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Repositório Institucional - UECE
Título:
O “APRENDIZADO SENTIDO NO CORPO, UMA POTÊNCIA DE CUIDADO, ESCUTA E CURA”: a (trans)formação dos/as educadores/as populares do EdPopSUS Ceará

Autor(es):
DANTAS, MAYANA DE AZEVEDO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
As práticas de educação em saúde são pautadas, hegemonicamente, pela intenção de mudar o comportamento das pessoas em relação ao que compreendemos ser melhor para a qualidade de vida das mesmas. Tais práticas partem da perspectiva autoritária de educação, contribuindo para o velamento da determinação social da saúde, que o Sistema Único de Saúde - SUS traz como um dos marcos teóricos. Neste âmbito, é instituída, em 2013, a Política Nacional de Educação Popular em Saúde – PNEPS-SUS, resultado do desejo dos movimentos sociais e populares comprometidos com a construção de uma sociedade equânime e menos opressora. No intuito de fortalecer o SUS a partir da transformação da realidade cotidiana de seus serviços, a principal estratégia de implantação desta política tem sido o Curso Livre de Educação Popular em Saúde – EdPopSUS. O mesmo pressupõe a Atenção Primária como terreno fértil de tais ações, orientando-se prioritariamente para Agentes Comunitários de Saúde, como educadores populares em potência. A facilitação desse processo se dá em dupla de educadores/as que participam, anteriormente, de uma formação em educação popular em saúde. No estado do Ceará, esse processo configurou-se numa estratégia de educação permanente, realizando-se também após o início do percurso nos territórios. Este estudo propõe-se a analisar tal processo, tendo, como sujeitos da pesquisa, estes educadores e educadoras. Procuramos, ainda, descrever saberes e práticas, mapear o conjunto de práticas educativas, relatar as formas de fortalecimento da autonomia dos/as educadores/as, bem como investigar as potencialidades e situações-limites que perpassam esta formação. A pesquisa tomou, como referencial, a abordagem qualitativa de cunho exploratório, tendo, como método, o estudo de caso. Para produção dos dados, utilizamos as entrevistas em profundidade e a observação participativa. A análise dos dados foi orientada pela análise temática de Minayo, seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Na segunda etapa, tivemos o auxílio do programa Iramuteq. A análise resultou em quatro temas: o chão(-universo) da educação popular, o processo formativo dos/as educadores/as, a condução em dupla e as aprendizagens com o corpo todo. A educação popular em saúde revelou-se um espaço de diálogo entre saberes diversos que segue de encontro à ideia de especialização. O curso revelou-se uma proposta inovadora que pode estar ampliando as práticas e concepções educativas em saúde,
ao incluir dimensões como a corporeidade e a espiritualidade. Os princípios da educação popular foram acessados como atos-limites para os desafios encontrados e o processo de continuidade pode ter se configurado como um exercício de compromisso com os territórios.
Palavras-chaves: Educação popular em saúde. Formação de formadores. Educação permanente em saúde. Integralidade. Saúde coletiva.

Abstract:
Health education practices are hegemonically based on the intention to change people's behavior in relation to what we understand to be better for their quality of life. Such practices start from the authoritarian perspective of education, contributing to the concealment of the social determination of health, which the Unified Health System - SUS brings as one of the theoretical frameworks. In this context, the National Policy for Popular Education in Health (PNEPS-SUS) is created in 2013, as a result of the desire of social and popular movements committed to building an equitable and less oppressive society. In order to strengthen the SUS based on the transformation of the daily reality of its services, the main strategy to implement this policy has been the Free Course of Popular Education in Health - EdPopSUS. The course assumes Primary Care as a fertile ground for such actions, focusing primarily on Community Health Agents as potential educators. The facilitation of this process is done in pairs of educators who have previously participated in a training in popular education in health. In the state of Ceará, this process was set up in a strategy of permanent education, also taking place after the beginning of the course in the territories. This study proposes to analyze this process, having, as research subjects, these educators. We also try to describe knowledge and practices, to map the set of educational practices, to report on ways to strengthen the autonomy of educators, and to investigate the potentialities and limiting situations that pervade this formation. The research took, as a reference, the qualitative approach of exploratory nature, having, as a method, the case study. For data production, we used in-depth interviews and participatory observation. The analysis of the data was guided by the thematic analysis of Minayo following the steps of pre-analysis, exploration of the material and treatment of the obtained results and interpretation. In the pre-analysis, we had the help of the Iramuteq program. The analysis resulted in four themes: the ground(-universe) of popular education, the formative process of the educators, the double conduction and the learning with the whole body. Popular health education has proved to be a space
for dialogue between different knowledges, opposing the idea of specialization. Faced with the challenges encountered during the formation, it was possible to materialize boundary-acts through learning with the principles of popular education. The process of continuity was set up as an exercise of commitment to the territories and the initial course was an innovative proposal that expanded educational practices and conceptions in health by including dimensions such as corporeity and spirituality.
Keywords: Popular health education. Formation of trainers. Permanent education in health. Integrality. Collective health.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
DANTAS, MAYANA DE AZEVEDO. O “APRENDIZADO SENTIDO NO CORPO, UMA POTÊNCIA DE CUIDADO, ESCUTA E CURA”: a (trans)formação dos/as educadores/as populares do EdPopSUS Ceará. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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