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Repositório Institucional - UECE
Título:
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS NO ESTADO DO CEARÁ DA ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ

Autor(es):
TELES, FLORA MARIA CARNEIRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
As Políticas de Gestão de pessoas, no tocante à formação dos servidores públicos estaduais e municipais, toma destaque no Estado do Ceará, com a criação da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, em abril de 2009, por meio da Lei nº. 14335, abrindo o debate da formação, em especial dos gestores públicos que assumem o ato de liderar as organizações públicas, que nunca foi tão desafiador quanto nos dias atuais, cujo ambiente é complexo, voltado para resultados e com um acentuado aumento do controle social. A presente pesquisa tem como objeto de investigação a Implantação do Programa de Formação de Gestores Públicos no Estado do Ceará, desenvolvido pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, tendo como público alvo os ocupantes dos cargos de alta, média e básica gerência nos diversos órgãos, nas estruturas básica e intermediária na administração direta, fundacional e autárquica do Poder Executivo Estadual, tendo como marco temporal a segunda Gestão do Governador Cid Gomes 2011- 2014. Definiu-se como objetivo geral, compreender a implantação do programa de formação de gestores públicos na escola de Gestão Pública do Estado do Ceará. Os objetivos específicos delineados foram: descrever as políticas públicas relacionadas à formação dos servidores públicos; descrever a trajetória de implantação do programa de formação de gestores públicos da escola de gestão pública do Estado; analisar os dados da trajetória de implantação do programa de formação de gestores públicos no Estado do Ceará, na Escola de Gestão Pública, com base nas diretrizes da Política Estadual de Desenvolvimento de pessoas. Optou-se pela pesquisa descritiva, alicerçada em uma revisão bibliográfica e documental, que proporcionou a coleta de dados e informações sobre a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará e as legislações pertinentes ao desenvolvimento de pessoas no âmbito nacional e estadual. Entre os autores pesquisados estão: Amaral (2009), Gehringer (2008), Fiates (2007), França Filho (2008), Frigotto (1996), Kober (2004), Motta (2007), Meirelles (2002), Pacheco (2002), Ribeiro (2003) Souza (2003). Esta pesquisa servirá como espaço de discussões e reflexões sobre os questionamentos apresentados, cujas respostas poderão mostrar acertos e erros encontrados no decorrer do Curso de Formação de Gestores, o que contribuirá com o aprimoramento dos cursos e treinamentos a serem oferecidos aos futuros gestores cearenses.
Palavras-chave: Políticas de Desenvolvimento de Pessoas. Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará. Formação de Gestores Públicos.

Abstract:
The Management Policies of people in regard to the training of state and local public employees, takes prominence in the state of Ceará, with the creation of the Public Management School of Ceará, in April 2009, through the Law no. 14335, opening the debate on training, especially of public officials who take the act of leading public organizations, which has never been as challenging as today, whose environment is complex, geared to results and a sharp increase in social control. This research is research object the Public Managers Training Program Implementation in the state of Ceará, developed by the Public Management School of Ceará, targeting public the occupants of high office, medium and basic management in different Bodies, under the basic and intermediate structures in the direct administration, municipal and foundation of the State Executive Branch, with the timeframe the second governor Cid Gomes Management 2011- 2014. Was defined as a general objective, understanding the deployment managers training program public school in the State of Ceará Public Management. The outlined specific objectives were to describe the public policies related to training of civil servants; describe the deployment trajectory of the training program for public managers of public management school of the State; analyze data from the deployment trajectory of the training program for public officials in the state of Ceará, in the School of Public Management, based on the guidelines of the State Policy on Development of people. We opted for the descriptive study, based on a literature and document review, which provided data collection and information about the School of Public Management of Ceará and the relevant legislation to the development of people at the national and state levels. Among the authors studied are: Amaral (2009), Gehringer (2008), Fiates (2007), França Filho (2008), Frigotto (1996), Kober (2004), Motta (2007), Meirelles (2002), Pacheco (2002), Ribeiro (2003) Souza (2003). This research will serve as a space for discussion and reflection on the questions presented, the answers may show successes and errors encountered during the Training Course for Managers, which will contribute to the improvement of courses and training to be offered to future managers Ceará.
Keywords: People for Development Policy. School of Ceará State Public Management. Training of public managers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
TELES, FLORA MARIA CARNEIRO. IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS NO ESTADO DO CEARÁ DA ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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