominoes. Due to the versatility of research method
and methodology in the teaching-learning process, Didactic Engineering was
selected. In order to complement the Didactic Engineering Experimentation phase, a
didactic sequence was constructed based on the sequences of the FEDATHI
sequence, a sequence developed by professors, researchers and postgraduate
students of the Faculty of Education of the Federal University of Ceará. For the
application of the sequence, a 5th grade class from the Elementary School of a
School located in Limoeiro do Norte, Ceará, that was contemplating this content in
the classroom was selected during the period of validity of this research. The
elaborated sequence analyzed the following contents: concept, reading, geometric
representation and equivalence of fractions. During the application of the sequence
there were two obstacles: one due to the small amount of Smartphones, because the
ideal would be for each student to stay with one and the other due to the little time
that the students had to play. However, the activities planned and implemented in the
sequence have met all of their goals. It is possible through the adaptation of the
Fraction Domino Game to improve the students comprehension and ability to fix the
studied contents, which can be verified with the words of the teacher in the interview
conducted the week after the application of the sequence.
Keywords: Technology. Games. Fraction. Sequence.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
CAVALCANTE, JOSÉ ANDERSON DA SILVA. A UTILIZAÇÃO DO QR CODE NOS JOGOS MATEMÁTICOS: UMA METODOLOGIA PARA A ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE FRAÇÕES. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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