Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL EM EAD

Autor(es):
, SAMIRA SILVA LEÃO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Este  trabalho  tem  como  objetivo  compreender  as  possibilidades  na  formação  de
Profissionais em Letras Espanhol, na modalidade  EaD, na percepção dos alunos do
curso  de  Letras  Espanhol  da  Universidade  Federal  do  Ceará  na  modalidade  a
Distância.  Para  isso,  desenvolvemos  uma  pesquisa  de  campo  com  abordagem
qualitativa, por meio de um estudo de caso que utilizou o questionário por email com
perguntas abertas, respondido por 05 alunos do curso de Língua Espanhola da UFC
Virtual/UAB,  como  instrumento  de  coleta  de  dados.  Realizamos  uma  confrontação
entre a percepção do aluno  sobre o curso e o que a literatura da área diz a respeito,
tendo  como  fundamentação  teórica  os  estudos  de  (MORAN,  2002),  de  Miskulin
(2012),  sobre  o  processo  formativo  do  conhecimento,  dentre  outros.  Concluímos,
através  das  respostas  dadas  pelos  entrevistados,  que  estes  estudantes,  no  sexto
semestre,  se  esforçam  bastante  para  serem  alunos  aplicadosfavorecendo  o
crescimento educacional e profissional. Eles  analisam  que  o  corpo docente cumpre
com  êxito  seu  papel  de  mediador  do  conhecimento  e  acrescentaram  que  o  curso
auxilia  nas  necessidades  dos  alunos,  portanto,  suas  expectativas  estavam  sendo
atendidas. A análise nos mostrou que os alunos possuem autonomia desenvolvida e
o que eles buscam  por conta própria  conhecimentos não contemplados no currículo
do  curso,  não  sendo  identificado  dano  para  a  formação  inicial  ou  futura  vida
profissional.  Porém,  houve  uma  insatisfação  em  relação  ao  acompanhamento  de
alguns tutores e em relação à quantidade pequena de encontros presencias.
Palavras-chave: Aluno. Curso. Tutor. Educação.

Abstract:
This  research  aimed  at  understanding  the  possibilities  in  the  formation  of
Professionals  of  Spanish  Letter  Course  in  the  modality  EaD,  in  the  students`
perception   of   Spanish  Letter  Course  of   Federal  University  of  Ceará  by  Online
Course  (Distance  Learning).For  that,  it  was  developed  a  field  research  with  a
qualitative approach, through a Case Study that used a questionnaire by email with
open  questions,  which,  it  was   answered  by  05  students  of  Spanish  Language
Course of UFC Virtual / UAB, as instrument of data collection. It was accomplished a
comparison  between  the  student's  perception  about  the  course  Spanish  Language
Course of UFC Virtual / UAB, and what the literature of the area has said about it.
The  theoretical  framework  was  based  on  Moran`s,  (2002),  on  Miskulin’s  (2012)
studies about the formative process of knowledge, among others. It was concluded,
through the answers given by those interviewees, sixth-semester students, that they
have made a lot of effort to be applied students, favoring like that, their educational
and  professional  growth.  During  the  execution  of  the  task  tests  the  students  of
Spanish  Language  Course  of  UFC  Virtual  /  UAB  analyzed  that  the  faculty
successfully fulfills its role of mediator of knowledge and added that the course aided
in  the  students’  needs,  therefore,  their  expectations  were  being  met.  The  analysis
has  showed  to  the     interviewer  that  the  students  have  developed  their  own
autonomy  and  they  have  searched  knowledge  on  their  own  not  included  in  the
curriculum of their course. However, it has not been identified damage for the initial
formation or future professional life. But, it was noticed that th ere was dissatisfaction
with the following up of some tutors and few face-to-face meetings
Keywords: Student. Course. Tutor. Education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
, SAMIRA SILVA LEÃO. POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL EM EAD. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1