HISTÓRIA DA QUÍMICA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA: UMA ANÁLISE EM UNIVERSIDADES CEARENSES
Autor(es):
SILVA, ANA LÚCIA RODRIGUES DA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Compreender que a Química como Ciência foi sendo constituída e construída ao longo de sua existência, a partir de questões sociais e históricas, é imprescindível para superação da visão pronta e acabada da Ciência, que reforça a ideia de neutralidade. Partindo do exposto, suscitamos como questões norteadoras desta pesquisa: a) Os cursos de formação de professores de Química apresentam em sua estrutura curricular a História da Química como disciplina obrigatória ou optativa? b) Que relação as habilidades e competências do curso de Química apresentam com a História da Química presente nos Projetos Políticos Pedagógicos das Licenciaturas em Química? e c) Como está caracterizada em sua ementa a disciplina de História da Química nos Projetos Políticos Pedagógicos que norteiam a formação inicial de professores de Química no Estado do Ceará? Nosso objetivo geral nesta pesquisa foi investigar a presença da disciplina curricular História da Química na formação inicial de professores de Química, através da análise de sua estruturação nos Projetos Políticos Pedagógicos das Licenciaturas em Química das Universidades públicas do Estado do Ceará. Mais especificamente buscamos a) Pesquisar a presença da disciplina História da Química no currículo dos cursos de Licenciatura em Química das Universidades do Estado do Ceará; b) Analisar que relação as habilidades e competências do curso de Química apresentam com a História da Química presente nos Projetos Políticos Pedagógicos das Licenciaturas em Química e c) Caracterizar a partir de sua ementa a disciplina da História da Química nos Projetos Políticos Pedagógicos que norteiam a formação inicial de professores de Química. A pesquisa realizada neste trabalho teve uma predominância qualitativa, escolhendo-se como método a Pesquisa/Análise Documental. Os PPP analisados, como norte do fazer docente, precisam ser repensados quanto à presença da disciplina História da Química, que deve se articular com as competências e habilidades exigidas do licenciando, sua obrigatoriedade, ementa e carga horária, de forma a proporcionar uma formação segura quanto a Historiografia da Química no currículo dos licenciandos.
Palavras-chave: História da Química; PPP; Formação de Professores.
Abstract:
Understanding that Chemistry as Science has been constituted and built throughout its existence, from social and historical issues, is essential to overcome the ready and finished vision of Science, which reinforces the idea of neutrality. From the above, we raise as guiding questions of this research: a) Do the courses of training of chemistry teachers present in their curricular structure the History of Chemistry as a compulsory or optional discipline? b) What relation do the skills and competences of the Chemistry course present with the History of Chemistry present in the Political Educational Projects of the Chemistry Degrees? and c) How is the discipline of History of Chemistry characterized in the Pedagogical Political Projects that guide the initial training of Chemistry teachers in the State of Ceará? Our general objective in this research was to investigate the presence of the curricular discipline History of Chemistry in the initial formation of chemistry teachers, through the analysis of its structure in the Pedagogical Political Projects of the Chemistry Degrees of the Public Universities of the State of Ceará. More specifically we seek a) To search the presence of the discipline History of Chemistry in the curriculum of the courses of Degree in Chemistry of the Universities of the State of Ceará; b) Analyze what relationship the skills and competences of the Chemistry course present with the History of Chemistry present in the Political Projects Pedagogical Degree in Chemistry and c) Characterize from its menu the discipline of the History of Chemistry in the Political Projects Pedagogues that guide the formation of chemistry teachers. The research carried out in this work had a qualitative predominance, being chosen as method the Research/Documentary Analysis. The analyzed PPPs, such as the north of the teaching profession, need to be rethought about the presence of the discipline History of Chemistry, which must be articulated with the required skills and abilities of the graduating, its obligatoriness, the syllabus and the workload, in order to provide a safe training Chemistry Historiography in the curriculum of the graduating.
Keywords: History of Chemistry; PPP; Teacher training.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
SILVA, ANA LÚCIA RODRIGUES DA. HISTÓRIA DA QUÍMICA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA: UMA ANÁLISE EM UNIVERSIDADES CEARENSES . 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1