Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR DEENFERMAGEM

Autor(es):
FERREIRA, GLAUCIRENE SIEBRA MOURA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
A estrutura organizativa do ensino superior no Brasil, desde os primórdios até os
dias atuais, favoreceu para este nível da docência a experiência profissional e o
conhecimento na respectiva área de atuação, sendo somente estes as exigências
para se tornar professor. Nesta perspectiva, este estudo teve como objetivo geral
compreender a percepção de docentes quanto à formação, aos saberes e às
práticas pedagógicas no ENSINO Superior da Enfermagem. É uma pesquisa
descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada no Instituto Superior
de Teologia Aplicada – INTA, no município de Sobral – CE. Os participantes da
investigação foram oito professores que compõem o Núcleo Docente Estruturante
(NDE) do curso de Enfermagem. A escolha desses participantes deu-se de forma
intencional; a coleta das informações foi realizada com grupo focal no mês de
dezembro de 2015, sendo essas posteriormente analisadas por análise temática e
interpretadas à luz da literatura. Os resultados levaram às categorias temáticas:
Perfil sociodemográfico e formação profissional; Articulação entre o exercício da
docência e os condicionantes institucionais das diretrizes nacionais e projeto
político-pedagógico; Intenção e necessidade nos caminhos da formação docente e o
papel da pós-graduação stricto sensu; Os saberes da experiência, “desafiadores” e
propiciadores da prática pedagógica inovadora; Estratégias didáticas utilizadas,
desafios, qualificações e proposições para inovação nas práticas pedagógicas.
Conclui-se que os participantes já conseguem fazer uma autocrítica de sua prática,
que seu saber é experiencial, forjado nas experiências cotidianas. A prática docente
se faz com algumas metodologias ativas, porém ainda predomina a forma
tradicional. Sentem necessidade de debater as DCNs do curso, porém, os docentes
as reconhecem no seu fazer diário e também no Projeto Político Pedagógico do
Curso. Reclamam das dificuldades de planejamento das ações docentes, em
decorrência da grande demanda burocrática. Necessitam de adequação dos
horários de trabalho para que possam planejar as aulas. Reclamam da falta de
educação permanente com qualificação para docência e de qualificação para as
aulas com metodologias ativas.
Palavras Chaves: Formação Docente; Saberes Pedagógicos; Práticas Docentes.

Abstract:
The organizational structure of higher education in Brazil since the early days to the
present day has favored for this level of teaching professional experience and
knowledge in their area of operations, which are the only requirements to become
teachers. In this perspective, this study aimed to understand the perception of
teachers as training, knowledge and pedagogical practices in higher nursing
education. This is a descriptive, exploratory study with a qualitative approach, held in
Applied Theology Institute - INTA in the city of Sobral - CE. Participants in the study
were eight teachers who make up the Structuring Teaching Center (NDE) of the
nursing course. The choice of these participants was given intentionally, the data
collection was carried out with focus group in December 2015, and later analyzed by
thematic analysis and interpreted in the light of the relevant literature. The results led
the thematic categories: socio-demographic profile and vocational training; The
relationship between the practice of teaching and institutional constraints of national
and political-pedagogical project guidelines; Desire and need in the ways of teacher
education and the role of strictly speaking graduate; The experience of knowledge,
"challenging" and enablers of innovative pedagogical practice; teaching strategies,
challenges, qualifications and proposals for innovation in teaching practices. In
conclusion, participants are already able to make a self-criticism of his practice, his
knowledge is an experiential forged know in everyday experiences . The teaching
practice is done with some active methods, but still dominates the traditional way .
They feel the need to discuss the DCNs course, but teachers recognize them in their
daily do and also at the Pedagogical Course Project. They complain of planning
difficulties of teaching actions, due to the large bureaucratic demand. Require
adjustment of working hours so that they can plan their lessons. They complain about
the lack of continuing education with qualification for teaching and qualification for
classes with active methodologies.
Key Words: Teacher Training; Pedagogical Knowledge; Teaching Practices.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FERREIRA, GLAUCIRENE SIEBRA MOURA. FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR DEENFERMAGEM. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1