A UTILIZAÇÃO DO QR CODE NOS JOGOS MATEMÁTICOS: UMA METODOLOGIA PARA A ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE FRAÇÕES
Autor(es):
CAVALCANTE, JOSÉ ANDERSON DA SILVA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Vivemos em uma sociedade onde a tecnologia se tornou uma ferramenta crucial para as atividades cotidianas de uma pessoa e no gerenciamento de empresas. No âmbito escolar, muito se é debatido sobre os benefícios e os problemas sobre a utilização da tecnologia em sala de aula. Nessas vertentes, essa pesquisa tem como objetivo investigar a inserção da tecnologia nos jogos matemáticos no ensinoaprendizagem do conteúdo de frações. Nessa estratégia, procura-se enumerar as principais dificuldades dos alunos na compreensão do conteúdo frações, a partir da adaptação do jogo Dominó de Frações. Devido a versatilidade de método de pesquisa e metodologia no processo de ensino-aprendizagem, selecionou-se a Engenharia Didática. A fim de complementar a fase de Experimentação da Engenharia Didática, construiu-se uma sequência didática baseada nas etapas da sequência FEDATHI, sequência desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Para a aplicação da sequência foi selecionada uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola situada em Limoeiro do Norte, Ceará, que estivesse contemplando esse conteúdo em sala de aula, no período de vigência dessa pesquisa. A sequência elaborada analisou os seguintes conteúdos: conceito, leitura, representação geométrica e equivalência de frações. Durante a aplicação da sequência surgiram dois obstáculos: um devido a pequena quantidade de Smartphones, pois o ideal seria que cada aluno(a) ficasse com um e outro devido ao pouco tempo que os alunos tiveram para jogar. Contudo as atividades planejadas e aplicadas na sequência atingiram todas as suas metas. Pode-se através da adaptação do Jogo Dominó de Frações aprimorar a compreensão e a capacidade de fixação dos alunos referentes aos conteúdos estudados, que pode ser comprovado com as palavras da professora na entrevista realizada na semana seguinte a aplicação da sequência. Palavras – chave: Tecnologia. Jogos. Frações. Sequência.
Abstract:
We live in a society where technology has become a crucial tool for a person's everyday activities and business management. At school, much is debated about the benefits and problems of using technology in the classroom. In these aspects, this research aims to investigate the insertion of technology in mathematical games in the teaching-learning of fractions content. In this strategy, we seek to enumerate the main difficulties of students in understanding the content fractions, from the adaptation of the game Fraction Dominoes. Due to the versatility of research method and methodology in the teaching-learning process, Didactic Engineering was selected. In order to complement the Didactic Engineering Experimentation phase, a didactic sequence was constructed based on the sequences of the FEDATHI sequence, a sequence developed by professors, researchers and postgraduate students of the Faculty of Education of the Federal University of Ceará. For the application of the sequence, a 5th grade class from the Elementary School of a School located in Limoeiro do Norte, Ceará, that was contemplating this content in the classroom was selected during the period of validity of this research. The elaborated sequence analyzed the following contents: concept, reading, geometric representation and equivalence of fractions. During the application of the sequence there were two obstacles: one due to the small amount of Smartphones, because the ideal would be for each student to stay with one and the other due to the little time that the students had to play. However, the activities planned and implemented in the sequence have met all of their goals. It is possible through the adaptation of the Fraction Domino Game to improve the students comprehension and ability to fix the studied contents, which can be verified with the words of the teacher in the interview conducted the week after the application of the sequence. Keywords: Technology. Games. Fraction. Sequence.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
CAVALCANTE, JOSÉ ANDERSON DA SILVA. A UTILIZAÇÃO DO QR CODE NOS JOGOS MATEMÁTICOS: UMA METODOLOGIA PARA A ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE FRAÇÕES. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1