Compreende-se que o processo de educação no Brasil deve passar por uma
transformação árdua e lenta, que venha possibilitar a diminuição das disparidades
sócio-econômicas e a eliminação de qualquer tipo de exclusão, seja de ordem
cultural, social, digital ou econômica. É neste encadeamento de questionamentos
que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) aparecem, como forma
de abrir espaço para um processo educacional mais interativo e tecnológico. Nesta
perspectiva, a evolução das TICs permite que a maioria da população tenha acesso
à informação, o que traz mudanças profundas em várias áreas do saber,
principalmente no campo acadêmico, onde é discutido e construído o conhecimento.
A presente pesquisa surgiu da necessidade de identificar, compreender e apresentar
a importância das TICs no ensino de Matemática no ensino fundamental II. Quanto
aos procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica será utilizada com o
intuito de permear os principais autores que tratam sobre os conceitos mais
fundamentais deste tema. Dessa forma, a pesquisa bibliográfica possibilita ao
pesquisador desenvolver seu estudo com base em materiais já elaborados, os quais
se constituem principalmente de livros e artigos científicos. Os autores refletem a
necessidade urgente de conceber e desenvolver processos educativos, que
considerem o indivíduo na sua totalidade, na qual a afetividade e a intelectualidade
dobram-se e desdobram-se num processo de infinitas relações. Conjuntura essa que
está sendo abordada no decorrer deste trabalho.
Palavras-chave: TICs. Ensino. Aprendizagem. Matemática. Ensino Fundamental II