Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
HISTÓRIA DA QUÍMICA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA: UMA ANÁLISE EM UNIVERSIDADES CEARENSES

Autor(es):
SILVA, ANA LÚCIA RODRIGUES DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Compreender que a Química como Ciência foi sendo constituída e construída ao
longo de sua existência, a partir de questões sociais e históricas, é imprescindível
para superação da visão pronta e acabada da Ciência, que reforça a ideia de
neutralidade. Partindo do exposto, suscitamos como questões norteadoras desta
pesquisa: a) Os cursos de formação de professores de Química apresentam em sua
estrutura curricular a História da Química como disciplina obrigatória ou optativa? b)
Que relação as habilidades e competências do curso de Química apresentam com a
História da Química presente nos Projetos Políticos Pedagógicos das Licenciaturas
em Química? e c) Como está caracterizada em sua ementa a disciplina de História
da Química nos Projetos Políticos Pedagógicos que norteiam a formação inicial de
professores de Química no Estado do Ceará? Nosso objetivo geral nesta pesquisa
foi investigar a presença da disciplina curricular História da Química na formação
inicial de professores de Química, através da análise de sua estruturação nos
Projetos Políticos Pedagógicos das Licenciaturas em Química das Universidades
públicas do Estado do Ceará. Mais especificamente buscamos a) Pesquisar a
presença da disciplina História da Química no currículo dos cursos de Licenciatura
em Química das Universidades do Estado do Ceará; b) Analisar que relação as
habilidades e competências do curso de Química apresentam com a História da
Química presente nos Projetos Políticos Pedagógicos das Licenciaturas em Química
e c) Caracterizar a partir de sua ementa a disciplina da História da Química nos
Projetos Políticos Pedagógicos que norteiam a formação inicial de professores de
Química. A pesquisa realizada neste trabalho teve uma predominância qualitativa,
escolhendo-se como método a Pesquisa/Análise Documental. Os PPP analisados,
como norte do fazer docente, precisam ser repensados quanto à presença da
disciplina História da Química, que deve se articular com as competências e
habilidades exigidas do licenciando, sua obrigatoriedade, ementa e carga horária, de
forma a proporcionar uma formação segura quanto a Historiografia da Química no
currículo dos licenciandos.

 

Palavras-chave: História da Química; PPP; Formação de Professores.


 

 

Abstract:
Understanding that Chemistry as Science has been constituted and built throughout
its existence, from social and historical issues, is essential to overcome the ready
and finished vision of Science, which reinforces the idea of neutrality. From the
above, we raise as guiding questions of this research: a) Do the courses of training of
chemistry teachers present in their curricular structure the History of Chemistry as a
compulsory or optional discipline? b) What relation do the skills and competences of
the Chemistry course present with the History of Chemistry present in the Political
Educational Projects of the Chemistry Degrees? and c) How is the discipline of
History of Chemistry characterized in the Pedagogical Political Projects that guide the
initial training of Chemistry teachers in the State of Ceará? Our general objective in
this research was to investigate the presence of the curricular discipline History of
Chemistry in the initial formation of chemistry teachers, through the analysis of its
structure in the Pedagogical Political Projects of the Chemistry Degrees of the Public
Universities of the State of Ceará. More specifically we seek a) To search the
presence of the discipline History of Chemistry in the curriculum of the courses of
Degree in Chemistry of the Universities of the State of Ceará; b) Analyze what
relationship the skills and competences of the Chemistry course present with the
History of Chemistry present in the Political Projects Pedagogical Degree in
Chemistry and c) Characterize from its menu the discipline of the History of
Chemistry in the Political Projects Pedagogues that guide the formation of chemistry
teachers. The research carried out in this work had a qualitative predominance, being
chosen as method the Research/Documentary Analysis. The analyzed PPPs, such
as the north of the teaching profession, need to be rethought about the presence of
the discipline History of Chemistry, which must be articulated with the required skills
and abilities of the graduating, its obligatoriness, the syllabus and the workload, in
order to provide a safe training Chemistry Historiography in the curriculum of the
graduating.

 

Keywords: History of Chemistry; PPP; Teacher training.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, ANA LÚCIA RODRIGUES DA. HISTÓRIA DA QUÍMICA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA: UMA ANÁLISE EM UNIVERSIDADES CEARENSES . 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1