O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA
PORTUGUESA ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA
TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
DOM ALOÍSIO LORSCHEIDER: UM DESAFIO PARA TODOS
Autor(es):
HOLANDA, BRUNA SONIR LÓSSIO VIEIRA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Esta pesquisa busca investigar o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino da língua portuguesa em sala de aula para alunos na terceira série do Ensino Médio e relacioná-las com o processo de ensino e aprendizagem, considerando alguns elementos que viabilizem o aprendizado. Também busca entender o que pode ser feito para melhorar esse processo, refletindo sobre como aprender melhor os conteúdos, interpretando as informações oferecidas através de um questionário e analisando os problemas apresentados. Este trabalho considera que através dos recursos tecnológicos disponíveis em sala de aula e os recursos que os alunos possuem, possam auxiliar o aprendizado da língua portuguesa. Foi realizado de forma exploratória, através do grupo focal, pois acreditamos que dessa forma conseguiríamos ouvir melhor o que o aluno pensa e deseja para os seus estudos durante o Ensino Médio. Tem como objetivos analisar o que alunos pensam sobre as aulas de Português, perceber a visão dos alunos sobre a utilização das Tecnologias Digitais e quais tipos de tecnologias disponíveis em sala de aula no Ensino Médio Público. A pesquisa nos levou a compreender como o uso das tecnologias digitais no ensino da língua materna pode melhorar a atratividade da aula e fazer com que os alunos melhorem o aprendizado. Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Ensino e Aprendizagem. Língua Portuguesa.
Abstract:
This research seeks to investigate the use of digital information and communication technologies in Portuguese language teaching in the classroom for students in the third grade of High School and relate them to the teaching and learning process, considering some elements that make learning possible. It also seeks to understand what can be done to improve this process, reflecting on how to better learn the contents, interpreting the information offered through a questionnaire and analyzing the problems presented. This work considers that through the technological resources available in the classroom and the resources that the students have, they can help the learning of the Portuguese language. It was carried out in an exploratory way, through the focus group, because we believe that in this way we would be able to hear better what the student thinks and wants for his studies during high school. It aims to analyze what students think about Portuguese classes, perceive the students' views on the use of Digital Technologies and what types of technologies available in the classroom in Public High School. Research has led us to understand how the use of digital technologies in mother tongue teaching can improve the attractiveness of the classroom and enable students to improve learning. Keywords: Digital Technologies. Teaching and learning. Portuguese language.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
HOLANDA, BRUNA SONIR LÓSSIO VIEIRA. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA
PORTUGUESA ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA
TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
DOM ALOÍSIO LORSCHEIDER: UM DESAFIO PARA TODOS. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1