ANÁLISE DO AVA DE UM CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA
Autor(es):
SAMPAIO, ELIANE FERREIRA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2015
Resumo:
Educação a distância (EaD) vem se difundindo cada vez mais
no contexto da sociedade contemporânea, como modalidade de ensino,
principalmente após o avanço das tecnologias de informação e comunicação a
partir de 1960 (BELLONI, 2006). Atualmente, o processo ensino aprendizagem a
distância é mediado por tecnologias educacionais, tais como, videoconferências,
internet, webconferências, fóruns eletrônicos, listas de discussões, ou
até mesmo através das tecnologias convencionais (retroprojetor, transparências,
vídeo, televisão entre outras). Neste sentido, a EaD remete, necessariamente, a
uma modalidade educativa na qual o aprendizado ocorre em diferentes espaços e
tempos (OLIVEIRA, 2011).Neste contexto, buscou-se analisar a utilização do
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no ensino na saúde.Trata-se de pesquisa
documental, exploratória, transversal, com abordagem qualitativa.O cenário do
estudo foi o curso de Capacitação de Profissionais da Odontologia Brasileira
Vinculados ao SUS na Atenção e o Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com
Deficiência (UFPE, 2013). A pesquisa foi iniciada após anuência da UFPE. O
material foi analisado utilizando-se a técnica de análise temática de Minayo
(2014). Os critérios discutidos e estudados nessa pesquisa constituem-se em
características que foram observadas no projeto pedagógico do curso (PPC),
permitindo uma identificação clara dos fundamentos aqui categorizados no
formulário apêndice B, que indicam a relevância desses requisitos para a
compreensão do conteúdo, linguagem e estética de forma a tornar a aprendizagem
mais significativa e agradável e mostra também a importância da composição de
equipes multidisciplinares para a produção dos materiais didáticos utilizados
no AVA. Por fim, entende-se que pelo fato dos fundamentos repetirem-se, frequentemente
entre os teóricos, há uma tendência explícita de padronização. Sendo assim, os
fundamentos estruturantes estudados nesta pesquisa, identificados como
ferramentas educacionais proativas, proporcionaram aos alunos ganhos de tempo,
diminuição das desigualdades de acesso a esse tipo de formação, encurtamento de
distância e economia de recursos na fase de produção e elaboração. Espera-se
com esse estudo colaborar com a consolidação dessa modalidade de ensino, na
área de saúde, por meio da sugestão de nova oferta de cursos em EaD para profissionais
de odontologia, onde os princípios e diretrizes do SUS sejam contemplados.
Palavras-chave: Ensino a distância; Tecnologias
educacionais; Ambiente virtual de aprendizagem.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
SAMPAIO, ELIANE FERREIRA. ANÁLISE DO AVA DE UM CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
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