AVALIANDO PESSOAS NO SETOR PÚBLICO: GESTÃO DO DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL
Autor(es):
SILVA, LÍGIA DE SOUSA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
A implantação do processo de gestão do desempenho por competências em uma instituição pública federal é o foco deste trabalho. A administração pública encontra- se em constante transformação na busca de melhores métodos para tornar suas instituições mais eficientes. Dentre as novas práticas a gestão do desempenho se sobressai ao propor um rompimento com as formas tradicionais de gerir pessoas, instituindo um modelo de gestão e avaliação do desempenho com base em competências. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as principais características da gestão do desempenho por competências, estabelecendo uma comparação com os métodos tradicionalmente utilizados para avaliar o desempenho das pessoas nas organizações. A relevância desse estudo está em verificar quais as características do modelo que tornam a organização apta a alcançar resultados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso, e uma análise do modelo de gestão do desempenho por competência implantado na instituição. Os resultados encontrados demonstraram que a visão sistêmica do processo, que alinha o plano de trabalho individual ao planejamento estratégico e foca no desenvolvimento do colaborador em detrimento de processos punitivos tornam os colaboradores mais aptos ao desenvolvimento das competências necessárias ao alcance dos resultados esperados. Além disso, o fato do processo ser descentralizado e realizado em comum acordo com o empregado garante transparência e maior comprometimento do empregado com os objetivos da instituição.
Palavras-chave: Desempenho. Competências. Gestão do desempenho por competências.
Abstract:
The implementation of a competence-based management process in a federal public institution is the focus of this paper. The public administration is in constant transformation in search of better methods to make its institutions more efficient. One of the new performance management practises standout by proposing a breakup with the traditional ways of managing people, establishing a management model and performance evaluation on competences. This research aims to identify the main features of a competence-based management, establishing a comparison with the methods traditionally used to evaluate the performance of people in organizations. The relevance of this study is to check what are the characteristics of the model that make the organization able to achieve results. To this end, a bibliographical research, documents and case studies, and an analysis of the competence-based management model implemented in the institution. The results showed that the systemic vision of the process, which aligns the individual work plan to strategic planning and focuses on the development of the employee rather than punitive processes make employees more apt to the development of the skills needed for the achievement of the expected results. In addition, the fact that the process is decentralized and held in common agreement with the employee guarantees transparency and greater commitment from the developer with the goals of the institution.
SILVA, LÍGIA DE SOUSA. AVALIANDO PESSOAS NO SETOR PÚBLICO: GESTÃO DO DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL . 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1