Este trabalho aborda alguns algoritmos matemáticos estudados principalmente na Educação
Básica, enfatizando sua criação e desenvolvimento ao longo da história, dando destaque ainda
sua importância para o conhecimento matemático no mundo atual. Observa-se com os
resultados das avaliações externas que um grande número de educandos ao concluir o Ensino
Médio não têm o conhecimento matemático condizente com esta etapa de ensino. Para que o
ensino da Matemática confira ao aluno uma compreensão sólida e significativa é necessário
um melhor entendimento dos algoritmos matemáticos aos quais ele foi exposto, fazendo
sempre que possível uma conexão da Matemática com o avanço da tecnologia que está
onipresente em nosso cotidiano. Portanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica com
enfoque em algoritmos matemáticos amplamente utilizados no ensino Fundamental e Médio
bem como sua importância no cotidiano.
Palavras chave: Algoritmos, Tecnologia, Ensino da Matemática, Conhecimento matemático.
Abstract:
This thesis addresses some mathematical algorithms largely studied in the Basic Education System, emphasizing their development throughout the centuries and highlighting the importance of the mathematical knowledge in the modern world. It is observed from the results of external assessments that a large number of students does not have the mathematical proficiency that they should have gotten in Secondary Education as they conclude this level of their studies. In order that the Mathematics teaching grants the students a more appropriate and meaningful understanding it is required a better understanding of the Mathematics embedded in the algorithms which they were exposed making, wherever possible, a connection with the advancement of technology that is ubiquitous in our daily lives. Therefore, we conducted a bibliographical search focused on mathematical algorithms frequently used in Primary and Secondary schools, as well as their presence and importance around all of us.
Key words: Algorithms, Technology, Teaching of Mathematics, Mathematical Knowledge
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Farias, José Carlos de Sales. Algoritmos matemáticos na educação básica. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 1 de abril de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1