Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A INSERÇÃO DAS TICs COMO ALTERNATIVA DE DINAMIZAR O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autor(es):
PEREIRA, JOSÉ NATANIEL GOMES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Compreende-se que o processo de educação no Brasil deve passar por uma
transformação árdua e lenta, que venha possibilitar a diminuição das disparidades
sócio-econômicas e a eliminação de qualquer tipo de exclusão, seja de ordem
cultural, social, digital ou econômica. É neste encadeamento de questionamentos
que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) aparecem, como forma
de abrir espaço para um processo educacional mais interativo e tecnológico. Nesta
perspectiva, a evolução das TICs permite que a maioria da população tenha acesso
à informação, o que traz mudanças profundas em várias áreas do saber,
principalmente no campo acadêmico, onde é discutido e construído o conhecimento.
A presente pesquisa surgiu da necessidade de identificar, compreender e apresentar
a importância das TICs no ensino de Matemática no ensino fundamental II. Quanto
aos procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica será utilizada com o
intuito de permear os principais autores que tratam sobre os conceitos mais
fundamentais deste tema. Dessa forma, a pesquisa bibliográfica possibilita ao
pesquisador desenvolver seu estudo com base em materiais já elaborados, os quais
se constituem principalmente de livros e artigos científicos. Os autores refletem a
necessidade urgente de conceber e desenvolver processos educativos, que
considerem o indivíduo na sua totalidade, na qual a afetividade e a intelectualidade
dobram-se e desdobram-se num processo de infinitas relações. Conjuntura essa que
está sendo abordada no decorrer deste trabalho.
Palavras-chave: TICs. Ensino. Aprendizagem. Matemática. Ensino Fundamental II

Abstract:
It is understood that the process of education in Brazil must undergo an arduous and
slow transformation, which will enable the reduction of socio-economic disparities
and the elimination of any kind of exclusion, be it cultural, social, digital or economic.
It is in this chain of questions that Information and Communication Technologies
(ICTs) appear as a way of opening space for a more interactive and technological
educational process. In this perspective, the evolution of ICT allows the majority of
the population to have access to information, which brings profound changes in
several areas of knowledge, especially in the academic field, where knowledge is
discussed and constructed. The present research arose from the need to identify,
understand and present the importance of ICT in the teaching of Mathematics in
elementary education II. As for the methodological procedures, the bibliographical
research was used with the intention of permeating the main authors that deal with
the most fundamental concepts of this theme. In this way, the bibliographic research
enabled the researcher to develop his / her study based on already elaborated
materials, which consisted mainly of books and scientific articles. The authors reflect
the urgent need to conceive and develop educational processes, which consider the
individual in its totality, in which affectivity and intellectuality are doubled and
unfolded in a process of infinite relationships. This conjuncture is being addressed in
the course of this work.
Keywords: TICs. Teaching. Learning. Mathematics. Elementary School II

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
PEREIRA, JOSÉ NATANIEL GOMES. A INSERÇÃO DAS TICs COMO ALTERNATIVA DE DINAMIZAR O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1