Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE FORTALEZA

Autor(es):
SILVA, ROSEMEIRE PEDRO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente estudo teve como temática o papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada de professores na escola da rede estadual de Fortaleza. O seu objetivo principal foi analisar o processo de atuação do coordenador pedagógico diante da formação continuada de professores. Teve como aporte teórico o Coordenador Pedagógico e a formação de professores caracterizado por sua especificidade no âmbito da sua função enquanto parte da gestão escolar (PLACCO & SOUZA, 2011; CANARIO, 2008; CLEMENTI, 2003; GUIMARÃES & VILELLA, 2000). A metodologia foi baseada nos princípios da abordagem qualitativa. Por conta do interesse em compreender melhor o estudo em questão, decidiu-se pelo estudo de caso (GIL, 2002; LUDKE & ANDRÉ, 1986; YIN, 2010). Os sujeitos da pesquisa foram dois coordenadores pedagógicos e dez professores de uma escola pública da rede estadual de ensino de Fortaleza que funciona em tempo integral (diurno) e regular (noturno). Foram realizados momentos distintos na escola em que foram observados o cotidiano de trabalho dos coordenadores pedagógicos, no período de março a junho de 2018, e aplicação de questionários, de maneira individual, com os coordenadores e os docentes, tendo como ponto central, as suas percepções sobre o trabalho dos coordenadores e sua relação com as práticas pedagógicas dos professores; e foi observado também, o momento de reuniões para planejamento coletivo ou estudo de assuntos relacionados ao processo de ensino aprendizagem. Em relação à descrição dos dados analisados, foi identificado que o trabalho dos coordenadores pedagógicos, no percurso do dia-a-dia escolar, na instituição pesquisada, está pouco voltado para a formação dos professores. Tal percepção foi constatada com as observações realizadas no seu cotidiano, bem como nas respostas registradas pelos docentes a partir dos questionários. Contudo, isso não é um descaso por parte dos coordenadores, é na verdade, falta de tempo por conta de tantas demandas existentes na escola e, também a não disponibilidade de pessoal adequado para assumir funções que não são do coordenador pedagógico. Dessa maneira, considerando a relevância do trabalho desse profissional para a construção da qualidade da educação dos alunos, conclui-se que é de extrema urgência a necessidade de conferir um tempo maior e um apoio técnico para os coordenadores pedagógicos, já que uma de suas funções é a de formador de seus pares.
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Formação Continuada. Escola Estadual.

Abstract:
The present study had as its theme the role of the Pedagogical Coordinator in the continuing formation of teachers in the school of the state network of Fortaleza. Its main objective was to analyze the pedagogical coordinator's process in the face of continuing teacher training. The pedagogical coordinator and the training of teachers characterized by their specific role as part of the school management (PLACCO & SOUZA, 2011; CANARIO, 2008; CLEMENTI, 2003; GUIMARÃES & VILELLA, 2000) had as theoretical contribution. The methodology was based on the principles of the qualitative approach. Because of the interest in better understanding the study in question, it was decided by the case study (GIL, 2002; LUDKE & ANDRÉ, 1986; YIN, 2010). The subjects of the research were two pedagogical coordinators and ten teachers of a public school of the state education network of Fortaleza that works full time (daytime) and regular (night). There were different moments at the school where the pedagogical coordinators' daily work was observed, from March to June 2018, and individual questionnaires were applied with the coordinators and the teachers. perceptions about the work of the coordinators and their relation with the pedagogical practices of the teachers; and it was also observed, the moment of meetings for collective planning or study of subjects related to the process of teaching learning. Regarding the description of the analyzed data, it was identified that the work of the pedagogical coordinators, in the day-to-day course of the school, in the studied institution, is little focused on teacher training. This perception was verified with the observations made in their daily life, as well as in the answers recorded by the teachers from the questionnaires. However, this is not a disregard on the part of the coordinators, it is in fact lack of time due to the many demands that exist in the school and also the lack of adequate staff to assume functions that are not of the pedagogical coordinator. Considering the relevance of the work of this professional to the construction of the quality of the education of the students, it is concluded that it is of extreme urgency the need to give a greater time and a technical support to the pedagogical coordinators, since one of its functions is that of trainer of his peers.
Keywords: Pedagogical Coordinator. Continuing Education. Public school.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, ROSEMEIRE PEDRO DA. O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE FORTALEZA . 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1