Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TIC’S NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE JAGUARUANA

Autor(es):
RODRIGUES, FRANCISCO DO CARMO PEREIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do uso da TIC’s no ensino de matemática, por meio de um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de Jaguaruana. A metodologia adotada contemplou estudos teóricos, com revisão de literatura e a pesquisa de campo, no sentido de melhor identificar as contribuições das tecnologias como campo de mediação pedagógica. A pesquisa utilizou-se do questionário como instrumento para coleta de dados, aplicado a professores do 6º, 7º, 8º, 9º e da Educação de jovens e adultos – EJA que lecionam a disciplina de matemática no Ensino Fundamental II, indagando sobre o uso das TIC’s na escola, bem como sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores para que as TIC’s, possam ser utilizadas de forma eficaz. Por meio da análise dos dados coletados, constatamos que diversos problemas são enfrentados pelos professores para poderem utilizar as tecnologias em suas aulas, podemos destacar aqui, a quantidade de equipamentos que na maioria das vezes são poucas e até mesmo a dificuldade enfrentada por eles em relação ao uso correto das TIC’s. Diante dos resultados obtidos com essa pesquisa, evidenciamos que as tecnologias da informação e da comunicação são muito importantes para uma aprendizagem de qualidade nos dias atuais. Porém, o que se identifica é que os mesmos ainda não estão sendo utilizados da melhor forma adequada, isso ocorre porque as escolas não dão apoio e muita das vezes não tem uma estrutura adequada para que os docentes possam utilizar as TIC’s como êxito total. Assim, este trabalho busca contribuir como instrumento para melhorias no uso das TIC’s, nas aulas de matemática da rede pública de Jaguaruana.
Palavras-chave: TICs’. Professor. Matemática.

Abstract:
The present work aims to investigate the uses of ICT in secondary education, through a case study in a school of the municipal public network of Jaguaruana. The methodology adopted was that of historical studies, with literature review and field research, without the purpose of identifying technologies as a field of pedagogical mediation. The research was used as an instrument for data collection, applied to 6th, 7th, 8th, 9th and Youth and Adult Education - EJA that the mathematics discipline in Elementary School II, asking about the use of ICT in school, as well as the difficulties faced by teachers so that ICT can be used effectively. Through the analysis of collected data, there is evidence that they are able to use the technologies in their classes, we can highlight here, a quantity of equipment that can be sometimes and even a threat faced by them in relation to them? to the correct use of ICTs. Considering the results of the research experiment, we show that information and communication technologies are very important for quality learning in the present day. However, what has been identified is that people who are no longer appropriate and those who have a suitable structure for teachers can be used as total ICT. Thus, this is a search tool to improve the use of ICTs in the math classes of the Jaguaruana public network. Keywords: ICTs'. Teacher. Mathematics

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
RODRIGUES, FRANCISCO DO CARMO PEREIRA. AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TIC’S NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE JAGUARUANA. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1