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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O uso do EXERGAME como ferramenta digital de aprendizagem no apoio à prática da educação física na escola pública de tempo integral

Autor(es):
Ribeiro, Silvana Durand Costa

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Diante da dificuldade da disponibilidade de quadra poliesportiva e de alguns equipamentos esportivos nas escolas públicas de Fortaleza, pensou-se na possibilidade de utilizar o Exergame como uma ferramenta digital de aprendizagem em sala de aula, propondo uma nova metodologia de ensino. Apesar de existirem softwares que são geralmente utilizados como forma de lazer e entretenimento, este trabalho analisa os aspectos ligados à sua utilidade no aprendizado dos esportes como: Futebol, Voleibol, Basquetebol e da Dança no que concerne aos seus fundamentos técnicos. A pesquisa de campo foi realizada com uma amostra de três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II com o total de 81 alunos que participavam das aulas de Educação Física em uma escola pública municipal de Fortaleza. A pesquisa utilizou o XBOX 360 com sensor kinect e seguiu com a identificação dos softwares de gênero esportivo e de dança publicados entre os anos de 2012 a 2013 que contemplavam os conteúdos dos PCNs da Educação Física e com a verificação da aplicabilidade desses softwares no processo de aprendizagem dos fundamentos técnicos dos esportes e dança. De acordo com os resultados da pesquisa constata-se que é possível utilizar o Exergame, como uma ferramenta digital de aprendizagem no apoio às práticas na Educação Física Escolar, no sentido de facilitar o ensino-aprendizagem e que os softwares utilizados, contemplam parcialmente os requisitos básicos dos fundamentos técnicos dos esportes trabalhados.
Palavras-chave: Exergames. Educação Física. Ferramenta digital de aprendizagem.

Abstract:
Given the difficulty of availability of sports court and some sports equipment in public schools in Fortaleza, it was thought in the possibility of using the Exergame as a digital learning tool in the classroom by proposing a new teaching methodology. Although there are softwares which are generally used as a form of leisure and entertainment, this paper analyzes the aspects related to its use in sports learning as: Soccer, Volleyball, Basketball and Dance with regard to its technical foundations. The field research was conducted with a sample of three classes of 6th grade of elementary school II with a total of 81 students who participated in physical education classes in a public school in Fortaleza. The research used the XBOX 360 with Kinect sensor and followed by identifying the sports genre of software and dance published between 2012-2013 that contemplated the contents of NCPs of Physical Education and assessing the applicability of this software in the process of Learning the technical basics of sports and dance. According to the survey results it appears that you can use the Exergame such as a digital learning tool in supporting practices in physical education, to facilitate the teaching-learning and software used, partly include requirements basic technical fundamentals of sports worked. 
Keywords: Exergames. Physical Education. Digital learning tool.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Ribeiro, Silvana Durand Costa. O uso do EXERGAME como ferramenta digital de aprendizagem no apoio à prática da educação física na escola pública de tempo integral. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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