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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIANDO PESSOAS NO SETOR PÚBLICO: GESTÃO DO DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL

Autor(es):
SILVA, LÍGIA DE SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A implantação do processo de gestão do desempenho por competências em uma
instituição pública federal é o foco deste trabalho. A administração pública encontra-
se em constante transformação na busca de melhores métodos para tornar suas
instituições mais eficientes. Dentre as novas práticas a gestão do desempenho se
sobressai ao propor um rompimento com as formas tradicionais de gerir pessoas,
instituindo um modelo de gestão e avaliação do desempenho com base em
competências. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as principais
características da gestão do desempenho por competências, estabelecendo uma
comparação com os métodos tradicionalmente utilizados para avaliar o desempenho
das pessoas nas organizações. A relevância desse estudo está em verificar quais as
características do modelo que tornam a organização apta a alcançar resultados.
Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso, e
uma análise do modelo de gestão do desempenho por competência implantado na
instituição. Os resultados encontrados demonstraram que a visão sistêmica do
processo, que alinha o plano de trabalho individual ao planejamento estratégico e
foca no desenvolvimento do colaborador em detrimento de processos punitivos
tornam os colaboradores mais aptos ao desenvolvimento das competências
necessárias ao alcance dos resultados esperados. Além disso, o fato do processo
ser descentralizado e realizado em comum acordo com o empregado garante
transparência e maior comprometimento do empregado com os objetivos da
instituição.  

 

Palavras-chave: Desempenho. Competências. Gestão do desempenho por
competências.

 

 

 

 

 

 

 

Abstract:
The implementation of a competence-based management process in a federal public
institution is the focus of this paper. The public administration is in constant
transformation in search of better methods to make its institutions more efficient. One
of the new performance management practises standout by proposing a breakup
with the traditional ways of managing people, establishing a management model and
performance evaluation on competences. This research aims to identify the main
features of a competence-based management, establishing a comparison with the
methods traditionally used to evaluate the performance of people in organizations.
The relevance of this study is to check what are the characteristics of the model that
make the organization able to achieve results. To this end, a bibliographical
research, documents and case studies, and an analysis of the competence-based
management model implemented in the institution. The results showed that the
systemic vision of the process, which aligns the individual work plan to strategic
planning and focuses on the development of the employee rather than punitive
processes make employees more apt to the development of the skills needed for the
achievement of the expected results. In addition, the fact that the process is
decentralized and held in common agreement with the employee guarantees
transparency and greater commitment from the developer with the goals of the
institution.

 

Key-words: Perfomance. Competence. Competence-based management

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, LÍGIA DE SOUSA. AVALIANDO PESSOAS NO SETOR PÚBLICO: GESTÃO DO DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL . 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

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