Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
TECNOLOGIA DIGITAL E LÍNGUA INGLESA: GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DO CONSTRUCIONISMO

Autor(es):
SILVA, MIRELLA MOTA CAVALCANTE DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O objetivo dessa pesquisa é propor a utilização de Objetos de Aprendizagem, no contexto da Gamificação, às práticas docentes vigentes, em especial ao ensino de Língua Inglesa (LI), sob a perspectiva teórica do Construcionismo, a fim de possibilitar o desenvolvimento da autonomia do aluno frente a sua construção significativa do conhecimento. Os procedimentos metodológicos, de caráter qualiquantitativo, enfocam as análises bibliográficas críticas dos pressupostos teóricos construcionistas e da Abordagem Comunicativa para o ensino de línguas atrelado à Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, considerando o contexto da sociedade tecnológica. Em adição, o trabalho aponta o registro da observação sistemática em aulas de Ensino de LI, além de expor a coleta de dados quanto à aplicação de questionário aos docentes que utilizam ferramentas digitais em suas metodologias de ensino. Não obstante, registra-se que os objetos de aprendizagem, como recursos educacionais legítimos, podem contribuir para a promoção de aulas dinâmicas e interativas, desde que sejam bem orientados pelos docentes quanto à aplicação prática. Desta feita, a pesquisa sugere a proposição funcional da inserção das ferramentas digitais às metodologias de ensino para viabilizar uma aprendizagem mais contextualizada à realidade do cenário global.
Palavras–chaves: Práticas docentes. Objetos de Aprendizagem. Gamificação. Língua Inglesa.

Abstract:
The objective of this research is to propose the use of Learning Objects, in the context of Gamification, to the teaching practices in force, in special to the teaching of English Language (EL), under the theoretical perspective of Constructionism, in order to enable the development of student autonomy construction of knowledge. Qualitative methodological procedures focus on critical bibliographical analyzes of constructivist theoretical assumptions and the Communicative Approach to language teaching linked to Gardner's Multiple Intelligences Theory, considering the context of the technological society. In addition, the study points to the systematic observation of EL teaching classes, besides to exposing the collection of data regarding the application of a questionnaire to teachers who use digital tools in their teaching methodologies. Thus, it is recorded that learning objects as legitimate educational resources can contribute to the promotion of dynamic and interactive classes, as long as they are well guided by teachers as to their practical application. Therefore, the research suggests the functional proposition of the insertion of the digital tools to the teaching methodologies to enable a more contextualized learning to the reality of the global scenario.
Keywords: Teaching practices. Learning Objects. Gamification. English language.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, MIRELLA MOTA CAVALCANTE DA. TECNOLOGIA DIGITAL E LÍNGUA INGLESA: GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DO CONSTRUCIONISMO. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1