POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL EM EAD
Autor(es):
, SAMIRA SILVA LEÃO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo compreender as possibilidades na formação de Profissionais em Letras Espanhol, na modalidade EaD, na percepção dos alunos do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará na modalidade a Distância. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso que utilizou o questionário por email com perguntas abertas, respondido por 05 alunos do curso de Língua Espanhola da UFC Virtual/UAB, como instrumento de coleta de dados. Realizamos uma confrontação entre a percepção do aluno sobre o curso e o que a literatura da área diz a respeito, tendo como fundamentação teórica os estudos de (MORAN, 2002), de Miskulin (2012), sobre o processo formativo do conhecimento, dentre outros. Concluímos, através das respostas dadas pelos entrevistados, que estes estudantes, no sexto semestre, se esforçam bastante para serem alunos aplicadosfavorecendo o crescimento educacional e profissional. Eles analisam que o corpo docente cumpre com êxito seu papel de mediador do conhecimento e acrescentaram que o curso auxilia nas necessidades dos alunos, portanto, suas expectativas estavam sendo atendidas. A análise nos mostrou que os alunos possuem autonomia desenvolvida e o que eles buscam por conta própria conhecimentos não contemplados no currículo do curso, não sendo identificado dano para a formação inicial ou futura vida profissional. Porém, houve uma insatisfação em relação ao acompanhamento de alguns tutores e em relação à quantidade pequena de encontros presencias. Palavras-chave: Aluno. Curso. Tutor. Educação.
Abstract:
This research aimed at understanding the possibilities in the formation of Professionals of Spanish Letter Course in the modality EaD, in the students` perception of Spanish Letter Course of Federal University of Ceará by Online Course (Distance Learning).For that, it was developed a field research with a qualitative approach, through a Case Study that used a questionnaire by email with open questions, which, it was answered by 05 students of Spanish Language Course of UFC Virtual / UAB, as instrument of data collection. It was accomplished a comparison between the student's perception about the course Spanish Language Course of UFC Virtual / UAB, and what the literature of the area has said about it. The theoretical framework was based on Moran`s, (2002), on Miskulin’s (2012) studies about the formative process of knowledge, among others. It was concluded, through the answers given by those interviewees, sixth-semester students, that they have made a lot of effort to be applied students, favoring like that, their educational and professional growth. During the execution of the task tests the students of Spanish Language Course of UFC Virtual / UAB analyzed that the faculty successfully fulfills its role of mediator of knowledge and added that the course aided in the students’ needs, therefore, their expectations were being met. The analysis has showed to the interviewer that the students have developed their own autonomy and they have searched knowledge on their own not included in the curriculum of their course. However, it has not been identified damage for the initial formation or future professional life. But, it was noticed that th ere was dissatisfaction with the following up of some tutors and few face-to-face meetings Keywords: Student. Course. Tutor. Education.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
, SAMIRA SILVA LEÃO. POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL EM EAD. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1