Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO MUSEU DA CULTURA CEARENSE: FUNDAMENTOS, MÉTODOS, INSTRUMENTOS E PRÁTICAS

Autor(es):
OLIVEIRA, MARINA VIEIRA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o trabalho de formação de educadores museais realizado no Museu da Cultura Cearense. Tem por base documentos oficiais, depoimentos e práticas dos sujeitos envolvidos no processo. Parte do pressuposto que, para se compreender a educação museal, é necessário um olhar atento para os processos formativos dos mediadores e para as práticas cotidianas desses sujeitos. Como aporte teórico sobre Educação Museal, utilizamos Telles (1997), Pereira (2007), Braga (2017) e Cury (2013). Sobre Formação e Educação, utilizamos Freire (1996), Libâneo (1988) e Tardif (2014). Do ponto de vista da metodologia, a investigação caracteriza-se como pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso. A amostra foi composta por oito sujeitos: quatro educadores que atuavam no momento da realização do estudo e quatro ex-educadores. Analisamos a formação deles, considerando as experiências em andamento dos que se encontram em formação no MCC e dos que já concluíram e atuam como educadores em outros espaços culturais e educativos. Como achado, sinalizou-se, tanto nos que se encontram em formação, quanto nos egressos, a adoção de princípios de uma educação crítica, reflexiva, baseada no diálogo, fruto das aprendizagens em Educação Museal. Como fontes documentais, utilizamos os documentos oficiais do MCC, dentre os quais, o Plano Museológico do Memorial da Cultura Cearense, documento que exerce grande influência no planejamento dos trabalhos do Núcleo de Ações Educativas. Além dele, utilizamos orientações do Caderno da Política Nacional de Educação Museal, produzido pelo Instituto Brasileiro de Museus. Constatou-se que na busca da formação de seus educadores o MCC propõe diversas atividades, que são a seleção dos educadores, os encontros formativos e avaliativos mensais, a preparação das mediações de acordo com cada exposição, os encontros com curadoria e artistas que irão expor, os cursos de acessibilidade e outros temas relevantes ao Museu, além daquilo que o próprio Instituto Dragão do Mar e o seu entorno oferecem em termos de experiências culturais. Dessas estas destacam-se a partilha de experiências entre educadores maduros e os mais novos, as vivências cotidianas das mediações e o trabalho com o público diversificado que frequenta o museu. Como aspectos conclusivos podemos afirmar que a
8
formação dos educadores do MCC indica que o contexto formativo no qual estão inseridos e as nuances que o permeiam influenciam na estruturação educacional de uma formação voltada à especificidade da Educação Museal.
Palavras chave: Formação de Educadores. Educação Museal. Mediação

Abstract:
This dissertation has like research object the training of museum educators held at the Museum of Culture of Ceará, based on official documents, testimonies and practices of the individuals involved in the process. Part of the assumption is that in order to understand museum education, a careful look at the formative processes of the mediators and the daily practices of these subjects is necessary. As a theoretical contribution on Museology Education we use Telles (1997), Pereira (2007), Braga (2017) and Cury (2013) on Formation and Education we use authors like Freire (1996), Libâneo (1988), Tardif (2014). From the point of view of methodology, research is characterized as a qualitative research in the case study modality. The sample consisted of eight subjects: four educators working at the time of the study and four former educators. We analyze the training considering the ongoing experiences of those in training at the MCC, and those who have already completed training and currently act as educators in other cultural and educational spaces. As a result, the adoption of principles of a critical, reflexive education based on dialogue, as a result of the learning in Museology Education, was signaled both by those in formation and by the graduates. As documentary sources, we use the official documents of the MCC, involving the Memorial Museological Plan of the Ceará Culture, a document that exerts great influence in the planning of the works of the Center of Educational Actions, as well as guidelines of the National Policy Book of Museum Education, produced by the Brazilian Institute of Museums. The MCC proposes several activities, from the selection of educators to the monthly training and evaluation meetings, the preparation of mediations according to each exhibition, meetings with curators and artists that will exhibit, courses accessibility and other themes relevant to the Museum, in addition to what the Dragon Institute of the Sea itself and its surroundings offers in terms of cultural experiences. These influences include the sharing of experiences between mature educators and the youngest, the daily experiences of mediations and the work with the diverse public that attends the museum. As conclusive aspects we can say that the formation of the MCC educators indicate that: the formative context in which they are inserted and the nuances that permeate it influence in the
10
educational structuring of a formation focused on the specificity of the Museological Education.
Keywords: Educator training. Museum education. Mediation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
OLIVEIRA, MARINA VIEIRA DE. FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO MUSEU DA CULTURA CEARENSE: FUNDAMENTOS, MÉTODOS, INSTRUMENTOS E PRÁTICAS . 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1