(RE)VISÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, NA MODALIDADE À DISTÂNCIA NO MUNICÍPIO DE RUSSAS - CE
Autor(es):
MATOS, MARIA AMÉLIA REBOUÇAS DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
A Educação brasileira tem passado por muitas transformações nos últimos anos. A modalidade à distância que vem cada dia mais ganhando espaço dentro da educação, também se tem que levar em consideração a qualidade deste ensino, sendo que a mediação deve ser de interação entre o aluno, professor, conteúdo, conhecimento e autonomia dentro desse processo. O curso Física Licenciatura, modalidade a distância, da Universidade Federal do Ceará, teve início no segundo semestre de 2007 sendo oferecido, dentro da Universidade Aberta do Brasil. Existem muitos diagnósticos sobre os índices de evasão nos cursos presenciais, entretanto, ainda são poucos os estudos que investigam as raízes das causas desse fenômeno nos cursos na modalidade a distância. O presente trabalho, vem trazendo um breve histórico da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e a trajetória dessa realidade até Russas, mostrando o andamento do curso de Licenciatura em Física, nessa modalidade, bem como seus percursos até o presente momento. Mostrando uma visão ampla do andamento do curso, vantagens e dificuldades, o que poderá servir para melhoria do curso.
Palavras-chave: Licenciatura em Física. Ensino à Distância.
Abstract:
Brazilian education has undergone many transformations in recent years. The distance modality that is increasingly gaining space within education also has to take into account the quality of this teaching, and mediation should be about interaction between the student, teacher, content, knowledge and autonomy within this process. The Undergraduate Physics course, distance modality, from the Federal University of Ceará, began in the second half of 2007 and was offered within the Open University of Brazil. There are many diagnoses about avoidance rates in face-to-face courses, however, there are still few studies that investigate the roots of the causes of this phenomenon in distance courses. The present work, has been bringing a brief history of the Open University of Brazil (UAB), and the trajectory of this reality to Russas, showing the progress of the Licenciatura degree in Physics, in this modality, as well as its routes up to the present moment. Showing a broad view of course progress, advantages and difficulties, which may serve to improve the course.
Keywords: Teacher Education Undergraduate course in Physics
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
MATOS, MARIA AMÉLIA REBOUÇAS DE. (RE)VISÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, NA MODALIDADE À DISTÂNCIA NO MUNICÍPIO DE RUSSAS - CE. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1